“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 140 (3 a 7 de outubro)

Isabel sabota o casamento de Lara e Dieter.

Lara foge do altar.

Rui agride Renata.

Teste de ADN confirma que Matias é pai de Renata.

Rui entra no gabinete da Junta, tenso. Olha em redor, desolado com o que lhe aconteceu. Ele olha para a parede, onde estão as fotografias de todos os presidentes. Segue para a secretária e pega num cartaz da sua campanha à presidência que está no chão, enrolado. Ele abre o cartaz e num acesso de raiva amachuca-o, na raiva de que Renata lhe tirou tudo. Deixa-se cair na cadeira e quebra a chorar. É um momento intenso de profunda frustração.

Tó Calhau está deitado na cama a dormir profundamente. À sua frente vemos a silhueta de uma mulher a vestir-se e que logo percebemos ser Mary Louise. Tó Calhau passa a mão no outro lado da cama, à procura de alguém, chama por Armanda. Mary Louise ri-se. Tó começa a despertar, algo ressacado da noite anterior. Fica aflito ao perceber que passou a noite com Mary, mas ela, tranquila diz-lhe que é crescida e não teve significado. Tó pede-lhe que não conte nada a Armanda, Mary diz-lhe que se já tinham acabado o que aconteceu não foi traição, mas Tó diz que tecnicamente a informação ainda não passou do cérebro para o coração.

Em casa de Mia, a sala está completamente desarrumada da festa da noite anterior. Armanda adormeceu sentada e com a cabeça em cima do tampo da mesa, com a peruca a fazer de almofada. Ao lado dela está um garrafão de água. Xana dorme no sofá e tem o insuflável de flamingo como almofada. Lara adormeceu na poltrona, de óculos festivos, e Luísa dorme no chão. Mia vem do quarto, ainda em pijama. Observa o caos na sala e deixa escapar um sorriso. Põe água na cafeteira para fazer café e aproxima-se de Lara e acorda-a. Lara fica aflita quando vê que está atrasada. Luísa diz-lhe que a noiva se atrasa sempre, enquanto se levanta com dificuldade e começa a arrumar. Mia vai avisar Amélia que Lara está atrasada. Armanda e Luísa têm vontade de vomitar e correm para ver quem chega primeiro a casa de banho.

Orlando ajeita a camisa de padre, pronto para sair. Miguel está por perto ainda de robe e com duas camisas em cabides – uma branca e outra preta, não sabe qual das duas camisas usar, Simão também não sabe da sua gravata. Isabel diz a Orlando que vai com ele para a igreja, Orlando estranha e ela diz que quer certificar-se que está tudo perfeito. Orlando espera que nenhum dos dois se oponha ao casamento da filha.

Lara entra no salão, afoita e apressada seguida de Mia. Amélia reclama do atraso e começa a lavar a cabeça a Lara. Alice, com a mesma roupa da noite anterior, entra da rua com a sua postura humilde e meiga. Diz que está à procura de trabalho, fica atrapalhada quando Amélia pergunta o que veio fazer para o fim do mundo prestes a meter água. Mia pergunta a Alice senão vê as notícias. Entrega-lhe um papel com a morada dos Guerreiro porque procuram uma empregada.

Afonso pergunta ao avô por Rui, diz que ontem adormeceu à espera dele e hoje quando acordou, já tinha saído. Tocam à campainha, Matias diz que abre e sai em direção à porta.

Bernardo reclama com Luísa por ter chegado só de manhã e não ter avisado. Rui entra no turismo e pergunta por Renata, segue para os quartos, furioso. Bernardo tenta segui-lo, mas Luísa segura-o.

Renata está a acabar de se vestir, descontraída. Batem à porta. Renata abre e Rui entra de rompante. Renata pergunta o que ele faz ali, vai para chamar alguém, mas Rui puxa-a e fecha a porta, diz que ela não vai a lado nenhum.

Matias, ansioso, entra com um envelope na mão e fecha a porta. Ele abre o envelope com as mãos a tremer e, num plano de pormenor, vemos escrito “Resultado do teste de ADN”. Matias lê e senta-se em choque.

Renata e Rui discutem, Rui chama rameira a Clara e Renata num impulso, dá um estalo a Rui, que fica por instantes a olhar para ela e, inesperadamente, dá-lhe um estalo de volta que lhe apanha o olho. Renata leva a mão ao rosto e percebe que está a sangrar do lábio. Chama-lhe corno e diz que ele nem conseguiu segurar a mulher dele. Rui encosta-a à parede, agarrando-lhe nos ombros. Renata dá-lhe uma joelhada no ventre de Rui que a larga e cai no chão.

A capela está decorada de forma cerimoniosa, com flores brancas nos bancos e no altar, no qual vemos a cruz suportada por um castiçal. Orlando revê os cânticos junto de Simão, que está sentado ao teclado. Isabel, muito tensa, sentada no banco da frente juntamente com Xana (que usa uma écharpe), vai forçando sorrisos a Dieter, que aguarda a chegada de Lara junto a Paulo. O noivo usa a gravata que Tosso lhe ofereceu. Mia vai colocando os missais marcando o lugar dos Convidados que vão enchendo a capela. Xana tenta falar com Isabel, que está desinteressada no que ela fala. Isabel tem a mão esquerda dentro da clutch (segurando um isqueiro que não vemos) e Xana, numa tentativa de a confortar, segura-lhe a mão livre. Afonso chega e Mia vai ter com ele, que já tomou um lugar na frente. Já se ouve a marcha nupcial. Lara entra, radiante, de braço dado com Miguel que está muito nervoso. Dieter sorri a Lara, por oposição a Isabel que já chora. Miguel e Lara avançam um pouco pelo corredor até que ele vê a cruz e estaca. Nesse momento, vemos que um fio do vestido de Lara ficou preso na porta e já desfez parte da bainha. Lara puxa pelo braço do pai que parece preso ao chão. Lara força Miguel a avançar e à medida que o vai fazendo a bainha do vestido vai-se desfazendo rapidamente, ainda sem ninguém notar. Simão contem a comoção enquanto toca e Mia segura a caixa das alianças. O vestido de Lara continua a desfazer -se até que Armanda repara no incidente e faz sinal a Mia com o leque que não percebe. Xana também repara. Neca fica horrorizado. Alguns convidados ficam constrangidos com o estado do vestido, mas ninguém parece ter coragem de avisar a noiva. Já junto ao altar, Miguel “entrega” Lara a Dieter. Lara emociona-se e dá a mão a Dieter, apaixonada. Miguel junta-se a Isabel. Orlando dá início à cerimónia, indiferente ao vestido descosido de Lara.

Rui está sentado na cama, a recuperar da joelhada. Renata olha-o confiante. Renata manda-o embora e diz que ele só faz figuras tristes. Rui diz que não vai desistir, levanta-se, puxa Renata para a cama e senta-se em cima dela. Renata tenta afastá-lo, rasgando-lhe a camisa e arranhando-o na cara, enquanto fala. Rui acaba por pôr as mãos à volta do pescoço de Renata e aperta-o com força, mas acaba logo por largá-la e afastar-se. Rui olha com desprezo para Renata, diz-lhe que não lhe vai dar o prazer de destruir ainda mais a vida e segue para a porta. Quando a abre vê Nuno que pergunta o que se passa. Rui diz que veio só acertar umas contas com a patroa dele e sai. Nuno fica genuinamente preocupado ao ver a ferida no lábio de Renata e as roupas dela descompostas. Renata manda-o embora e Nuno hesita, mas acaba por sair. Na expressão furiosa de Renata, que leva a mão ao rosto e à garganta.

Matias aparece no salão, com um ar muito sério e fecha a porta, virando a placa para “Fechado”. Amélia olha para ele e pergunta se Renata é mesmo filha dele ou não. Matias olha para ela com as lágrimas nos olhos e confirma que Renata é mesmo sua filha.

Lara está mais nervosa que Dieter, ninguém avisa que o vestido está pior. Já todos, à exceção de Orlando, repararam no vestido de Lara cuja parte traseira apenas cobre as nádegas. Neca junta o fio do vestido, envergonhado. Isabel sente-se culpada quando Lara olha para ela. Orlando inicia o rito do matrimónio fazendo sinal a Mia, que se aproxima com as alianças. Pergunta a Dieter se aceita Lara como sua esposa, Lara não ouve Dieter, porque se distrai a olhar para a cruz que está a deitar fumo. Isabel também repara. Orlando pergunta a Lara se aceita Dieter como esposo e os convidados ficam na expectativa da resposta de Lara, que está muito tensa a olhar fixamente para a cruz. Orlando pergunta a Lara se quer que repita os votos e ela responde “não” enquanto chama a atenção para a cruz. Todos olham para a cruz que nesse momento, e como que por maldição, se cobre de chamas. No choque e espanto de todos.

Rui está no posto. Dulce tenta saber o que se passou ao certo com Renata, mas quando ele diz que Renata lhe abriu a porta do quarto, Dulce diz-lhe para ir embora, porque agiu em legítima defesa logo Renata não irá apresentar queixa. Rui fica surpreso com a descontração de Dulce.

O ambiente é de confusão e apreensão. A cruz continua a arder. Orlando atira a toalha do altar para cima da cruz, mas o tecido também inflama e as chamas aumentam. Todos se afastam do objeto, menos Lara que está petrificada. Dieter puxa-a e, com o movimento brusco, o vestido começa a desfazer-se pela parte de cima. Mia vê um extintor, direciona a mangueira e Afonso pressiona a “pistola” de espuma apagando o fogo para descanso de todos. Ninguém se acusa, apesar do ambiente de consternação. Isabel sente-se muito angustiada. Miguel parece petrificado, de olhos no altar e mão do lado do coração. Lara está sentada, muito tensa. Os convidados retomam os lugares na cerimónia, transtornados. Luísa cobre as cinzas no altar com um grande ramo de flores brancas. Orlando apressa a cerimónia e Mia abre a caixa das alianças junto aos noivos. Dieter pega na aliança de Lara, mas ela está retraída. Ele pega-lhe na mão direita. De olhos na cruz carbonizada, num ímpeto, Lara retira a mão, de lágrimas nos olhos e diz que não pode casar. Pede desculpa a Dieter e para novo espanto geral, Lara sai da capela a correr.

Helena comenta com Tosso que não fazia sentido ir ao casamento porque Paulo e Mónica foram os padrinhos. Tosso diz que deixou de ir a casamentos há muitos anos e recorda o seu. Renata entra na tasca e ambos reparam nas feridas dela. Renata diz que foi Rui quem lhe bateu. Helena fica surpreendida e Renata diz que Rui sempre foi um brutamontes desde criança e que Helena não conhece o ex-marido.

Mia e Afonso estão frente a frente a conversar. Mia diz que está farta de ser ignorada. Afonso não quer que o pai a veja ali em casa e abre-lhe a porta da rua no momento em que Alice está à porta, diz que Amélia disse que precisavam de uma empregada. Reconhece Afonso da despedida de solteiro de Dieter. Mia fica com ciúmes ao perceber que já se cruzaram. Afonso leva Alice para dentro e despacha Mia.

Isabel tenta impedir fisicamente Dieter de aceder ao quarto de Lara. O ambiente é de grande tensão. Isabel diz que não pode obrigar Lara a casar e expulsa Dieter de casa. Dieter dá-lhe os parabéns por terem conseguido o que queriam, que a filha não casasse com ele e sai irritado. Lara aparece de olhos marejados, abraça a mãe e diz que Dieter não merecia. Diz a Isabel que a maldição da avó estava a acontecer com ela. Isabel sente-se culpada por mentir à filha.

Na capela, Isabel olha para uma cruz da sala e junta as mãos, ainda incrédula pelo que espoletou. Vemos que antes do casamento, Isabel tira umas flores de plástico e uma garrafa de álcool etílico da mala. Cheia de intenção, embebe, exageradamente, as rendas e as flores de plástico em álcool e compõe o arranjo junto à cruz.