“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 144 (10 a 16 de outubro)

Orlando conta a Lara que foi a mãe que sabotou o casamento. Lara sai de casa.

Nuno tem plano para entregar Renata à polícia.

Xana diz publicamente que é a sereia. 

Mia, junto da caixa, observa Alice, que escolhe legumes para um saco de papel. Mary entra para comprar produtos de limpeza doméstica. Alice ouve a conversa sobre a marquesa de Mary estar partida e disponibiliza-se para ajudar, diz que percebe de bricolage. Mary aceita a sua ajuda e combinam que Mary só tem de recomendar Alice a cada uma das suas clientes para pagar o arranjo. Mia fica desconfiada de tanta boa vontade de Alice.

Tosso fala sobre o baile, Eugénio chega e quando Tosso vai para o expulsar, Xana chama a atenção de todos ao dizer que é a Sereia. Eugénio fica confuso com a sua mentira e Neca fica apreensivo.

Bernardo, stressado, entra vindo do corredor, sempre a procura da agiota em todo o lado, assusta-se ao ver Rita que mostra o vídeo que fizeram dele para a publicidade. Bernardo fica vaidoso com o que vê. Trata-se de Bernardo a limpar o chão da receção do turismo com as Moppantufos.

Neca e Tó confrontam Xana, ainda incrédulos, que age com a maior naturalidade e vai improvisando o discurso. Neca acredita que foi ela que destruiu o gabinete de Mary e inventou a história da sereia para se safar. Xana insiste que é a sereia e muda de assunto para falar sobre o baile.

Zé entrega o resto do crucifixo a Orlando e sai. Lara entra na capela e pede desculpas a Orlando pelo que aconteceu no casamento. Fala que a cruz começou a arder do nada e Orlando diz que não foi bem do nada e entra em luta para não ter de mentir. Não aguenta mais e conta a verdade sobre Isabel, que estava tão desesperada para acabar com o casamento da filha que pôs fogo à cruz. Lara fica em choque.

Nuno acabou de entrar e senta-se o mais longe que pode de Renata, contrariado por estar ali sozinho com ela. Renata conta o que Peres queria: usar o armazém da construtora, em Lisboa, para esconder umas obras de arte de um amigo banqueiro, que está a ser investigado pela PJ. Nuno pergunta se ela vai aceitar. Renata diz que não pode rejeitar ajudar Peres e quer que Nuno vá para Lisboa receber o material. Nuno fica tenso e sai.

Matias, sentado à secretária, observa o exame de ADN que prova que Renata é sua filha. Pousa -o, tenso e pensativo. Instantes depois pega no telemóvel e levanta-se, hesitante em fazer uma chamada. Caminha de um lado para o outro por uns instantes até que se decide ligar ao seu advogado, quer falar com ele sobre a sua herança.

Mia e Tó falam sobre o baile, Tó dá-lhe uma ideia, mas para isso precisa que Lara a ajude. Mia fala sobre Alice, Tó fica furioso pela concorrência que Alice lhe faz.

Lara e Isabel discutem, o ambiente é de grande tensão. Isabel tenta justificar-se, mas Lara diz-lhe que é uma amargurada e não quer ser igual a ela, vai buscar a sua mala e diz que vai para longe dali, não consegue olhar para a cara da mãe e sai. Isabel fica desgostosa.

Constança acha que Bernardo está a exagerar a mania da perseguição da agiota. Bernardo faz scroll no telemóvel até que de repente fica sério, paralisado de medo, vê noticia que a agiota fugiu da prisão, fica em pânico.

Dulce e Zé falam sobre a história da sereia, não acreditam em Xana. Zé tenta-se aproximar de Dulce, na tentativa de beijá-la, mas ela esquiva-se.

Afonso e Tó falam sobre Alice, Tó não gosta q ela lhe roube os clientes. Afonso defende Alice e Tó não gosta. Afonso fala sobre Xana ser a sereia, Tó fica ainda mais irritado.

Constança, enervada, tenta empurrar a porta do quarto com o corpo, enquanto segura com uma das mãos uma caneca de chá e com a outra uma lamela de comprimidos. Pede a Bernardo que abra a porta, Alice aparece e segura-lhe a caneca. Bernardo acaba por abrir a porta, Constança entra e Alice segue para o seu quarto. Constança olha preocupada para Bernardo que está deitado na cama. Junto à porta vemos a cómoda que ele usou para se barricar. Constança, compadecida, tenta tranquilizar o marido.

Num quarto vazio, vemos que a porta se abre lentamente e a agiota, disfarçada com um lenço e uns óculos escuros, entra. Fecha a porta, tira os óculos e olha em redor.

Luísa, contrariada, fecha a porta a Nuno, que acabou de entrar. Luísa diz-lhe que não se sente bem em encontrar-se às escondidas. Nuno diz-lhe que já sabe como apanhar Renata em falso. Nuno vai tentar apanhar em falso Renata com as obras de arte. Vai fazer denúncia anónima à polícia. Luísa tem receio que lhe aconteça alguma coisa.

Mónica fica entusiasmada com a história da sereia. Lara aparece, conta-lhes que foi Isabel que sabotou o casamento. Pede-lhes para ficar ali.

Renata liga a Nuno e quer saber se Nuno está na obra, acha-o nervoso. Precisa que Nuno fale com Fábia, pois precisa que o Peres esteja satisfeito.

Helena põe música, quer inscrever-se no baile de Rio Meandro, mas Paulo não quer, acha que podem considerar uma provocação.

Afonso e Tó Calhau falam das marcações. Tó Calhau quer despachar-se, tem muitas coisas para fazer na oficina. Falam de Alice, mas Tó não quer falar dela.