“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 171 (19 a 25 de dezembro)

Renata quer saber como poderá ficar tutora dos bens do pai

Helena, Rui e Afonso roubam documentos de Renata

Simão regressa a casa e é recebido por Miguel e por Xana mas o ambiente rapidamente se altera quando Xana conta a Simão que Isabel está a viver na sua casa com Neca e Zé. O jovem fica incrédulo e sai para o quarto dizendo que perdeu o apetite.

Neca e Zé estão sentados à mesa enquanto Isabel, que recolhe a loiça, vai discutindo com Zé. Zé tenta não entrar na discussão mas, perante as acusações de Isabel, não resiste em dizer-lhe que a maior culpada daquela situação é ela pois estava casada e traiu o marido. Neca perde a cabeça com o irmão, pela forma como fala com Isabel, e ordena-lhe que trate ele da loiça e limpe a cozinha. Zé está incrédulo com a atitude do irmão, mas Neca não desarma e relembra-o que a casa é sua e por isso quem manda é ele.

Tó está à beira-mar quando esbarra em Armanda. Esta finge-se surpreendida por encontrá-lo ali e apressa-se a dizer que foi passar o dia com um amigo. Tó quer saber quem é o amigo mas Armanda disfarça. Mary chega com os gelados e chama Tó. Esta acaba por voltar para a toalha sem tirar os olhos de Armanda.

Afonso regressa a casa, depois de um dia de trabalho, e comenta com Alice o que se passou na oficina. Alice mete-se com ele, falando de Mia, e Afonso corta logo a conversa e frisa que Mia foi apenas entregar-lhe uma coisa para dar a Rui. Matias chega e Alice chama-o à atenção por causa dos bicos do fogão, que ficaram ligados. Matias não se lembra de ter deixado o fogão ligado e refere que Renata esteve lá em casa. Afonso e Alice ficam desconfiados sobretudo quando Matias diz que Renata insistiu para que fosse, com ela, ver os terrenos da cooperativa.

Em chamada com o advogado, Renata diz que pretende ficar a gerir os bens do pai, enquanto este for vivo. Afirma que esteve a investigar e, caso o pai fique senil, ela poderá ser eleita tutora dos bens até porque, apesar de ter um irmão, este não é confiável e tem problemas com a justiça. O advogado fica de investigar quais os tramites legais para tal procedimento.

Paulo prepara o jantar surpresa para Helena quando é surpreendido por Mia. A filha traz-lhe a garrafa de vinho que ele se esqueceu e umas flores para decorar a mesa. Paulo fica agradecido e Mia diz ao pai que gosta de o ver feliz.

Na tasca, Afonso conta a Rui e Helena a situação do gás e explica que Renata esteve lá em casa, com Matias, e que insistiu para que ele saísse com ela, para ir ver os terrenos. Rui quer mostrar a Matias os documentos que Dulce encontrou no quarto de Renata, com o levantamento dos seus bens. Helena acha que Afonso e Rui têm de aceitar que Renata também será herdeira de Matias, pois tem esse direito. O medo de Rui e de Afonso é que Renata tenha intenções de fazer mal a Matias.

Isabel acaba de ligar para Renata e combinar encontro no turismo. A médica olha para Afonso e Rui, sem saber o que fazer. Ambos lhe pedem que invente uma conversa, que “prenda” Renata de alguma forma, e que lhe dê algo que a faça dormir a noite toda. Isabel está nervosa, mas não consegue dizer que não ao pedido de ajuda de Rui e Afonso.

Já no turismo, Isabel conversa com Renata e expressa a sua preocupação com a saúde de Matias. Diz-lhe que o ex sogro anda muito nervoso pois Renata e Rui passam o tempo a discutir. Renata não consegue perceber o objetivo daquela conversa e está mais preocupada em observar as movimentações de Luísa. Isabel, num ato ensaiado, derrama a bebida para cima de Renata e esta vai à casa de banho limpar a roupa, quando Isabel aproveita para lhe deitar algo na bebida. De regresso, quando se cruza com Constança, Renata pergunta-lhe por Luísa e onde foi àquelas horas. Constança desvia a pergunta, mas Renata fica intrigada.

No bar, Afonso e Rui aguardam ansiosamente por notícias de Helena. Dieter comenta que Helena, naquele momento, deve estar a deliciar-se com o jantar que Paulo lhe preparou. Helena envia uma SMS a Afonso no momento em que Dulce entra, para jantar. Afonso pressiona o pai para irem embora, mas Rui ainda vai até à mesa de Dulce e diz-lhe que têm de combinar um jantar. Saem os dois pois sabem que o tempo já está a contar.

Luísa está com Nuno e comenta que é melhor voltar para o Turismo pois Constança avisou-a que Renata a viu a sair e começou a fazer perguntas. Nuno tenta acalmá-la dizendo que Renata até pode desconfiar que ele voltou, mas não tem a certeza por isso eles só têm de ser cautelosos. Nuno beija Luísa com paixão, aproveitando o tempo que tem com ela.

Simão faz ovos para todos. Xana reclama que não têm sal, enquanto Miguel é exagerado nos elogios e na forma como trata o filho. Simão pede-lhe que o trate normalmente, como antes, em vez de estar a endeusá-lo, de forma exagerada. Xana tenta meter conversa com Orlando, falando do sonho deste com a sereia, e Orlando corta a conversa e abandona a mesa, dizendo que perdeu o apetite.

Zé pousa uma travessa de ovos com salsichas em cima da mesa. Neca reclama e diz-lhe que se podia ter esforçado pois nem um acompanhamento fez. Zé discute com o irmão e diz que não é dona de casa e, caso queira melhor, pode ele ir para a cozinha. Neca relembra o irmão da última conversa que tiveram, diz-lhe que agora é um novo homem e que já não se vai deixar humilhar, por isso quem vai tratar da casa é ele. Zé, bastante irritado, diz que não está para o ouvir e sai para ir comer fora.

No turismo, Rui já está no quarto de Renata e certifica-se de que esta está mesmo a dormir enquanto procura pelos documentos com o levantamento dos bens do pai. Afonso, que está de vigia à porta, ouve passos na sua direção e apressa-se a entrar para o quarto de Renata, por forma a não ser visto, mas Alice ainda consegue perceber que é ele.

Alice começa a chamar por Afonso e rui ordena-lhe que a mande calar. Renata começa a mexer-se, movida pelo barulho. Está na iminência de acordar.

Helena olha tensa para o relógio e para o corredor dos quartos, ansiando ver Rui e Afonso. Paulo liga-lhe, ela ainda hesita, mas acaba por não atender e guardar o telemóvel.

Renata acorda, com os gritos de Alice, e vai até à porta. Alice fica confusa, quando não vê Afonso e tenta disfarçar, dizendo que se enganou no quarto.

Constança vai até ao quarto da filha e pergunta-lhe porque está triste. Rita explica à mãe que Simão ficou ofendido com ela por ter ajudado Isabel a encontrar-se com ele e a tentar fazer as pazes. Constança tenta explicar-lhe que Simão está a passar por uma fase complicada e só precisa do seu carinho e da sua compreensão. Rita ignora o conselho da mãe e volta a colocar os fones.

Xana tenta meter conversa com Simão mas este despacha-a e segue para o seu quarto. Xana decide ligar a Isabel para saber como está a correr a sua estadia e se Neca pergunta por dela.

Neca ensina Isabel a fazer crochet quando Xana liga. Isabel atende e fica a saber que Simão voltou para casa. A amiga pede-lhe que coloque a chamada em alta voz e, em tom de provocação, fala do sonho que Orlando teve com a sereia. Neca fica incomodado e vai-se embora.

Paulo fala ao telemóvel com Mia, está preocupado porque Isabel ainda não apareceu. Isabel entra, nesse momento, e diz que os exercícios com Orlando se prolongaram e por isso é que se atrasou. Paulo fica desiludido e magoado e decide ir deitar-se.

Renata está de cabeça perdida a discutir com Constança e Bernardo dizendo que alguém entrou no seu quarto e lhe roubou documentos importantes. Alice, que passa nesse momento, concluí que só pode ter sido Afonso, mas nada diz. Renata confronta Alice, mas esta diz-lhe que nem sequer passou da porta por isso seria impossível ter roubado alguma coisa. Constança refere que Luísa não dormiu em casa e Renata regista a informação. Bernardo aconselha Renata a guardar os seus bens de valor no cofre enquanto Constança lhe diz para ir à guarda fazer queixa.