“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 135 (26 a 30 de setembro)

Luísa acha que foi Renata que lhe deu chá alucinogénio.

Nuno termina a chamada com o INEM perante o olhar atento de Renata, que já não se finge de preocupada. Nuno fica incrédulo ao perceber que foi Renata que deu chá alucinogénio a Luísa. Ela diz-lhe que o avisou para se manter longe dela e manda-o concentrar-se no que o trouxe a Rio Meandro ou o passado dele vem a público.

Helena discute com a mãe por ter andado a fazer mezinhas e quer ver esse tal o caderno do pai. Afonso pede desculpa a avó, mas pensava que a mãe sabia. Amélia mostra-lhe e Helena folheia o caderno e fica impressionada com os desenhos de várias folhas, plantas, tudo escrito à mão. Diz à mãe para parar de usar as mezinhas e, irritada, diz que não quer que Mónica registe no livro o seu pai como um curandeiro.

Orlando volta a desculpar-se por o ter esmurrado. Miguel tem a marca na cara, diz que fez o que devia ser feito e até acha que devia levar uma sova. Continua cheio de vergonha de sair à rua. elogia Isabel por o compreender depois de mentir e falhar. Orlando disfarça quando ele pede para concordar com ele, sabe da mentira dela.

Isabel vem desculpar-se por não estar a apoiar Xana e conta-lhe uma história da bisavó que é isso que a tem atormentado. A sua bisavó Lara aos 18 anos apaixonou-se pelo patrão, mais velho, que morreu quando iam casar. Lara descansa-a, diz que não vai acontecer o mesmo com ela.

Luísa está no hospital, foi submetida a uma lavagem ao estomago. Constança acha que estão a falhar como pais para Luísa ter feito uma coisa destas. Luísa diz a Mia que só pode ter sido Renata a pôr algo no chá porque lembra-se que tinha um sabor diferente. Mia quer vingar-se, mas Luísa tem medo, pede que fique quieta.

Rui está tenso porque a reunião com o advogado correu mal, não tem provas nem testemunhas. Matias, otimista, diz que vão conseguir provar a sua inocência. Rui diz que Renata vai pagar tudo o que lhe está a fazer.

Afonso lê o caderno do avô materno. Compenetrado, passa os dedos nos recortes das ervas que estão coladas como amostras. Instantes depois, pousa o caderno na cama que está aberta e sai para o espaço do escritório. Mia chega do exterior e olha à volta, não vendo Afonso que está agachado no escritório à procura da mochila. Mia avança e vê ali o caderno. Curiosa, começa a folheá-lo, fascinada. Segundos depois, Afonso levanta-se com a mochila na mão e vê Mia, surpreendendo-se com a presença dela. Afonso apressa-se a guardar o caderno. Mia conta-lhe que Renata drogou Luísa e que está no hospital, tudo por causa de Nuno, que supostamente teve uma relação mais íntima com Renata. Afonso diz que nunca deu por nada.

Amélia procura Renata e diz-lhe que veio falar com a Joana. Mostra-se arrependida e envergonhada pelo que fez no passado, diz que a mãe deve estar muito orgulhosa dela, esteja onde estiver. Amélia pede-lhe que desista da barragem e que aceite uma oportunidade de ser bem acolhida na terra que também é dela. Fica Renata a conter a emoção que sente ao ouvir as palavras de Amélia.

Simão tenta animar Rita, mas ela está preocupada com a irmã. Simão vai para beijá-la quando Nuno chega e pergunta por Luísa, custa-lhe muito saber que ela está mal.

Rui fica incrédulo ao saber que Renata envenenou Luísa, não está a perceber até Afonso lhe falar de Nuno e Rui percebe. Afonso acha que Nuno pode saber qual o ponto fraco de Renata.

Bernardo apoia Luísa a caminhar, que se ri e diz-lhe que sabe andar. Rita brinca com ela e as duas abraçam-se. Renata finge-se preocupada, diz que Luísa precisa de férias fora dali. Luísa fica apreensiva.

Lara pede desculpa a Dieter, tem noção que exagerou. Ele diz que quer continuar com o curso de preparação para o casamento porque até aborda temas que podem vir a ser discussões no futuro. Falam da lista de coisas em comum que Dieter fez e beijam-se apaixonados.

Neca trata do vestido de Lara, enquanto Xana vai dando a sua opinião, mas Neca quer fazer o que Lara lhe pediu. Zé fala com Isabel e combinam encontro para contar a verdade, disfarça quando eles dão por ele.

Isabel combina com Zé tomarem o pequeno-almoço e diz para treinar frente ao espelho o que vai dizer, quando vê Simão. Desliga mal Orlando entra e finge que falava com uma amiga. Orlando fala que está a ajudar Lara e Dieter nas diferenças.

Amélia perde a cabeça e começa a rasgar o trabalho de Mónica, não quer que ela publique nada que envolva o marido. Mia tenta acalmá-la, ela diz-lhe que peça desculpas à mãe e sai.

Nuno vem ver como Luísa está. Ela diz que não quer confusões com Renata e manda-o ir embora. Luísa tem a certeza que foi ela que lhe fez mal e ele também deve saber, nem perguntou o que aconteceu. Nuno mente, diz que Renata não seria capaz. Mas Luísa manda-o sair.