“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 145 (10 a 16 de outubro)

Constança, em pânico, desconfia que matou a agiota. 

Isabel confronta Orlando, furiosa. Diz-lhe que a traiu, ele acha que Miguel e ela são egoístas porque impedem Lara de ser aquilo que eles gostariam de ter sido. Isabel fica perplexa com a brutalidade de Orlando e isso deixa-a excitada e cheia de calores. Miguel vem de dentro atraído pelo barulho da discussão. Isabel diz-lhe que Lara já sabe de tudo e saiu de casa. Orlando fica perplexo ao perceber que Miguel também sabia. Assim como Miguel que também fica surpreso e confuso ao perceber que Orlando também sabe do segredo. Orlando diz que eles é que insistiram em metê-lo no meio da confusão. Simão chega e pergunta por Lara, quer saber o que se passa. Orlando diz que Lara zangou-se com a mãe e saiu de casa, sai para a sala e Isabel chama-lhe “leva e traz” nas costas. Miguel e Isabel ficam tensos sem saber o que explicar a Simão.

Lara fala com Dieter, conta-lhe que foi Isabel que pegou fogo à cruz. Dieter diz-lhe que pareceu bastante fácil abandoná-lo no altar. Lara diz que sempre lutou por eles, mas Dieter pede-lhe que se vá embora.

Xana é perseguida por Neca, que insiste em questioná-la. Neca acusa Xana de ter partido o gabinete de Mary. Nisto batem à porta, Xana abre e é Mary que vem pedir a Neca para lhe fazer o vestido para o baile, Xana diz-lhe que não pode participar porque é forasteira e não tem morada fiscal em Rio Meandro. Mary pergunta a Neca se está melhor das costas e diz que agora só pode fazer massagens ao domicílio, Neca fica atrapalhado e diz que isso não pode ser. Xana pergunta o que estão a segredar. Neca tem um trejeito de impaciência e abre a porta a Mary que sai.

No lobby do turismo rural, Alice, vinda do corredor dos quartos, vê que não está ninguém na receção e decide aproximar-se. Certifica-se que não vem ninguém e começa discretamente à procura das chaves mestras dos quartos. Segundos depois, Alice vê Adelaide entrar vinda da rua, e só tem tempo de se baixar e esconder-se atrás do balcão. Adelaide, tensa, quando a vê na receção sem ninguém tem a mesma reação de Alice e aproxima-se para ir buscar a chave do quarto. Parece que a qualquer momento Adelaide vai ver Alice escondida, mas esta consegue evitar que ela a veja, andando de cócoras à volta do balcão. Adelaide pega na chave e segue para o corredor. Ficamos no olhar tenso de Alice.

A agiota está deitada sobre a cama de roupão turco, descontraída, a colocar creme de uma das amostras nas pernas. De repente, ouve alguém mexer na fechadura, pega nas suas coisas e corre para a casa de banho. É Adelaide que entra, sorrateira, e fecha a porta devagar para não fazer barulho. Vai direta ao armário onde escondeu a sua mochila com o dinheiro. Pega nela, abre-a e confirma que está lá o dinheiro no envelope.

Nesse momento, vemos a agiota a espreitar da casa de banho. Adelaide volta a esconder o dinheiro na sua mochila, esconde-a no armário e sai. A agiota estupefacta sai da casa de banho e tranca a porta do quarto. Em seguida, vai direta ao armário, pega na mochila e confirma que lá dentro estão vários maços de notas, pega em vários maços e eufórica, deita-se sobre a cama e começa a mandar as notas ao ar, espalhando-as pela cama.

Afonso tira uma travessa com assado temperado do frigorífico e põe no forno, enquanto fala com Matias, que se acha cobarde por ter abandonado Renata. Afonso pergunta se não será melhor contar a Rui, mas Matias não quer, acha mais importante compensá-la. Rui entra, sem eles darem conta, e ouve a próxima frase do pai, apercebe-se que estavam a falar de heranças. Matias nervoso, tenta dar a volta a Rui. Inventa uma desculpa e diz que gostava de fazer uma doação à adega cooperativa.

Mia prepara uma a panqueca para Lara, enquanto ela lhe conta a conversa que teve com Dieter. Mia tem um plano, pede a Lara para convidar Afonso para o baile e Mia vai convencer Dieter.

Eugénio abre a porta a Renata, que segura uma garrafa de vinho. Renata tem saudades de falar com Eugénio, conta-lhe que pediu favores a um tipo e chegou a hora de pagar. Eugénio diz-lhe que há sempre alguma coisa que lhe foge ao controlo.

Bernardo, nervoso, caminha de um lado para o outro enquanto as filhas e Constança olham para ele sentadas na cama. Ele avisa-as que voltam a correr perigo. Luísa tenta tranquilizá-lo e Bernardo quer que façam turnos de vigia. Constança será a primeira vigilante.

Simão visita a irmã, fica feliz ao fazê-la rir. Simão compadecido, senta-se ao lado dela e abraça-a, carinhoso. Está incrédulo com atitudes de Isabel. Tenta acalmar Lara que chora por perder Dieter,. Simão diz-lhe que Dieter vai acabar por perdoá-la. Aconselha-a a publicar stories melancólicas para ele perceber que ela está mal. Ela brinca que é a veia dele de vendedor de terços a falar. Os dois riem e Simão diz que tem muito orgulho na irmã.

Isabel prepara-se para sair, tem de emprestar umas coisas a Isadora e a seguir quer arejar.  Miguel apanha-a e diz-lhe que podem arejar os dois ali em casa. Isabel diz-lhe que precisa mesmo sair de casa, fala que o padre Orlando é uma boca de trapos e da forma como Lara lhe falou, chora. Diz que Miguel é a única parte boa da vida dela e sai, apressada. Miguel fica apreensivo.

Helena prepara-se para sair. Paulo, impaciente, procura um livro para ler e encontra uma foto de Mia, Mónica e Paulo sorridentes. Olha para a foto com saudades.

No lobby do turismo, Constança dorme quando a agiota aparece e rouba bolachas e vinho. Sonâmbula, Constança levanta-se, sem sabermos para onde vai.

Vemos um vulto da sereia a despir-se e aproximar-se da margem do rio. De seguida entra no rio e deixa-se submergir. Alguns segundos depois, vem à superfície e começa a nadar.

Mia conduz, enquanto fala com Mónica pelo sistema alta voz do carro. Tem a mala tiracolo aberta, pousada no banco do passageiro. Mia pára o carro no sinal amarelo e repara num carro topo de gama, parado do outro lado da estrada, em sentido oposto ao dela. Reconhece Fábia, dentro do carro, que se despede com um beijo no rosto de Peres – que Mia ainda não reconhece. Nenhum deles dá atenção ao carro de Mia.  Fábia sai do carro de Peres e começa a caminhar na direção oposta à do sentido do carro topo de gama. Mia reconhece Peres e, instintivamente baixa a pala de encandeamento, para não ser reconhecida. Conta à mãe, ainda em alta voz, que viu Fábia, a mulher que Renata contratou para fazer a vida negra a Miguel, a sair do carro do homem que almoçava ontem com Renata. Fábia, no meio da estrada, ainda acena a Peres, sensual. Ele responde com um sorriso e prepara-se para arrancar. Disfarçadamente, nesse momento, Mia tira-lhe uma fotografia com o telemóvel.

Rui fala com o advogado de Matias, mostra-se preocupado porque o pai com a idade avançada pode ser ingénuo com a gestão das heranças. O advogado não lhe fala nas alterações do testamento. Afonso apercebe-se da conversa e Rui diz ao filho que não descansa até saber a verdade.

Bernardo sai da cama apressadamente. Questiona-se o porquê de ninguém o ter acordado. Chama por Constança, não sabe onde se enfiou, pergunta às filhas por Constança. Sabe que não dormiu no quarto e está com um mau pressentimento.

Mia mostra ao pai a fotografia que tirou, Paulo também acha que é o homem com quem Renata almoçou. Bernardo nervoso interrompe, pergunta-lhes por Constança.

Num dos quartos do turismo, deitada numa cama, Constança começa a despertar, mexendo-se e espreguiçando-se lentamente. A sua expressão é relaxada e descontraída. Prepara-se para sair da cama e quando mete um pé no chão sente alguma coisa. Trata-se da agiota deitada no chão, ao lado da cama, do lado oposto à porta de entrada, inerte. Constança, em pânico, sobressalta-se e o primeiro impulso é afastar o pé. De seguida, volta a aproximar o pé lentamente e usa-o para abanar o corpo da agiota, mas esta não reage. Bernardo fica aliviado ao ver Constança, mas quando contorna a cama e vê a agiota dá um grito. Nesse momento entra Mia que passava no corredor. Constança, cada vez mais nervosa, não consegue dizer nada. Bernardo sente uma guinada forte no estômago e deixa-se cair sobre a cama. Mia pergunta o que faz aquela mulher deitada no chão e Constança acha que matou Agiota. Foca no choque dos três.

Nuno pergunta se há novidades sobre Peres, Renata tensa diz que não, calam-se quando Paulo entra da cozinha.

Constança acha que a Agiota está morta e entra em pânico. Mia vai chamar Paulo, para ver se está realmente morta. Constança está desesperada. Bernardo pede ajuda a Paulo, pede-lhe para disfarçar. Renata e Nuno acham-nos estranhos e quando Bernardo e Paulo saem, Renata comenta com Nuno que acha que estavam a falar sobre ela.