“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 158 (21 a 27 de novembro)

Miguel conta a Renata que são irmãos.

Rui vende um terreno nas costas do pai. 

Matias entra em casa e fica feliz por ver Alice. Ela diz-lhe que Renata esteve ali à sua procura. Rui chega e pede a Alice para sair, diz a Matias que acha que ele foi contar a Renata que ele lhe tinha roubado, Matias diz que não contou nada, só têm falado sobre os terrenos. Rui avisa-o para não contar a Renata que é pai dela.

Armanda desdenha de Tó por se ter enganado a apresentar os vencedores. Eugénio pergunta por Adelaide, está preocupado. Renata fica a saber que Eugénio dançou e não o reconhece. Orlando pousa a chave da capela no balcão e Afonso repara que a chave é igual à de Alice, ficando apreensivo.

Mia ensaia movimentos sensuais, assusta-se com Lara e disfarça e diz que estava a fazer exercício. Lara pede-lhe as alianças. Mia pergunta se não quer que vá com ela, mas ela diz que não, desta vez vão fazer as coisas à maneira deles.

Alice sonda Matias sobre Bernardo. Matias diz que eles não têm dinheiro, até roubou a cruz para vender. Afonso entra e pede a chave a Alice, diz que já sabe de onde ela vem.

Miguel está muito tenso, Isabel já sabe que Renata pode ser irmã dele. Miguel, quer ter certezas, emocionado, vê a caixa de madeira com as lembranças do pai, mas não encontra nada ali. Isabel sugere que ele tente na capela onde o pai guardava as batinas.

Bernardo já escolheu a mesa de centro dos sofás para expor o troféu, quer que todos a vejam. Xana vem dar-lhes os parabéns por terem ganho, diz que Neca desmaiou a atravessar a estrada, por isso não apareceu. Bernardo e Constança ficam muito admirados com a sua calma.

Renata provoca Luísa, não a viu o dia todo e pede um chá, Luísa diz que já o leva ao quarto. Renata pergunta se tem falado com Nuno, mas Luísa diz que não. Ela repara nos pés de Luísa com areia que disfarça o nervosismo.

Afonso e Alice entram na capela com a chave. Miguel dá de caras com eles que fingem que a porta estava aberta e dizem que vieram rezar. Miguel fica desconfiado, tem a certeza que fechou a porta à chave. Manda-os rezar noutro sítio porque Deus não tem só a capela. Eles saem, frustrados. Miguel abre a caixa das batinas e começa a tirá-las até descobrir, entre outros objetos religiosos, algo que o deixa intrigado: uma cassete áudio com o escrito “A nossa música, C”. Miguel estranha.

Rui recebe Soares e pergunta se ainda quer comprar o terreno do pai, ele diz que sim, entusiasmado. Rui faz o preço de 200 mil euros e diz-lhe que tem já a minuta preparada. Pede que não diga ao pai para ele não desistir da venda.

Mia, muito tensa, avança a medo pelo quarto, enquanto fala com Peres que fecha a porta. Os dois acabaram de entrar. Mia tenta fazer conversa enquanto Peres avança para ela relembrando a sua ex-namorada. Mia afasta-se, mas ele agarra-a pela cintura, tira o dinheiro do bolso e mostra-lhe, diz que vai valer a pena para os dois. Mia tenta saber que tipo de negócios ele faz enquanto se esquiva. Ele fica impaciente e Mia teme pela sua integridade.

Miguel, guarda cassete no bolso enquanto procura pela porta do quarto de Renata, hesita em bater. Miguel recua quando Renata abre a porta e dá de caras com ele, os dois assustam-se um com o outro. Miguel diz que tem uma coisa para lhe contar.

Miguel atrapalha-se para dizer que é irmão de Renata. O pai deles é o mesmo. Renata fica em choque enquanto ele a abraça, sem que esta esteja à espera. Fá-lo com emoção e verdade. Já Renata fica sem reação.

Alice e Afonso vêm da rua, frustrados, ele diz que voltam à capela quando não estiver lá ninguém. Alice agradece-lhe a ajuda, sem ele não tinha descoberto de onde era a chave. Avisa-o que não vai partilhar o tesouro com ele. Afonso ri-se, diz que não espera chocolates bolorentos com mais de 40 anos. Ela vira-se para ir para os quartos e vê a Taça do Baile dos Reis em exposição, fica a olhar para a taça.

Renata solta-se do abraço de Miguel, ainda perplexa e completamente confusa. Não acredita no que ele diz. Miguel diz que foi Orlando que lhe disse e que era de fonte segura. Miguel diz que até faz sentido tendo em conta que a mãe dela e o pai dele tiveram um caso. Renata avança para Miguel e agarra-o pelos colarinhos, mas acalma-se quando ele diz que acha que o que tiveram foi amor verdadeiro e passa-lhe a cassete que encontrou nas coisas do pai. Renata reconhece a letra da mãe e ouvem a música. Conforme a ouve, a expressão de Renata transforma-se e, sem que possa controlar, os olhos enchem-se de lágrimas. Diz que era a música preferida da mãe.

Mia está muito nervosa, diz que não se está a sentir bem. Peres diz que ela precisa de se descontrair e começa a despir-se. Mia, cada vez mais tensa, olha para a porta, já está a pensar em fugir, mas Peres agarra-a pelo braço, sem violência e diz que não vai deixá-la fugir como Camila (ex-namorada). Peres direciona Mia para a cama, fazendo-a sentar-se. Depois senta-se ao lado dela e fixa-a, pede-lhe colo e chama-a de mãe. No choque de Mia a fazer festas na cabeça a Peres em posição fetal.

Neca está impaciente à espera de Xana. Ela entra serena e mostra-se sonsa, diz que percebe o que ele fez, mas pede-lhe que se finja doente pelo menos mais um dia ou dois.

Bernardo dá pela falta da taça do baile. Constança e Rita dizem que não mexeram. Bernardo está muito aflito. Todos procuram a taça.  Bernardo diz que só podem ter sido roubados.

Mia conta a Luísa o encontro que teve com Peres, enquanto for só para dar colo vai aproveitar para tentar descobrir mais alguma coisa sobre Renata.