“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 142 (3 a 7 de outubro)

Xana destrói o gabinete de Mary.

Matias dá nas vistas ao ir ao turismo falar com Renata.

Matias vem dos quartos em direção à porta quando é interpelado por Mia que estranha vê-lo ali no turismo. Ele fica atrapalhado porque não quer revelar o que foi ali fazer. Renata vem atrás, Matias olha alarmado para Renata a aproximar-se. Mia olha com estranheza. Renata pede desculpa a Matias se foi indelicada e agradece a preocupação, sai. Matias vê-se na obrigação de justificar-se a Mia que lhe pergunta se foi ali falar com Renata. Matias diz que veio pedir desculpa pela agressividade de Rui.

Rui diz a Tosso que têm de conversar sobre o projeto cheque-bebé e o baile dos reis. Adelaide comenta que julgava que era o avô a tratar dos assuntos da Junta e Tosso diz que Rui não tem confiança nele. Ri diz que se afastou enquanto corre o recurso em tribunal, mas gere a Junta à distância.

Bernardo e Paulo levantam as mesas do jantar. Dieter não quer comer, está desolado por Lara o ter abandonado no altar. Nesse momento, Bernardo vê um vulto passar (é a agiota, mas ainda não a identificamos) e quase deixa o prato cair.

Neca e Zé estão deprimidos e não param de comer bolos. Neca pergunta a Zé se está com um desgosto de amor quando o vê com os olhos marejados de lágrimas, desconfia que o irmão ainda anda com a sargento, mas ele desmente e disfarça. Neca queixa-se de Xana ao filho e diz que não a traiu. Tó diz que ele é demasiado bonzinho.

Armanda e Xana entram no salão e Armanda liga as luzes. Armanda diz que o Tó também foi às massagens com a Mary Louise e o padre Orlando quase que ia também. Xana furiosa, só quer que ela lhe abra o gabinete de Mary, não conta o que vai fazer e entra com um sorriso cúmplice a dizer que não demora. Xana mostra-se aparentemente calma, examina o gabinete.

Armanda fica tranquila por não ouvir nada, está impressionada com a sogra, mas mal acaba de falar começa a ouvir coisas a cair e outras a partir. Fica assustada.

Mia passa uns ténis a Lara, que os arruma numa mala de viagem que está quase cheia. Mia diz que pode ficar ali em casa, mas Lara quer voltar para casa dos pais, não faz sentido continuar ali. Mia acha que ela deve uma explicação a Dieter, mas Lara diz que ainda não arranjou coragem. Mia diz que o amor não acaba assim de um momento para o outro e Lara pergunta se ainda está a falar dela. Mia está triste porque Afonso anda a evitá-la.

Bernardo muito tenso aguarda Constança, ela diz que não está ninguém no quarto, mas Bernardo diz que a agiota tem de estar escondida algures.

Nuno abre a porta a Renata, que entra a reclamar. Nuno está tenso durante todo o diálogo. Renata desdenha por Matias lhe ter ido pedir desculpas. Nuno despacha-a e diz que tem sono porque Luísa está escondida. Renata sai. Nuno vai até à casa de banho, e vemos Luísa a sair. Luísa não gosta de ter de se esconder e não poder estar às claras com Nuno, hesitando sem saber se deve chamar namorado. Nuno quer saber como ela o chamaria e Luísa diz que ele é a pessoa de quem ela gosta o suficiente para se sentir incomodada com a situação.

Isabel arruma a loiça na máquina de lavar e fica aliviada ao ver Orlando entrar. Confessa a Orlando que foi ela que pegou fogo à cruz para o casamento não se realizar. Orlando fica em choque, diz que ela pôs em risco a vida de todas as pessoas que estavam na capela. Isabel diz que foi por um bem maior, tem a sua filha em casa. Orlando diz que Lara nunca a vai perdoar, a guarda anda a investigar e pode chegar a ela. Isabel espera que ele guarde segredo, levanta-se e sai, superior. Na angústia de Orlando.

As luzes estão apagadas. Bernardo está deitado a dormir, mexe-se muito, inquieto. Ouve-se um barulho de uma janela a bater e Bernardo acorda em sobressalto, vai ver se é a agiota. Constança sai da casa de banho e acende a luz do quarto, vê tudo e não sinais da agiota, ela está presa. Bernardo, resignado, volta a deitar-se.

Amélia aconselha Matias a assumir que é pai de Renata, mas ele não quer. Matias que compensar a ausência na vida de Renata e deixar de se sentir culpado. Não quer magoar ninguém, disfarça quando Alice chega para trabalhar.

Amélia estranha Armanda ter chegado tão cedo e já estar a trabalhar. Mary, bem-disposta, fala sobre o baile que vai haver. Amélia diz que o baile do Rei e da Rainha de Rio Meandro existe todos os anos. Armanda segue Mary com o olhar, conforme esta se dirige ao gabinete. Mary entra no gabinete e grita. Amélia leva a mão ao peito e corre para o gabinete. Fica perplexa com o que vê. O gabinete completamente destruído. A marquesa está virada ao contrário; os frascos de óleos, cremes e paus de incenso estão espalhados e partidos; o biombo está rasgado; há folhas e toalhas espalhadas; candeeiros partidos cujo mau contacto das lâmpadas faz a luz piscar, e até um vaso partido com terra espalhada. Mary olha em volta, em choque e fúria. Armanda finge-se chocada e surpresa. Mary não percebe porque fizeram isto se as massagens estavam a correr bem. Amélia diz que não pode continuar a trabalhar ali, ainda lhe partem o salão todo.

Miguel abre a porta a Dieter, que tenta controlar a impaciência. Dieter quer falar com Lara, Miguel sem coragem do travar fisicamente, deixa-o entrar e diz que Lara ainda não acordou. Dieter diz que é rápido, só quer perguntar porque ela fugiu da capela. Isabel aparece e inventa que Lara saiu e não disse onde ia. Dieter diz que espera, meteu férias porque estaria de lua de mel e tem 3 semanas para esperar, procura uma revista, mas só vê uma bíblia e põe -se a ler. Isabel troca um olhar tenso com Miguel.

Alice termina de consertar os canos debaixo da bancada da cozinha, de onde vemos as portas dos armários abertas e uma caixa de ferramentas desarrumada. Tó entra e fica a admirar-lhe as curvas até que ela se apercebe da presença de alguém e se levanta, Tó admira-a e apresenta-se como sendo o irmão que Afonso nunca teve. Alice aproveita e pede-lhe que vá abrir outra torneira para testarem a pressão da água.

Afonso entra no bar para saber de Dieter, Mia diz que ele foi falar com Lara. Afonso vai para sair e Lara pede que espere. Afonso avisa que não quer falar do pai. Mia diz que não é isso e conta-lhe que viu Matias no turismo e tinha ido falar com Renata. Achou-o estranho. Afonso também o acha abatido e fica desconfiado, sai sem se despedir, deixando Mia desiludida.

Armanda está diante de Zé e Dulce a dar o seu depoimento acerca do ataque ao gabinete de Mary que vai trazendo sacos de lixo do interior. Amélia ajuda-a. Dulce verifica a fechadura da rua e depois a do gabinete, suspeita que foi alguém com chave que entrou. Armanda diz que hoje qualquer um abre uma porta sem chave. Zé quer falar com Dulce por terem terminado, mas ela não quer.

Rui acabou de abrir a porta a Helena e os dois seguem para a sala. Helena mostra-se preocupada com Rui ter agredido Renata, mas ele diz que pode parar de fingir e ir embora. Afonso fala com a mãe, está preocupado com o avô porque ontem foi ter com Renata e anda em baixo.