“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 177

Paulo cria esquema para deixar Mia e Afonso a sós

Renata embebeda Matias e rouba-lhe as chaves de casa

Nuno vai a Rio Meandro avisar Zeca sobre Renata

Afonso acaba de chegar a casa, está emocionalmente cansado, depois do susto que apanhou com Mia. Afonso pede-lhe desculpa pois esqueceu-se do almoço, mas Alice já sabe que Mia teve um acidente, Matias disse-lhe. Ainda assim, Alice convida Afonso para lanchar, mas este diz-lhe que precisa de sossego e sai para dentro.

Paulo entra com a filha em casa e avisa-a que vai ficar com ela até que se sinta bem. Mia está debilitada e com algumas dores, devido às costelas partidas. Paulo insiste em ligar a Mónica e Mia acaba por contar ao pai que a mãe foi para a Suíça atrás da enteada de Renata, não pode largar tudo agora.

Dulce está de saída, acabou o seu turno. Zé avisa-a que chegou um email do laboratório que confirma que o capuz que a sargente enviou para análise tinha ADN de Henrique. Dulce comenta que fica apenas por confirmar que Henrique também não esteve por trás da chantagem a Rui. Neste momento, Rui entra no posto e Zé, visivelmente incomodado, sai pra jantar. Rui pergunta a Dulce se gostou do seu pedido de desculpas e fica surpreso quando Dulce lhe diz que não viu nenhum ramo de flores.

Xana vai até casa e testa Isabel para garantir que não foi mesmo ela que ofereceu o ramo de flores a Neca. Isabel fica confusa com aquela conversa e pede-lhe que se vá embora antes que Neca chegue e fique chateado de a ver ali. Nem de propósito, Neca chega nesse momento e ignora Xana por completo. Neca pergunta a isabel se quer jantar e dirige-se à cozinha sob o olhar furioso de Xana, que acaba por sair.

No turismo, Miguel e Simão aguardam por Rita. Bernardo agradece a Miguel pela boleia para o concerto e comenta que Adelaide canta muito melhor que a filha, enquanto Miguel e Simão o olham entre o espanto e a incredulidade. Miguel comenta com Simão que podia convidar a mãe pois sempre tinha mais uma pessoa na plateia, mas Simão diz logo que preferia cantar para uma planta, encerrando a conversa por ali.

Rita acaba de se maquilhar, ouve música alta, está entusiasmada com o concerto. Renata bate-lhe à porta e pede que baixe o volume quando Rita lhe diz, depois de se desculpar, que está a aproveitar ter o quarto só para si. Renata pergunta-lhe por Luísa e Rita conta que a irmã foi de viagem para a Tailândia.

Tó e Afonso foram ver como Mia se sentia. Esta diz que está a recuperar mas que, e certa forma, se sente culpada pela morte de Henrique. Tó, de repente, diz que tem de se ir embora, mas Afonso não acusa o toque e diz que vai também. Tó goza com ele por não ter aproveitado a oportunidade e ter ficado mais um pouco a sós com Mia.

Paulo fala com Constança ao telemóvel, enquanto prepara um chá e umas torradas, e pede-lhe que não comente com Mónica nada sobre o acidente de Mia. Quando vê Tó e Afonso a sair, Paulo tem uma ideia e finge que Constança está com um problema no fogão do turismo, como desculpa para pedir a Afonso que fique com Mia, enquanto ele vai resolver a situação. Afonso acaba por ficar, mas recebe uma chamada de Alice a convidá-lo para jantar. Afonso diz a verdade e Alice, enciumada, desliga a chamada desejando as rápidas melhoras de Mia.

Isabel escolhe um filme quando Neca traz pipocas e se senta ao seu lado. Tó tenta conversar, mas os dois pedem-lhe que se cale. Batem à porta, é Armanda que procura por Tó.

Tó e Armanda já estão na oficina e esta está curiosa para saber o que se passa entre Neca e Isabel para estarem tão coladinhos no sofá. Tó desvia o assunto e pergunta-lhe o que foi ali fazer. Armanda, sem hesitações, beija-o com paixão e os dois envolvem-se, matando todas as saudades que sentiam.

Afonso vai ver de Mia quando dá com esta adormecida. Afonso olha-a apaixonado enquanto a aconchega e lhe faz uma festa carinhosa. Afonso sente o telemóvel a vibrar, tira-o do bolso, e lê a SMS que acabou de receber.

Paulo comenta com Constança que fez de propósito para aproximar Mia e Afonso. Constança não acha boa ideia que se meta na vida amorosa da filha, mas Paulo diz-lhe que aqueles dois só precisam mesmo de um empurrão. Renata escuta a conversa e sai, sem ser vista.

Matias abre a porta a Renata, está surpreendido com a sua visita. Renata diz que comprou um licor a pensar nele e decidiu aparecer para fazerem um brinde. Matias fica satisfeito com a visita e Renata tenta perceber se Afonso vai dormir em casa, quando Matias lhe diz que não o neto não deve aparecer pois está com Mia. Renata faz conversa e vai enchendo o copo de Matias com licor. Matias está cada vez mais sonolento.

Zeca está no bar e, enquanto bebe a sua cerveja, pergunta a Dieter se não precisa de alguém para trabalhar. Dieter nega e Zeca desabafa que é muito difícil arranjar trabalho quando se é um ex-presidiário, diz que correu todos os estabelecimentos da aldeia velha e que ninguém precisa de um empregado.

Matias adormece finalmente. Renata, sem fazer barulho, rouba-lhe as chaves de casa e só depois o acorda para que vá para o quarto. Matias insiste em levá-la à porta, mas Renata diz-lhe que sabe o caminho e que vai sozinha. Renata sai, batendo com a porta.

Zeca está de saída, agradece a Dieter as cervejas e os conselhos. Nuno está a caminho do bar, Zeca não percebe eu é ele e avisa-o que o bar já está fechado. Nuno agarra-o e diz-lhe que vão falar para outro sítio. Zeca percebe finalmente que é ele e sente-se encurralado.

Renata põe a chave à porta e entra, em casa dos Guerreiro, sorrateiramente.

Alice come um gelado, deprimida. Bernardo vai ter com ela e mostra-lhe o tabuleiro de Ouija mas Alice responde que não está com cabeça para jogos. Bernardo explica-lhe que é com aquilo que vão descobri o resto da fortuna. Alice olha-o desconfiada.

Renata traz um tabuleiro com um bule e duas chávenas, que pousa em cima da mesa da sala. De seguida, pega na garrafa de licor que ofereceu a Matias e substitui por uma nova, por abrir. Renata senta-se no sofá, com uma manta sobre as pernas, e prepara-se para dormir ali.

Miguel e Simão chegam a casa. Simão não contém o entusiasmo com o concerto e agradece a Miguel por ter ido, gostou muito de o ter lá. Orlando grita, num sonho agitado, quando Miguel o acorda. O padre lembra-se que não trancou a capela e sai apressado.

Nuno percebe que a capela está aberta e puxa Zeca pois ali podem falar com mais calma. Nuno aconselha-o a ir embora de Rio Meandro e a manter-se longe de Renata pois, mais tarde ou mais cedo, vai correr mal. Nuno vira costas depois de reforçar que Renata é perigosa e que Zeca não devia meter-se com ela. Orlando, quem vem para fechar a capela, dá com Zeca e expulsa-o. Quando olha para o altar, volta a ver a figura da sereia. No desespero de Orlando.