“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 134 (19 a 23 de setembro)

Luísa sente-se mal com o chá de cogumelos alucinógenos que Renata coloca no bule dela.

Lara e Dieter discutem por causa do CPM.

Mónica questiona Renata com a imparcialidade de uma jornalista, sobre amigos, memórias felizes e o dia em que deixou Rio Meandro. Mónica questiona se a barragem é uma vingança, mas Renata diz-lhe que é um trabalho do grupo Jones, como qualquer outro e visa o progresso. No final, enquanto Mónica desliga o gravador, diz a Renata que Joana deve ter sofrido muito, só resta saber se a barragem significa progresso para Rio Meandro. Renata esboça um sorriso.

Tó questiona Afonso se teve mesmo varicela em criança. Afonso diz que está assim desde que teve a reunião em Vila dos Passos em que fechou um parceiro para o negócio deles. Armanda vem falar com Tó e diz que Amélia falou com ela. Tó fica a achar que Amélia lhe contou que esteve com Mary, mas percebe que não. Armanda diz que o perdeu, mas ganhou o emprego. Vai falar com Rui para deixar de ser sua enfermeira.

Orlando orienta a preparação para o matrimónio. Dieter e Lara não estão de acordo com as perspetivas de futuro. Dieter diz que só vai casar porque ela faz questão. Orlando vê isso como um ponto positivo, mas ela irrita-se e acaba por sair.

Luísa está a preparar-se para começar a aula de meditação. Mia está triste por causa de Afonso, diz que a meditação pode ajudar a pensar em outra coisa. Luísa diz que isso passa-lhe, conta que vai sair com Nuno e que não há nada de oficial. Renata diz a Mia que acabou de dar entrevista à mãe e que espera que ela não deturpe as palavras que disse. Mia, seca, diz que mãe não faz isso. Renata olha Luísa de lado e segue para os quartos.

Renata coloca água a ferver na cafeteira e tira da mala um pequeno saco com cogumelos desidratados. A sala está preparada para a sessão de meditação e junto ao tapete de Luísa está um bule com chá. Renata entra com um termo na mão. Olha em redor, confirmando que ninguém a vê. Ela aproxima -se do bule de Luísa e deita um pouco do chá que tem no termo dentro do bule.

Armanda despede-se de Rui e diz que vai voltar para o salão. Rui diz que fica bem, sempre esteve. Armanda, exagera, acha que ele não quer admitir que vai sentir falta dela, diz que vão todos sentir a sua falta, mas ele, sem paciência, só quer que ela se vá embora.

Miguel, pé ante pé, avança pela sala paroquial, como de um ladrão se tratasse. Recolhe objetos de valor e rouba dinheiro da mala de Isabel e coloca tudo dentro de uma mochila. Miguel e Isabel encenam uma fantasia. Isabel, vestida de forma sensual, cozinha. Está de costas para a porta, quando Miguel aproxima-se devagar, pega numa faca em cima da mesa e agarra-a pela cintura, ameaçador enquanto começa a deitar ao chão tudo o que está em cima da mesa. Isabel para-o, pede para não desarrumar tudo porque depois é ela que arruma. Voltam à encenação, mas ela volta a pedir para parar e diz que conseguem fazer melhor. Miguel quer saltar para a parte que a agarra.

Luísa manda-os presentes na aula de meditação colocarem-se à vontade, Bernardo não tira as mopa-pantufas. Mia e Xana falam do vestido de noiva de Lara, Xana diz que tem de ajudar Neca, que de estilo percebe ela. Mia teme o pior.

Amélia coloca uma máscara castanha na cara, no pescoço e nos braços de Afonso, receita que o avô dele deixou escrito em cadernos. Ele desconfia da mezinha. Amélia pede a Afonso que fale com Mónica para não mencionar o avô no livro. Ele diz que voltou para casa, está chateado com Mia.

Isabel e Miguel voltam a encenar a fantasia. Orlando entra da rua, alarmado, e vê Miguel encapuçado, de costas, em cima de Isabel e avança para ele, determinado. Arranca Miguel de cima de Isabel e dá-lhe um murro com toda a força. Miguel tira a máscara e agarra-se à face onde foi magoado. Orlando fica estupefacto ao ver que é Miguel, pensava ser um ladrão. Miguel pergunta a Isabel se partiu algum dente enquanto Orlando desiste de perceber o que estavam a fazer.

Luísa termina a aula mais cedo, está eufórica. Mia estranha o comportamento da amiga e Luísa começa a apanhar borboletas imaginárias. Rita pede ajuda para arrumar a sala, mas Luísa ignora.

Na tasca, Adelaide aproveita que Afonso sai para o wc para pegar na mochila dele. No momento em que Adelaide está com a mochila na mão, Afonso volta do wc. Adelaide, aflita, disfarça e afasta-a para limpar a mesa. Afonso acha que cada vez que Adelaide o vê fica estranha. Helena aparece e Afonso conta-lhe da mezinha que a avó lhe fez para as manhas na pele e dos cadernos que o avô deixou à avó. Helena fica surpreendida.

Renata assina documentos e convida Nuno para almoçar. Ele, comprometido, tenta inventar uma desculpa, mas não consegue, acaba por sair com ela.

No lobby do turismo, Luísa despe -se e fica apenas em roupa interior. Está com demasiado calor e alheada do local onde se encontra. Constança e Rita estão boquiabertas junto ao balcão e aproximam-se dela para lhe dizer para se vestir. Mia e Paulo aparecem e também estranham o comportamento dela. Ela diz que eles têm de ir para o hospital porque a cara deles está a derreter, diz que os vasos vão atacar e sai, amedrontada, para os quartos. Constança e Mia vão atrás dela.

Renata e Nuno perguntam o que se passa. Paulo acha que Luísa está sob efeitos de LSD. Nuno vai para os quartos atrás dela. Luísa alucina, sente necessidade de refúgio e encosta-se à parede. Com taquicardia, leva a mão ao peito como que para impedir que o coração saia do corpo. Luísa fecha os olhos e perde os sentidos. Cai no chão, desamparada.

Paulo está com Renata no lobby e fica preocupado ao deixarem de ouvir barulho. Constança vem buscar a chave mestra, diz que ela se trancou dentro do quarto. Bernardo quer arrombar a porta. Renata diz a Nuno que não percebe o nervosismo dele.

Lara e Dieter discutem pelo comportamento dele no curso para o casamento. Mary intromete-se e diz a Lara para esquecer as regras porque ele a ama. Lara fica mais irritada.

Paulo e Mia entram no quarto e metem Luísa em posição de segurança, com calma ela desperta, mas ainda está confusa. Renata fica desagradada ao ver a preocupação de Nuno.