“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 170 (19 a 25 de dezembro)

Amélia despede Armanda.

Renata tenta pegar fogo à casa dos Guerreiro.

Mia entrega a Afonso a pen com os áudios que Renata manipolou para incriminar Rui 

Armanda está furiosa a tenta ligar para Tó Calhau, que não atende. No meio das tentativas de chamadas falhadas, vais misturando as tintas para pintar o cabelo a Raquel, sem grande atenção. Tó lá atende e Armanda grita com ele dizendo que bem podia estar a morrer que ele não queria saber. Fica desconfiada que ele está com Mary. Raquel pede a Armanda que repita a mistura das tintas antes que dê asneira. Armanda, de cabeça perdida, deixa Raquel sozinha e vai ao café dizendo que a Dona Amélia, quando chegar, termina o serviço.

Na loja, Amélia conversa com Mia sobre o que andam a dizer a seu respeito e demonstra preocupação. Dieter vem pedir um chá para a avó de Raquel pois a senhora recusa-se a ser atendida por Mia. Mia vai até ela e confronta-a dizendo que ou vem quando a neta estiver a trabalhar ou então vai-se embora, pois clientes não lhes faltam.

Afonso vai ter com Alice ao turismo e esta, a muito custo, lá lhe abre a porta. Alice diz-lhe que não será segunda escolha de ninguém e pergunta-lhe qual é o assunto mal resolvido entre eles os dois. Afonso explica-lhe, mas diz que preferia terminar o assunto que deixaram pendente na noite anterior. Alice deixa-se ir no beijo enquanto Afonso a pega ao colo e a deita na cama.

Na Tasca, todos falam sobre a situação de Renata e Matias. Miguel comenta com Rui que acha muito bem que Matias tenha assumido as suas responsabilidades enquanto Tosso aproveita para lhe perguntar se pensa pedir as pensões em atraso a Zé, por causa de Simão. Rui recebe, entretanto, uma chamada do advogado a dizer que a audiência de recurso foi marcada e partilha a informação com Helena.

Helena, Paulo e Mia falam sobre a audiência em tribunal. Mia diz que se sentiria muito aliviada se Rui conseguisse provar que as conversas telefónicas foram manipuladas por Renata. Paulo diz à filha que não tem de se sentir culpada pois não fez nada de errado e Rui é culpado, até prova em contrário. Mia adverte o pai que Rui não é culpado, Helena diz-lhe o mesmo, mas Paulo não consegue acreditar cegamente nele. Todos anseiam conseguir, de uma vez por todas, derrotar Renata.

Raquel continua a aguardar que Armanda regresse da bica quando Xana e Isabel entram no cabeleireiro e se põem à conversa. Raquel pergunta-lhes, já desesperada, se viram Armanda mas as duas negam. Isabel conta a Xana da conversa que teve com Simão e Xana tenta sacar informações relativamente à sua estadia lá em casa. Amélia apressa-se a tirar as pratas do cabelo de Raquel enquanto liga para Armanda, que tem o telemóvel desligado.

Renata vai ter com Matias a casa dos Guerreiro e fala-lhe sobre a audiência de Rui. Renata tenta dissimular o que sente e diz que até preferia que Rui ganhasse pois podia ser que se sentisse mais apaziguado. Matias fica orgulhoso da filha e diz-lhe que quanto melhor a conhece, mais orgulho tem nela.

No Turismo, Afonso e Alice tomam o pequeno-almoço. Bernardo interrompe-os e pergunta se vão fazer queixa por causa da tentativa de roubo do colar. Alice e Afonso começam a insinuar a envolvência de Bernardo e este, em própria defesa, acusa também Alice tentando mostrar que não teve nada a ver com o sucedido.

Nuno entrega a pen com os áudios originais e Mia, sob o olhar receoso de Luísa. Mia vai entregar a pen a Afonso para que este a faça chegar, o quanto antes, ao advogado de Rui. Luísa acha que estão a arriscar demasiado, mas Nuno diz-lhe que têm apenas de ser cautelosos.

Ainda em casa dos Guerreiro, Matias entrega um chá a Renata e esta diz que ele se enganou e que lhe tinha pedido café. Matias apressa-se a ir tirar o café quando Renata lhe pede para usar a casa de banho. Renata segue em direção à cozinha, garantindo que não está a ser vista, aproxima-se do fogão e liga dois bicos de gás.

Amélia continua a trabalhar sozinha e com dificuldade em dar conta do recado. Tenta terminar de arranjar o cabelo a Raquel, enquanto Xana reclama que lhe falta a segunda camada de verniz nas unhas. Amélia tenta pedir ajuda a Isabel, mas esta diz-lhe que não tem jeito nenhum para manicure. Raquel vai-se embora, de cabelo molhado, e Amélia deixa uma mensagem de voz a Armanda a despedi-la.

Renata e Matias acabam as suas bebidas e Renata convida-o a ir consigo ver os terrenos que arranjou para a cooperativa. Matias, a princípio, não quer, pois, tem alguns assuntos pendentes para resolver, mas Renata insiste e este acaba por aceder ao convite.

Paulo acaba de entrar na loja e comenta com Dieter que passou na peixaria para comprar vieiras e fazer um jantar surpresa a Helena. Dieter admira o gesto do amigo e comenta que também gostava de ajudar Lara a resolver o problema familiar em que se encontra. Raquel entra, nesse momento, furiosa pelo tempo que perdeu no cabeleireiro.

Lara e Miguel estão no turismo com Simão. Lara interroga o irmão e este fica irritado dizendo que parece a mãe. Miguel pede a Simão para voltar para casa e conta-lhe que Isabel já não vive lá. Simão fica pensativo.

Alice acaba de entrar em casa dos Guerreiro, pronta para começar a trabalhar, quando Mia toca à campainha e pede para falar com Afonso. Alice provoca-a, mas Mia interrompe a conversa dizendo que lhe cheira a gás. Chegam à cozinha, Mia vai para ligar a luz, mas Alice grita-lhe que não pois qualquer faísca pode pegar fogo à casa. Alice vai ver de Matias enquanto diz a Mia que Afonso foi trabalhar para a oficina.

Tó fala ao telemóvel com Afonso e diz-lhe que, já que a mota ainda está a ser arranjada, aproveitou para ir até à praia com a Mary pois ela é boa onda e boa massagista. De repente, Tó parece avistar Armanda na praia e pergunta a Mary se não lhe parece ela. Mary nega, com ar de desdém, e pede a Tó que lhe espalhe protetor nas pernas, mas Tó não consegue deixar de olhar para a mulher de chapéu.

Mia vai ao encontro de Afonso e detém-se, por instantes, a observá-lo. Afonso dá pela sua presença e os dois começam a picar-se em relação a Alice. Terminadas as observações menos simpáticas, Mia entrega a Afonso a pen com os áudios que Renata manipulou para acusar Rui e diz-lhe que espera que finalmente a consiga perdoar por ter acusado o seu pai pois o objetivo dela nunca foi prejudicar a sua família. Mia sai sob o olhar ainda surpreso de Afonso.

Rui já está com Afonso a ouvir os áudios da pen enquanto pergunta ao filho quem é que lha deu. Afonso mente e diz que deixaram lá em casa. Rui não sabe se será suficiente para provar a sua inocência, mas agradece ao anjo da guarda que está a tentar ajudá-lo.

Renata e Eugénio conversam, enquanto terminam o seu café. Renata diz a Eugénio que não quer o dinheiro de Matias, mas Eugénio reage com estranheza pois é a única forma que ela tem de prejudicar Rui. Renata diz que, como boa católica, está a exercitar o perdão. Eugénio fica desconfiado das intenções de Renata, mas a conversa é interrompida por Orlando. Renata sai e Orlando desabafa com Eugénio contanto que teve um sonho com a sereia e que tem duas certezas- que a sereia existe e que não é Xana. Orlando aconselha-o a seguir o seu coração pois este dar-lhe-á as respostas que procura.