“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 165 (5 a 11 de dezembro)

Zé confessa que é pai biológico de Simão.

Isabel sai de casa.

Isabel, Miguel e Simão jantam no Turismo. Isabel está visivelmente nervosa e inquieta. Luísa traz um vinho vegan e Isabel bebe o copo de Miguel num trago. Miguel e Simão estranham a sua postura, mas Isabel tenta disfarçar enquanto bebe mais um copo. Simão vai à casa de banho e envia um áudio à irmã e, quando regressa à mesa, encontra Zé, que sem pedir licença, se senta. Lara chega também nesse momento e anuncia à família que se casou com Dieter. Miguel fica em choque por se terem casado no civil, já Isabel fica aliviada por ter um motivo para desviar a atenção de Zé.  O guarda não se deixa demover e, sem que ninguém esperasse, confessa que é o pai biológico de Simão. Choque geral.

Tó pede ao pai para considerar e perdoar Xana. Neca está irredutível e diz-se incapaz de continuar a aparar os golpes da mulher. Tó avisa o pai de que não será fácil organizar-se sem Xana por perto e que nem ele sabe o que fazer à roupa que tem por passar.

Renata dá os parabéns a Tosso por ter conseguido arranjar uma solução para a falta de água. Tosso aceita o elogio mas pede a Renata que o problema seja resolvido quanto antes para não dar mais prejuízo aos moradores e comerciantes. Matias chega e convida Renata para se sentar com ele e conversarem, mas esta recusa, está confusa e diz que, antes de tudo, tem de assentar ideias. Matias tenta compreender a sua posição e Renata esclarece-lhe que, digam o que disserem, não espera que este lhe dê nada.

Miguel, ainda em choque com a notícia que acabou de receber, pede a Isabel que comece a explicar-se. Isabel está sem palavras, Simão está revoltado e não quer acreditar no que acabou de ouvir. Zé diz que tem um teste de ADN que comprova que Simão é seu filho e que lamenta que Simão não o aceite. Miguel, num ataque de raiva, tenta bater em Zé mas Lara e Constança acabam por impedi-lo. Miguel sai, seguido dos filhos, deixando Isabel sozinha e destruída.

Na loja Bio, Paulo conta a Dieter que Rui e Renata são irmãos e que ficou magoado com Helena por não lhe ter contado nada. Dieter compreende o amigo e comenta que Helena lhe podia ter contado, uma vez que ele agora faz parte da família. Paulo pede-lhe novidades sobre Lara e este diz-lhe que estar um pouco apreensivo pois a mulher foi contar aos pais do casamento e ainda não lhe deu novidades.

Simão está com Rita, chora de raiva e diz que não quer ser filho de Zé. Rita tenta acalmá-lo pois, pelo menos, agora há uma justificação para a obsessão de Zé por ele.

Afonso agradece a Eugénio por ter guardado o colar e pede-lhe desculpa por o ter envolvido naquela história. Eugénio comenta que foi o universo que o levou até ali. Alice aparece, confessa que seguiu Afonso, e pede-lhe que lhe devolva o colar. Afonso recusa-se, diz que o devolve na presença de Bernardo.

Luísa e Mia acabem de contar a Nuno que Renata e Rui são irmãos. Nuno começa por achar que se trata de mais um boato, mas acaba por perceber que é mesmo verdade quando as amigas lhe falam do teste de paternidade. Nuno avisa-as que Renata, ainda que pareça calma de momento, tudo fará para se vingar, pois, a promessa que deixou à mãe era de que todos os lhes fizeram mal iam pagar, mais tarde ou mais cedo.

Renata recorda-se de uma discussão entre Matias e Clara, a sua mãe. Promete, para si, que Matias pagará por todas essas ofensas e insultos.

Já em casa, Miguel e Isabel discutem. Miguel não consegue entender como é que Isabel foi capaz de ter um filho com outro homem e de lhe mentir desta forma. Lara tenta acalmar os pais, mas Miguel pede-lhe que saia, pois, é uma conversa que tem de ter sozinho com Isabel. Orlando aparece e Miguel pede-lhe para sair quando Isabel confessa que Orlando sabe de tudo. Miguel, não suportando mais aquela situação, diz que vai fazer as malas, que o único caminho a seguir é o divórcio. Isabel assente e diz-lhe que sai ela pois o pecado foi seu.

Na loja bio, Lara está a por Dieter a par do que se passou com os pais e com Simão dizendo que a notícia do casamento acabou por ser a melhor parte daquele almoço. Dieter conta-lhe que, para a confundir só mais um pouco, afinal Renata é irmã de Rui e tia de Afonso. Lara nem quer acreditar, é muita informação para um dia só. Raquel, aproveitando encontra-la ali, pede-lhe que volte a trabalhar no bar pois estão mesmo a precisar de um par de mãos extra. Lara acaba por aceitar sob o olhar satisfeito de Dieter.

Afonso entrega o colar a Alice e pede-lhe que resolva o resto com Bernardo e que o assunto, para ele, termine por ali. Alice e Bernardo fotografam o colar e escrevem o anúncio para a venda mas não chegam a acordo relativamente à divisão dos lucros. Resolvem pedir a Afonso que guarde o colar até que a venda seja efetivada. Rita avisa o pai que há pessoas a pedir para tomar banho e que o camião cisterna ainda não chegou.

No posto da guarda, já bastante irritado, Tosso pede explicações a Dulce relativamente ao roubo do camião. Dulce tenta explicar que estão vários agentes no terreno à procura do camião e a tentar entender o que se passou. Mia, que acompanha Tosso, pede para que este mantenha a calma e para que diga aos comerciantes que está a fazer o seu melhor.

Na Suíça, Mónica prossegue com o seu plano para se aproximar de Sara. Uma estudante que alugava um quarto em casa de Sara, voltou à sua terra natal e o quarto ficou vago. Mónica aceita assim o convite e pergunta a Sara quando se pode mudar. Sara fica contente e diz-lhe que simpatizou com ela, desde início, e que a sua companhia vem mesmo a calhar.

Renata está na capela a rezar quando Orlando tenta passar despercebido. Renata acusa-o de ter andando a espalhar o rumor de Rui ser seu irmão. Orlando tenta desculpar-se justificando que naquela terra tudo se ouve e tudo se sabe, mesmo quando não se quer. Sem se aperceber acaba por partilhar com Renata que Simão é filho de Zé e não de Miguel. Renata retém a informação e aconselha o padre a ficar na companhia de Deus pois está a precisar.