“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 154 (7 a 13 de novembro)

Alice encontra caixa na parede da arrecadação do turismo. 

As luzes estão apagadas e Xana está sentada no sofá, às escuras e de pijama, sem sono e de semblante preocupado. Neca surge atrás dela, vindo do quarto e fica a observá-la, senta-se ao lado dela e segura-lhe a mão, carinhoso, como quem a prepara para o que vai dizer. Diz que já sabe da batota que fez nas pontuações do baile, pois ouviu a conversa dela com Mia e Afonso. Xana tem medo de que a acusem de ter feito batota nos anos anteriores, diz que só fez desta vez e a culpa é do júri porque ela deu o máximo a dançar e não entende como votaram em Constança e Bernardo. Tó e Zé acabam por acordar com a conversa deles. Neca disfarça e encaminha Xana para o quarto.

Eugénio fala da arrecadação com Bernardo e Constança, que se mostra interessada. Ele quer saber se alguma vez deu problemas a nível energético. Alice vem dos quartos e, ao ver Eugénio ali, esconde-se a ouvir a conversa, apreensiva. Bernardo aproxima-se e coloca o braço à volta de Eugénio, na intenção de o encaminhar para a saída, porque aquela conversa assusta os hóspedes. Eugénio pergunta se alguma vez ocorreu uma morte ou desgraça na arrecadação. Constança fala do barulho que ouviram na noite anterior, mas Bernardo diz que são infiltrações. Alice inclina-se ligeiramente para ouvir melhor ou esconder-se e bate com o pé num vaso e tem de se mostrar. Eugénio reconhece-a ao dizer que a encontrou na arrecadação. Alice força um sorriso, mas na verdade ficou furiosa e inventa uma história sobre tentar apanhar um rato.

Rui acabou de acordar quando Renata entra no gabinete. Rui não a quer ali, Renata diz que tem uma reunião com Tosso, mas ele não quer saber, quer que ela saia antes que se passe de vez.

Peres e Fábia estão numa das mesas, afastados do balcão, onde está Adelaide. Fábia desculpa-se a Peres por causa do imprevisto, mas Peres diz que gostou da amiga, gostava de voltar a estar com ela. Tosso pede ajuda a Adelaide para elaborar uma frase para o cheque-bebé. Rui diz que desmarcou a reunião dele com Renata, o que deixa Tosso irritado.

Neca pede a Afonso que não conte a ninguém que viu Xana a alterar as pontuações, ele vai reverter as coisas e nenhum par vai sair prejudicado. Afonso aceita e vai tentar falar com Mia para não dizer nada. Matias conta-lhe que Rui tirou-lhe o dinheiro todo. Afonso fica em choque.

Renata termina de arranjar o cabelo com Amélia, enquanto Helena arranja as unhas com Armanda. Renata comenta ter visto Rui a dormir na junta. Armanda tece comentários, mas Helena acha que esse assunto não lhes diz respeito. Amélia sente vontade de contar o que se passou para ele estar a dormir fora de casa.

Fábia diz a Mia que Peres não desconfiou que foi ela que tirou o telemóvel e que quer o número de telemóvel dela. Mia diz para dar a volta ao assunto e não dar. Fábia pede o resto do valo combinado, mas Mia não quer pagar e diz que tem sorte de não lhe pedir os quinhentos euros de avanço de volta. Fábia, bruta, agarra no braço de Mia e discutem. Fábia percebe que não vai mesmo receber.

Orlando dá a missa, Miguel fica emocionado ao ver Lara, diz que Deus ainda está no coração dela. Isabel, feliz, levanta-se e vai sentar-se ao lado de Lara, ignorando a missa. Orlando alerta-a e Isabel exalta-se, culpa Orlando por Lara estar chateada com eles.

Mónica entrega um pen-drive a Mia, o amigo hacker conseguiu tudo o que estava no telemóvel. As duas procuram alguma coisa que denuncie Renata. Descobrem uma transferência de dez mil euros para uma Sara Jones. Procuram na net e encontram uma foto de Sara e Marco, vêm que Marco tem uma filha. Mia vai ver se Nuno sabe disso.

Renata aparece à porta de casa de Matias, pergunta-lhe se podem falar. Matias fica tenso.

Afonso pergunta por Luísa, Constança diz que está no quarto com Mia. Afonso avança para os quartos, mas repara em Alice a passar com um martelo, vai para chamá-la, mas ela segue no sentido oposto apressada.

Fábia está deitada na cama, de lingerie. Peres está de tronco nu, a acabar de vestir as calças. Paga-lhe e diz que espera que ela consiga trazer a amiga para se juntar. Fábia diz que como é dos melhores clientes, vai dar-lhe um miminho e diz onde pode encontrar Mia.

Luísa fala ao telemóvel com Nuno para ajudar Mia a saber quem é sara. Luísa diz a Mia que ele disse que Sara é enteada de Renata, mas desapareceu depois da morte do pai. Mia quer descobri-la.

Renata fala dos terrenos da cooperativa para chegar à conversa sobre Rui estar a dormir fora de casa. Oferece-se para ajudar Matias e diz que tem sido sempre correto com ele. Matias agradece, mas diz que não há nada para desabafar. Pede-lhe que não crie problemas com Rui porque ele está numa fase desequilibrada.

Alice a esburacar a parede com um pequeno martelo à procura do tesouro da avó. Dá pequenas pancadas de cada vez, para fazer pouco barulho. Vemos que o buraco já está mais aberto do que da última vez. Ela sorri com os progressos. Alguém está a vê-la, mas não sabemos quem é.

Luísa está em choque ao saber que Mia fingiu ser prostituta. Mia queixa-se de Afonso ter interferido no plano ao acionar o alarme, diz que tem de esquecê-lo. Nisto, ouvem pancadas vindas da arrecadação. Constança e Bernardo também ouvem o barulho vindo da arrecadação e empurram um para outro quem vai lá ver o que se passa. Luísa pergunta se estão a ouvir e de repente, deixam de ouvir.

Alice já partiu a parede e já tem uma caixa na mão. Afonso puxa-a quando ouvem barulho vindo do corredor. Alice não quer dizer a Afonso o que estava a fazer.

Alice, concentrada, guarda o martelo e tira uma pequena e antiga caixa de dentro da parede. Ela olha maravilhada e exultante, porque acha que encontrou o tesouro. Logo em seguida ouve passos e vozes do corredor a aproximarem-se e fica muito tensa. Põe um tapete velho a tapar o pó e pedaços pequenos da parede no chão e olha para a porta. Nesse instante, vemos uma mão a puxá-la para um canto e a tapar-lhe a boca. É Afonso que a puxa quando ouvem barulho vindo do corredor. Alice não quer dizer a Afonso o que estava a fazer, diz que não está a roubar Bernardo e pede que não atrapalhe a vida dela.

Eugénio fala ao telefone com Hilário, num tom de apreensão e tensão. Quer saber se ele já vendeu os seus bens como pediu e pressiona-o para que o faça o quanto antes.

Alice, entusiasmada e expectante, já sentada na cama abre a caixa e de repente vemos a sua expressão esmorecer quando abre a caixa e só tem um papel, Alice percebe que é outra pista no meio da charada para chegar ao tesouro.

Afonso tenta parecer descontraído perante Luísa. Pergunta por Mia e ela diz que já saiu e chama-lhe a atenção por não confiar em Mia e ter pensado que ela ia para a cama com Peres. Afonso tenta saber no que ela se vai meter, mas Luísa diz que fale diretamente com ela.