“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 166

Armanda descobre que Renata é filha de Matias.

Orlando viu a sereia.

Nuno regressa a Rio Meandro.

No cabeleireiro, Helena espera pela mãe enquanto ouve Armanda queixar-se de Mary dizendo que esta aproveitou da falta de água para meter homens no seu quarto. Helena aproveita o café que Armanda lhe oferece para usufruir de 5 minutos de silêncio quando Amélia e Matias chegam, sem se aperceberem onde está Armanda, e terminam a conversa sobre Renata precisar de tempo para digerir o facto de ser filha de Matias. Armanda, que ouve tudo, não sustém o choque e desata a fazer uma série de perguntas e comentários de mau gosto que deixam Amélia e Helena bastante furiosas. Armanda remata dizendo a Amélia que não precisa de ter ciúmes pois Clara já está lá no céu, e não fará sombra à sua paixoneta por Matias.

Miguel está bastante comovido ao ver Isabel, de malas feitas, pronta para sair de casa. Isabel, visivelmente abalada, diz que não o quer deixar mas que lhe parece a decisão mais acertada. Mal bate a porta, Miguel desaba num choro incontrolável. Passado poucos instantes, Xana bate à porta e pergunta por Isabel. Sem que Miguel tenha tempo para explicar seja o que for, Xana entra, de malas e bagagens, e agarra-se a ele muito chorosa.

Em casa dos Pinho, Isabel procura por Xana quando Neca lhe diz que esta já não vive ali. Isabel, sentindo-se perdida, acaba por confessar que arruinou a sua família quando a sua única intenção era proteger o marido e os filhos. Neca não está a entender a conversa de Isabel, até esta lhe confessar que Zé é o pai de Simão.

Mary está a entrar na oficina quando ouve um telefonema de Tó com um amigo que lhe pede ajuda. Tó acede em ir até Sines, para safar o amigo, e Mary prontamente se oferece para ir com ele.

Afonso foi buscar o pai ao hospital. Rui, casmurro, não quer ir para casa e diz que prefere ir dormir ao hotel do que estar a discutir o dia todo. Afonso chama-o à razão pois, mais dia menos dia, terá de se entender com o pai. A enfermeira, que prepara os papéis da alta, pergunta a Rui pela namorada, referindo-se à sargento Dulce. Rui fica encavacado e Afonso surpreendido.

Zé acabou por adormecer no lobby do turismo, à espera de Simão. Rita pede aos pais que lhe digam para se ir embora pois Simão não vai falar com ele, nem com ninguém. Nesse momento chega Dulce e pede para tomar um banho. Bernardo, todo satisfeito, diz-lhe o preço e propõe-lhe que compre um pack, por ser mais vantajoso. Constança começa a ficar incomodada e devolve o dinheiro a Dulce dizendo que nem ela, nem ninguém, vai pagar pelos banhos pois eles não são nenhuns mercenários e não se vão aproveitar duma situação tão incómoda para todos. Bernardo fica confuso com a conversa da mulher e, sem se dar conta, dá a Dulce a chave mestra do quarto de Renata. Dulce acaba por pagar e dirige-se ao quarto. Bernardo interroga Constança e esta confessa-lhe que foi ela que roubou o camião. Bernardo diz à mulher que teve a melhor ideia de sempre.

Renata está no seu quarto e prepara-se para ir tomar banho quando é interrompida pelo vibrar do telemóvel com uma chamada de Matias. Renata atira o telemóvel para cima da cama, com desdém, e dirige-se à casa de banho. Dulce, que entra nesse momento, estranha ver um telemóvel em cima da cama e uns sapatos no chão do quarto. Acaba por perceber que está no quarto de Renata mas não se revela. Dulce inspeciona o quarto e detém-se ao ver uns papéis das finanças dentro de uma pasta. Tira algumas fotografias mas, quando ouve a água a parar de correr, começa a despir-se, mantendo a sua fachada. Renata fica em choque quando vê Dulce, no seu quarto, mas a sargento rapidamente desfaz o mal entendido explicando que vinha apenas tomar banho e que lhe devem ter dado a chave errada na receção.

Miguel reclama com Orlando pois não percebe como ele foi capaz de lhe guardar este segredo. Orlando diz-lhe que não tinha o direito de contar, que também lhe guardou vários segredos e que está farto que toda a gente deposite em si todos os males e que não se preocupem dos danos que isso traz à sua alma. Xana, que também está com eles, interrompe a conversa para perguntar o que vão jantar e Orlando, já bastante irritado, diz a Miguel que nunca devia ter permitido que ele e a família vivessem ali, numa casa da diocese.

Em casa dos Guerreiro, Afonso tenta convencer o avô de que Renata não tem boas intenções para com eles. Matias acredita que Renata, agora que descobriu que tem família em Rio Meandro, pode vir a repensar os seus planos. Afonso não acredita que uma mulher vingativa como Renata possa vir a reconciliar-se com o avô e pede-lhe que tire essa ideia da cabeça.

Mia entra em casa e quando acende a luz assusta-se ao ver Peres à sua espera. Mia, bastante incomodada, pede-lhe que saia. Peres aproxima-se dela, com uma postura ameaçadora, e pergunta-lhe se andou a mexer no seu computador. Mia, bastante assustada, reforça que não mexeu no computador e pede a Peres que saia de sua casa. Peres lá se acalma e acaba por pedir desculpa a Mia pelo mal-entendido enquanto tenta retomar a conversa, já noutros modos. Mia, que continua bastante ansiosa, exige-lhe que saia de sua casa.

Orlando caminha à beira-rio enquanto fala com Deus. De repente, avista um vulto e percebe que é a sereia. Orlando fica estupefacto com o que vê, não quer acreditar que a sereia existe mesmo. O momento é quebrado por um enorme relâmpago que faz com que o padre escorregue e caia, batendo com a cabeça. Ficamos em Orlando, inanimado no chão, enquanto ao longe vemos a sereia a mergulhar.

Orlando acorda, ainda atarantado, e tenta pedir ajuda. Pega no seu telemóvel e percebe que não vê. Por sorte, acaba por ligar para Eugénio e pede-lhe que o vá ajudar.

Dulce está de saída, Bernardo tenta obter informações em relação ao roubo do camião enquanto pede desculpa pela confusão com a chave. Dulce corta a conversa e dirige-se a Zé pedindo-lhe que vá para casa descansar, amanhã pode tentar falar com Simão novamente. Zé diz que não vai sair dali até falar com o filho.

Rita inventa músicas na tentativa de fazer com que Simão se ria. Simão desabafa dizendo que já queria ter 18 anos para poderem ir embora de autocaravana e tocar onde quisessem. Rita conta-lhe que Adelaide já não faz parte da banda pois, depois do que aconteceu no baile, a própria decidiu sair. Bernardo vem avisá-los que está na hora de dormir e que cada um deve ficar no seu quarto.

Já em casa de Eugénio, Orlando conta-lhe o episódio, diz que viu a sereia e que, de repente, viu um enorme clarão, ouviu um relâmpago e só se lembra de acordar já sem ver nada. Eugénio, apreensivo, tenta ligar a Helena.

Matias vai ao encontro de Renata, ainda cedo. Pede-lhe desculpa pela hora mas diz-lhe que queria mesmo entregar-lhe uma coisa. Renata fica intrigada quando Matias lhe entrega uma caixa e diz que está cheia de cartas que trocou com a sua mãe, quando se apaixonaram. Renata agradece-lhe e fica algo sensibilizada com o seu gesto. Matias, parece ver ali uma oportunidade, e convida-a para almoçar. Renata recusa o convite dizendo que não ia sentir-se confortável. Matias acaba por ir embora desgostoso.

Afonso está ao computador enquanto Tó bebe uma cerveja. São interrompidos por Alice que avisa Afonso que passou as camisas de Rui mas que as deixou no quarto dele, para não melindrar Matias. Alice recebe um comentário pouco simpático à publicação do colar e Afonso diz-lhe para não dar conversa a homens desse género. Tó sente ali uma empatia grande entre os dois e mete-se com o amigo. Afonso acaba por confessar que gosta de Alice.

Helena examina Orlando mas diz que não vê nenhuma lesão aparente, que é melhor ir ao hospital fazer exames. Orlando conta-lhe que viu a sereia, ou assim pensa, enquanto Helena e Eugénio trocam um olhar comprometedor.

Mia faz zapping enquanto tenta esquecer a situação tensa com Peres. Tocam à porta e Mia, a medo, vai ver quem é. Nuno pergunta-lhe se a sua proposta de ficar ali em casa se mantém, diz-lhe que quer voltar para Rio Meandro mas que Renata não pode nem sonhar.