“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 141 (3 a 7 de outubro)

Alice traz intenções de recuperar para si a casa Melchior, riqueza da sua família.

Mia tem ciúmes de Alice.

Dulce assume que está com Zé.

Simão recolhe os missais dos bancos e do chão. Miguel admira o que resta da cruz, vai para tocar-lhe, mas Miguel impede-o. Dulce chega com Zé para registarem a ocorrência. Dulce aprecia o cenário, tirando fotos com o telemóvel à cruz. Zé aproxima -se de Simão e diz que quase entrou em pânico ao imaginar que Simão podia estar em perigo. Simão fica irritado e acusa-o de ser pedófilo. Dulce, Miguel e Zé ficam espantados perante a acusação. Zé fica sem resposta quando Simão fala dos abracinhos e presentes. Dulce apercebe-se logo do que se trata e não sabe como reagir. Miguel, de punho fechado, tenta bater em Zé que se esquiva, mas Miguel avança de novo. Desta vez Dulce põe-se à frente de Zé. Dulce explode e diz que Zé gosta de mulheres e estão juntos. Ficam todos em choque.

Rui está junto à secretária do gabinete da Junta a arrumar pastas de documentos numa das gavetas. Batem à porta e Tosso espreita para o interior. Tosso entra com uma postura solene, repara no arranhão de Rui que diz que agiu em legítima defesa com Renata, falam sobre o lugar na junta e Tosso diz que vai tratar de tudo, mas Rui é frio com Tosso e diz que só não vai estar fisicamente na Junta, mas Tosso continuará a fazer o que ele mandar. Tosso resigna-se.

Dieter esforça-se para estar calmo, não compreende porque Lara rejeitou casar-se. Dieter diz que foi a relação mais saudável que já teve e apesar das diferenças gosta mesmo de Lara. Mary aparece a tempo de ouvir o comentário e brinca com ele pela parte que lhe toca, oferece-se para o apoiar como amiga, mas Dieter, irritado, diz que quer é que o deixem em paz e sai.

Mónica faz Tosso sentar-se no seu pátio e conta a verdade a Tosso sobre a morte de Fátima, Tosso culpa Manuel da morte de Fátima. Mónica diz que compreende a revolta dele, mas foi um acidente. Diz que só escreve sobre o assunto no seu livro se Tosso autorizar.

Matias abalado aguarda Rui para almoçar. Rui chega e Matias fala da agressão a Renata. Rui estranha que ele a defenda e desvaloriza a situação. Matias diz que a violência não resolve nada e não lhe deu educação para bater em mulheres. Rui vai para sair para a cozinha, mas Afonso e Alice vêm da cozinha. Alice traz na mão um tabuleiro com bacalhau com natas. Afonso diz que Alice é a nova empregada. Rui reclama por não terem falado com ele, mas gosta da sua comida.

As luzes estão apagadas e Adelaide entra sorrateiramente num quarto do turismo, vai ao armário onde escondeu a sua mochila com o dinheiro, mas ouve a alguém abrir a porta e logo disfarça. É Bernardo que pergunta o que faz ali. Ela disfarça e diz que vem à procura de Rita e Simão. Ele explica onde é o quarto de Rita e conta que Rita e Simão voltaram a namorar. Adelaide sai, triste.

Rita e Simão falam sobre contar que namoram a Adelaide. Adelaide entra e diz que Bernardo já contou, puxa uma cadeira e fala sobre a próxima publicação nas redes sociais da banda que tem de fazer. Adelaide pergunta se tem ideias, mas ficam em silêncio.

Zé e Isabel conversam, Zé diz-lhe que o prazo termina hoje, mas Isabel diz que tecnicamente o prazo foi prolongado porque o casamento de Lara não aconteceu. Zé diz que Isabel está a ser aldrabona e a família está traumatizada. Zé diz que ser encarado como pedófilo é trauma maior. Isabel ameaça-o que conta aos superiores dele e de Dulce sobre o caso deles. Zé diz que ela não tem moral e vai embora, Isabel sente-se culpada.

Neca persegue Xana, que vem da cozinha, irritada. Ele quer saber o que se passa para ela não lhe falar desde o casamento. Xana diz a Neca que sabe que ele tem uma amante. Neca diz-lhe que é mentira, só foi ter com a Mary para fazer uma massagem. Neca diz-lhe para ela experimentar uma massagem e Xana diz que vai mesmo e sai furiosa para a cozinha.

Alice está a lavar a loiça, quando Afonso entra de tronco nu com uma toalha agarrada à cintura e fecha-lhe a torneira. Eles ficam próximos. Afonso explica a Alice porque não pode ligar a torneira de água quente quando alguém toma duche porque perde pressão. Alice diz que vai tratar de outras divisões da casa enquanto ele toma banho. Afonso diz-lhe que ela apareceu no momento certo ali em casa. Afonso sai e Alice fica pensativa.

Tosso entra no salão muito transtornado. Amélia olha-o de relance e continua a arrumar uma das bancadas, ele começa a falar sobre Fátima e que foi o marido dela que a levou para o rio. Amélia diz-lhe que não podia contar-lhe, pois não ia desonrar a memória do marido. Diz a Tosso que o rio foi traiçoeiro e foi esse acidente que pôs termo à carreira do marido. Tosso olha para ela pensativo e sai.

Adelaide reclama de Simão, diz que ele caiu novamente na conversa de Rita. Eugénio acha que Adelaide tem ciúmes e diz-lhe que tem de seguir em frente. Adelaide pergunta se ele tem alguém na sua vida e fala no bilhete que achou. Eugénio diz-lhe que não tem ninguém se esquiva ao assunto.

Dulce está de saída, veste o casaco e solta o cabelo, quando se cruza com Zé, que entra vindo do exterior, irritado. Ao verem-se um ao outro, ficam atrapalhados. Dulce diz a Zé que o que aconteceu entre eles foi um erro, não quer arriscar o posto que tem ali e sai. Zé fica triste.

Alice entra no turismo e conta o seu dinheiro, pede uma sopa e o couvert e Luísa com pena, oferece-lhe esparguete à bolonhesa a mais do que ela pode pagar e diz que lhe entrega no quarto. Alice, humilde, agradece e segue para quarto. Mia reclama de Alice, não acha coerente ela estar hospedada ali e não ter dinheiro. Luísa diz-lhe que está é com ciúmes.

Renata abre a porta do seu quarto e fica surpresa ao ver Matias que vem falar com ela por causa do descontrolo de Rui. Renata fala que precisou da sua ajuda há 40 anos e Matias fica assustado com a possibilidade de ela saber que é seu pai. Renata diz-lhe para não fingir preocupação e manda-o sair. Matias assente e sai.

Amélia confronta Helena por esta ter contado a verdade a Mónica. Helena diz que se limitou a confirmar o que Mónica já sabia e acha que Tosso irá entender que o pai não matou a mulher dele. Amélia acha que ele vai incentivar Mónica a publicar a história.

Tosso desabafa sobre o que sente sobre a morte de Fátima, não quer que Mónica publique o livro. Mónica diz que não irá publicar. Tosso fica satisfeito.

Alice agradece a Luísa pela comida e por ter feito mais barato, Luísa sai e assim que Alice fecha a porta, a sua expressão muda: o ar humilde dá lugar a um sorriso confiante, ela tira a trança falsa que tem no cabelo e atira para cima da cama. Abre a mala e tira uma fotografia antiga da fachada do turismo Melchior. A foto transita para um flashback em que vemos a avó de Alice no leito de morte dizer a Alice para procurar a casa Melchior, diz-lhe que lá irá ser feliz e é a riqueza da família. A avó Alice morre e Alice olha-a aflita. Alice volta a si e pousa a fotografia dizendo que vai encontrar essa casa e cumprir o desejo da avó.