“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 172 (19 a 25 de dezembro)

Orlando pede ajuda a Eugénio para voltar a dar a missa

Renata manipula Matias e ele fica do seu lado

Henrique assalta a casa de Mia para descobrir alguma prova da presença de Nuno 

Orlando desabafa com Eugénio sobre os sonhos com a sereia, contanto que são cada vez mais frequentes. Está desesperado e parece-lhe que a sua salvação é voltar a celebrar a missa para se reaproximar de Deus. Orlando pede ajuda a Eugénio para voltar a dar a missa, suplica que vá com ele pois acredita que é a única forma que tem para se curar. Eugénio fica reticente.

Rita vai ter com Simão e pede-lhe desculpa por o ter forçado a falar com Isabel. Explica que estava a fazer pelo melhor, mas não quer pressioná-lo. Rita conta a Simão que receberam um convite para dar um concerto mas Simão diz-lhe que só vai se Adelaide voltar para a banda. Rita fica frustrada.

Nuno fica maravilhado com o pequeno almoço que Luísa lhe prepara. Luísa está encantada por poderem estar juntos sem a ameaça de Renata e agradece-lhe por estar a viver escondido por causa dela. Nuno come a granola e começa a ficar assustado quando pensa que Luísa pôs nozes pois é alérgico. Luísa fica em pânico, mas Mia afirma que só tinha cajus na cozinha. As duas riem enquanto dizem a Nuno para relaxar e cortar no drama.

Rui e Afonso estão com Matias e mostram-lhe os documentos que roubaram do quarto de Renata, com o levantamento dos bens. Rui e Afonso pedem-lhe que não acredite em Renata pois, caso ela não quisesse nada dele, não teria feito todo aquele trabalho. Renata entra, de repente, com os olhos marejados de lágrimas. Matias diz-lhes que Renata ali foi para falar com ele exatamente sobre aquela questão. Rui e Afonso estão em choque.

Helena bebe café com Amélia enquanto lhe conta acerca dos documentos que Renata guardava no seu quarto. Amélia começa a ficar desconfiada e Helena diz-lhe que Rui e Afonso foram mostrar os papéis a Matias, para lhe tentarem abrir os olhos, e que estava na altura de ela também começar a pensar com mais clareza em relação a Renata.

Renata tenta manipular a situação a seu favor enquanto Rui e Afonso insistem com matias para que veja os papéis e não acredite no que ela lhe diz. Matias está irredutível, comprou a mentira de Renata, que lhe contou que fez um levantamento dos bens de todos os habitantes a quem tinha de pagar uma indemnização. Rui, com os nervos em franja, desiste da conversa e sai furioso.

Amélia comenta com Helena que Afonso a vai levar ao cemitério, enquanto come o seu croquete. Helene esqueceu-se completamente que era o dia de anos da avó e comenta com a mãe que também se esqueceu do jantar com Paulo e que lhe mentiu relativamente ao que esteve a fazer. Amélia comente que, às vezes, mais vale uma mentira útil do que uma verdade dolorosa. Adelaide avisa Tosso que devem estar novamente a ficar sem água pois já não tem grande pressão.

Alice tenta que Afonso lhe conte o que se passa com Renata e que assuntos são aqueles que geram tanta discussão na família. Afonso diz-lhe que prefere não partilhar, pois são assuntos pessoais, mas Alice viu-o a entrar no quarto de Renata e sabe que foi para roubar uns documentos pois ouviu-a a queixar-se na receção do Turismo.

Renata diz a Henrique que a conduta da água ainda não é para arranjar e que lhe ligou pois tem um trabalho para lhe propor.

Mia está ao telemóvel com Paulo quando Nuno aparece com um café. Falam sobre a audiência de Rui e Mia desabafa que gostava muito que este fosse ilibado. De repente, o telefone fixo toca, mas ninguém fala. Mia adverte Nuno para não atender nenhuma chamada pois, para todos os efeitos, ele não vive ali.

Zé comenta com Dulce que está a pensar pedir ajuda a Miguel para conseguir aproximar-se de Simão. Dulce aconselha-o a ir com calma e Adelaide, que estava a ouvir a conversa, diz-lhe que Simão é um rapaz de ideias fixas e que o melhor a fazer é respeitar os seus tempos. Rui entra, vem ter com Helena, mas fica constrangido ao ver Dulce. Os dois cumprimentam-se e Dulce e Zé saem. Helena fica incrédula quando Rui lhe conta o esquema que Renata armou para, mais uma vez, enganar Matias. Rui está furioso pois o pai está cada vez mais convencido que Renata é uma pessoa com boas intenções.

Eugénio ajuda Orlando a preparar-se para dar a missa, o padre está muito nervoso e pergunta se a igreja está cheia. Isabel vem ter com Orlando, quer saber como é que ele está e como correm as coisas lá por casa. Eugénio avisa que está tudo pronto e o padre inicia a missa.

Armanda fala ao telemóvel com Amélia tentando redimir-se ainda para mais, quando percebe que a patroa teve de fechar o salão para ir ao cemitério por uma flor na campa da mãe. Tó Calhau aproxima-se dela e começa a insinuar que inventou que estava com companhia. Armanda fica despeitada e inventa uma grande história dizendo que o seu amigo foi a uma entrega de prémios de pesca. Mary acaba por convidá-la para se juntar a eles, na esplanada, e Armanda aproveita logo a oportunidade e até pede uma cataplana de marisco.

A missa decorre e Orlando, algo atrapalhado, suja-se de vinho. Eugénio pede-lhe que vá com calma pois está tudo a correr bem mas, na altura da comunhão, Orlando percebe que só Amélia e Isabel é que foram à missa. O padre fica desolado e termina a homilia. Afonso chega para vir buscar a avó e fica tenso ao ver o anel que a avó tem no dedo. Amélia explica-lhe que era um anel da sua mãe e que usa sempre que vai ao cemitério vê-la. Na perplexidade de Afonso.

Constança pergunta a Mia por Luísa, quer saber se a filha dormiu mesmo em sua casa pois agora ela já não partilha nada com os pais. Mia confirma e Constança insinua que Luísa tem um novo namorado, mas Mia corta a conversa e diz-lhe que não há ninguém. Eugénio e Orlando chegam ao bar e pedem dois chás. Orlando está desolado e Eugénio tenta acalmá-lo dizendo que a missa não correu assim tão mal como ele pensa. Mia vê Orlando e pergunta-lhe como está e se as sessões com Helena estão a fazer efeito. Orlando nega ter estado com a médica e Mia regista a informação.

Zé vai a casa de Miguel e pede-lhe para falarem. Simão sai do quarto, nesse momento, e os três ficam a olhar-se em grande tensão.

Nuno relaxa no sofá quando o telefone fixo volta a tocar. Nuno não atende, mas fica sob alerta. De repente tocam à campainha e, de seguida, forçam a porta.

Afonso está no escritório a olhar para o colar e percebe que a pedra do anel da avó é igual. Alice entra, de repente, e Afonso apressa-se a esconder o colar no bolso das calças. Alice conta-lhe que Matias está furioso com ele e com Rui e que lhe disse que nunca mais lhes dirige a palavra. Afonso desvaloriza dizendo que Matias está com a cabeça quente e a dizer coisas sem pensar. Quando vai para sair, Alice pergunta-lhe se arranjou um comprador para o colar da sua avó. Afonso é apanhado de surpresa e Alice diz-lhe que tem o colar a cair do bolso das calças. Ficamos na tensão de Afonso.

Henrique consegue entrar em casa de Mia e começa a procurar uma pista da presença de Nuno. Nuno, escondido no quarto, está paralisado e não sabe o que fazer. Henrique encontra a carteira de Nuno e, quando vai para sair, dá de caras com Mia. Este arrasta-a para dentro de casa, mas Mia consegue soltar-se e acerta-lhe com um vaso na cabeça. Nuno vem ver de Mia, esta diz que está bem e, quando tira o capuz ao assaltante, percebe que é Henrique. Nuno e Mia ficam incrédulos.