“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 159 (21 a 27 de novembro)

Aldeia velha fica sem abastecimento de água devido às obras da barragem. Renata não quer que as obras parem.

Alice descobre colar valioso. Beija Afonso.

O troféu dos reis do baile desaparece.

Em Porto Covo, Lara pede Dieter em casamento e decidem casar no momento.

Renata quer fazer teste de ADN. 

Renata segue Orlando na sacristia e insiste que revele quem disse que ela era irmã de Miguel. Orlando mantém-se firme e não lhe diz. Não quer envolver-se mais num assunto que é da família deles. Diz que deviam fazer um teste de ADN. Renata vira costas a Orlando e sai, irritada. Orlando quebra a postura de firmeza e apoia-se no altar, nervoso e ofegante.

Miguel compreende que Renata esteja a digerir a novidade, quer oferecer-lhe uma peça do pai. Simão chega e fica a saber que Renata é sua tia, diz que ela é rica e sem filhos, pode ser que fique com algum. Miguel não quer que conte a ninguém. Simão quer contar à irmã. Miguel diz que vai contar-lhe.

Em Porto Covo, Lara e Dieter aproveitam uns dias longe de Rio Meandro. Caminham pela praia abraçados. Lara olha para ele apaixonada, afasta-se de Dieter e tira-lhe uma foto com o telemóvel. Dieter continua a andar e Lara fica para trás. Instantes depois Dieter vira-se e vê Lara agachada, com um joelho no chão. Lara tira da mala uma caixa onde estão as duas alianças de casamento deles e pede Dieter em casamento, ele aceita e promete que desta vez leva o curso de preparação para o matrimónio a sério. Lara não quer nada disso, diz para casarem já, só os dois.

Alice e Afonso estão na capela a aguardar ficarem sozinhos. Raquel e a avó acabam por sair e Alice e Afonso preparam-se para procurar alguma pista quando entra Amélia para a missa que vai começar. Vê Afonso e dá-lhe um terço para ficar para a missa. Alice fica impaciente.

Rui vem ver como Dulce está, ela diz que já está melhor. Ele diz que já pagou o arranjo da mota a Tó. Bernardo entra no posto, muito teatral, diz que roubaram a taça do baile durante a noite.

Xana recebe Isabel, finge-se ocupada a tratar de Neca. Isabel lamenta ele estar doente, pensou que fosse desculpa deles para se escaparem ao baile. Zé vem de dentro e diz que Neca chama Xana. Isabel deixa Xana sair e conta a Zé que não podem contar a Simão que ele é pai dele, explica que Miguel é irmão de Renata e seria mais um escândalo na família.

Mia fala com a mãe que diz não ter sucesso, nem a descobrir Sara Jones nem a esquecer Paulo. Paulo e Helena chegam e Mia apressa-se a desligar, fica tensa quando recebe uma a sms de Peres a agradecer a noite anterior.

Orlando dá a missa, está na hora de receber a comunhão, Amélia pergunta a Afonso e Alice se não vão comungar. Alice não tem a primeira comunhão e fica sentada, Afonso, com o terço na mão, passa por Alice e o terço fica preso no cabelo, e ele ao andar, puxa-lhe um bocado da trança falsa. Afonso fica surpreso e Alice, atrapalhada, ajeita a trança para mais ninguém reparar. Em surdina ele pergunta se o cabelo dela é falso, ela diz que é só a trança. Simão e Orlando voltam para o altar e Simão derruba algumas hóstias. Pergunta a Orlando se já sabe do pai e Renata, ele diz que agora não quer falar, estão na missa.

Renata quer fazer teste ADN para ter a certeza de que ela e Miguel são irmãos e diz que faz questão de pagar tudo. Miguel quer criar laços com Renata, feliz por ter uma irmã, não quer que ela se vá embora, vai fazendo conversa. Renata bebe chá e come bolachas que Isabel lhe dá  até ficar com a boca cheia, vai sorrindo sem vontade.

Bernardo e Constança entram na arrecadação do turismo à procura da taça. Bernardo desconfia que pode ter sido Alice a trazê-la já que da outra vez foi apanhada lá com a desculpa que eram os ratos. Bernardo repara no estuque que está caído no chão, debaixo do quadro e descobrem o buraco na parede feito por Alice.

Xana fala para a taça como se fosse uma pessoa. Vai guardá-la na mala quando é surpreendida por Helena que pergunta como está Neca. Ela diz que se ele não estiver melhor quando chegar, liga-lhe.

Alice olha atenta à volta da capela, quando Afonso entra da rua e fecha a porta a chave, com a chave deles. Afonso diz que é a oportunidade de virarem a capela. Alice justifica-se quanto à trança e Afonso diz que fica melhor sem ela. Alice e Afonso avançam para o sacrário onde Orlando pôs o cálice. Afonso abre o sacrário tira o cálice e espalha as hóstias todas pelo altar à procura de alguma coisa ou uma pista. Trocam olhares derrotados.

Renata e Eugénio estão frente a frente e a primeira acabou de contar ao segundo a história de ser irmã de Miguel. Eugénio reage com surpresa. Renata está na dúvida, mas já está a tratar de fazer o teste de ADN. Renata recebe uma chamada de Henrique a dizer que aconteceu um acidente.

Na capela, Afonso e Alice remexem uma última caixa, Afonso repara numa Santa, percebem que tem alguma coisa dentro. Afonso parte-a. Eles agacham-se para ver os cacos e, entre eles, está um pequeno saco de veludo preto. Alice leva a mão à boca de espanto, abre o saco e vêm um colar valioso. Alice sorri e num impulso agarra-se a ele e dá-lhe um beijo nos lábios. Ela afasta-se de imediato e pede desculpa, diz que era para agradecer. Afonso diz que então não é desculpa, é obrigado. Alice sorri.

Tosso está ao balcão. Adelaide está a lavar a loiça e também fica sem água corrente. Adelaide pergunta ao avô se pagou a água porque ficaram sem água. Tó também entra a perguntar se têm água.

Henrique informa Renata que danificaram um dos canos de fornecimento de água durante a obra. Uma das aldeias está sem abastecimento e a aldeia velha vai ficar sem água. Têm de parar a obra para reparar o cano, mas não sabe por quanto tempo. Renata acha graça, não quer que parem as obras.