“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 133 (19 a 23 de setembro)

Zé dá prazo a Isabel até ao casamento de Lara para ela contar que é o pai de Simão.

Renata dá entrevista a Mónica para o livro.

Isabel entra no posto e diz a Zé que ele ia dando cabo de tudo, não quer contar já que ele é pai de Simão porque o marido dela está primeiro e tem pena dele por causa do que está a passar. Zé diz que ela devia ter pena era dele, que viu Simão a ir embora em a hipótese de ele saber que é seu pai. Dá-lhe o prazo de contar a verdade até ao casamento de Lara, depois disso, ele vai contar a Simão que é o verdadeiro pai dele.

Renata disposta a ser entrevistada por Mónica, mas quer um contrato assinado com as suas exigências. Mónica aceita, vai pedir a Mia para o redigir.

Helena serve as entradas na mesa, fala a Afonso que Paulo não vem jantar, mas este entra acompanhado de Mia. Ficam surpreendidos e Paulo finge que pensava que Helena jantava com as amigas hoje. Afonso e Mia percebem que os pais estão a mentir pois não fazia sentido Helena jantar com amigas na noite de folga de Paulo. Helena diz que só querem que tenham um bom momento sem falarem da barragem ou de política. Acabam por ficar a jantar.

Lara fala com Isabel sobre o pai, diz que não se fala de outra coisa na aldeia, senão, que o pai roubou a cruz. Isabel diz que ele não sai do quarto. Orlando manda indiretas a Isabel sobre o segredo que guarda sobre a paternidade de Simão. Lara está furiosa com a mãe porque tudo é motivo para não ir ao seu casamento.

Nuno e Luísa falam sobre o afastamento entre eles, ele declara-se e diz que não lhe resiste. Luísa vai para sair, mas pergunta se ele está com Renata, Nuno diz-lhe que está ali e não quer ir a lado nenhum. Nuno avança para Luísa. Beija-a e caem, apaixonados, nos braços um do outro.

Falam sobre o julgamento de Rui, Mia come rápido para não ter de falar. Recebe chamada de Mónica e finge que não a ouve. Helena repara que Afonso não para de se coçar e tem manchas na pele que estão a alastrar.

Renata segue para o quarto de Nuno e bate à porta, abre a porta com uma chave suplente e confirma que Nuno não está no quarto. Desconfia que ele está com Luísa.

Matias entra no escritório de casa e segue para o móvel onde estão os livros, afastando dois deles, pega numa caixa em forma de livro, que tem uma fechadura e abre a caixa. De dentro da caixa Matias tira um envelope com uma carta. Lê as palavras de amor de Clara e emociona-se.

Mia não consegue mentir e acaba por dizer à mãe que Paulo e Helena preparam um jantar surpresa para ela e Afonso. Mónica pergunta como correu o primeiro jantar de família e Mia diz que foi desconfortável. Mónica conta que ligou para lhe contar que Renata cedeu a fazer-lhe uma entrevista.

Paulo está otimista, mas Helena acha que o jantar não podia ter corrido pior. Paulo recebe sms de Mónica por causa do jantar, diz que da próxima vez para se certificar que é mesmo o que Mia quer. Helena acusa o incómodo e Paulo diz que não tem culpa que Mónica tenha enviado a mensagem. Helena diz-lhe que pense bem antes de dizer que Mónica já não quer nada com ele. Paulo fica pensativo.

Luísa diz a Nuno que nunca pensou interessar-se por um betinho, Nuno diz que também nunca pensou interessar-se numa pessoa que se penteia com os dedos. Combinam ir passear no dia seguinte. Já à porta do quarto de Nuno, ele diz que tem uma reunião de manhã, que se correr bem, fica com a tarde e a noite livre para ela, diz que ela é a sua prioridade. Renata escuta a conversa entre Nuno e Luísa, sente-se humilhada. Tenta conter a raiva.

Miguel lamenta-se, tem vergonha de sair à rua. Isabel compreende-o porque também esconde o segredo de Simão, mas disfarça e mostra-se sedutora.

Mia vem ver como Afonso está, ele acha que é uma reação alérgica. Mia diz que tem saudades dele, avança para beijar Afonso, mas são interrompidos por Adelaide que fica aflita quando os vê. Dá pela mochila em cima do sofá e inventa que vinha à procura de Armanda, sem nunca tirar os olhos da mochila e sai. Afonso diz a Mia que também tem saudades, mas ainda não consegue confiar nela.

Nuno dz a Renata que se preocupa com ela, mas ela desvaloriza. Bernardo chega com carta para Renata. Ela vê que foi notificada pois o tribunal abriu o processo para averiguar a acusação feita a Rui. Querem saber se ela o chantageou.

No salão, falam de Miguel ter roubado a cruz e da expulsão de Clara e Joana. Matias diz que as pessoas falam do que não sabem. Soares diz a Amélia que Mónica falou com ele sobre tratamentos que fez com o marido dela. Amélia fica tensa.

Mónica entrevista Renata, que diz que nunca chegou a conhecer o pai, que as abandonou. Conta ainda que criavam boatos que a fez perder trabalho, pois a mãe era uma mulher independente e trabalhadora, qualidades que intimidavam as pessoas.

Eugénio está chateado porque Adelaide tinha prometido não contar a ninguém que tinha sido ele a dar o dinheiro. Adelaide diz que não aguentava ver o avô tratá-lo mal e achou que melhorava a situação, mente e diz a Eugénio que tem o dinheiro bem guardado.