“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 128 (5 a 11 de setembro)

Rui desmascara Renata durante a missa e conta que é chantageado por Renata e que ela é Joana.

Nuno termina caso com Renata.

Isabel fala de Xana enquanto Miguel reclama que vai deixar de celebrar a eucaristia. Miguel comenta o que Tosso disse sobre os atributos de Neca. Isabel lembra que Xana dizia que Neca era de outra galáxia e Miguel diz para Isabel não se esquecer de dizer que ele a leva ao paraíso. Os dois riem e Isabel beija Miguel.

Covas mete-se com Tó por causa dos atributos do pai, mas Tosso diz que ele é filho, não sabe essas coisas. Armanda anda com o ovo que ele lhe deu, abre a caixa e vemos o ovo numa cama de algodão. Tó fica admirado ao ver que ela levou o desafio a sério e Armanda, determinada, diz que vai provar que está mais que pronta para ser mãe.

Dulce diz a Mia que já tem a resposta do perito, ele realmente acha que há falas que parecem ter sido coladas, mas deu o relatório final como inconclusivo, o que não prova nada.

Paulo e Mónica conversam, enquanto repõem produtos nas lojas. Falam de Helena e Paulo diz que é natural que ela não goste que Mónica esteja a investigar o pai dela. Mónica diz que só seguiu uma história, não fazia ideia que ia parar ao pai dela.

Helena quer saber a verdade e pressiona Amélia que acaba por confessar-lhe que o pai usava terapêuticas não convencionais que aprendia nas viagens que fazia. Tratava-se de conhecimentos ancestrais ligados à natureza e à terra. Fica tensa quando Helena lhe fala que Mónica está a investigar a relação dele na morte da mulher Tosso e diz que ela vai acabar por meter macaquinhos na cabeça de Tosso.

Tó tenta perceber porque Afonso se chateou com Mia, mas Afonso não pode falar. Tó conta-lhe sobre o ovo que deu a Armanda a fingir que é um filho. Diz que se bem conhece Armanda o ovo vai acabar esborrachado. Afonso ri-se a pensar que é um ovo que vai decidir se Tó vai ser pai ou não.

Armanda não se cala e Matias não consegue ler o jornal. Armanda pede-lhe que lhe passe o açúcar e os ovos, repara a tempo no “ovo filho”, fica perturbada e decide fazer o bolo sem ovos mesmo.

Dulce vem falar com Rui, quer que ele a ajude na investigação. Rui fez-se desentendido, mas ela diz que não está ali para fazer acusações, só quer perceber melhor o que está a acontecer. Dulce diz que sabe da identidade de Renata e da gravação. Conta-lhe sobre o resultado inconclusivo da análise da gravação e Rui conta-lhe de como Renata e a mãe foram expulsas de Rio Meandro. Diz que a barragem faz parte da vingança de Renata.

Renata diz a Nuno que vai passar-lhe uma procuração para tratar dos cartões e documentos que lhe pediu. Nuno está distante com Renata que vê Luísa entrar e aproveita para colocar a sua mão em cima da dele e ri-se para Luísa para a provocar.

Luísa vem irritada, desabafa com Mia que fica a saber que ela e Nuno andam se envolveram. Mia também se lamenta por se ter chateado com Afonso e desta vez a culpa foi dela.

Rui está muito alterado, confronta Afonso com a visita de Dulce, acha que foi ele que foi entregar a gravação à guarda. Afonso diz-lhe que foi Mia, ela sabia da gravação desde o início. Rui decide falar com ela, mas Afonso pede ao pai que não fale, acha que Dulce pode ajudar.

Simão, desconfortável, desembrulha um presente que Zé acabou de lhe levar. Fica eufórico ao ver que é um mini sintetizador. Simão desfaz o sorriso e olha desconfiado para Zé, desconfiado que ele ande mesmo interessado na mãe. Zé diz que não é nada disso e mente, diz-lhe que o mini sintetizador lhe saiu nas rifas.

Mary massaja Orlando com força à medida que o encoraja a voltar às celebrações. Amélia pinta as unhas a Constança, quando Orlando sai do gabinete com Mary, de cabelo desgrenhado e camisa descomposta. Orlando paga a Mary pela massagem e Constança estranha. Amélia avisa-a para não inventar nada porque são só massagens. Bernardo chega e Constança pensa que ele a veio buscar, mas fica desapontada e insegura quando ele diz que tem marcação para a massagem.

Rui vai falar com Mia que diz que só quis ajudar, conta-lhe que foi ela que descobriu que Renata é a Joana e se não quisesse ele não sabia. Rui diz-lhe que também não teria levado com a chantagem de Renata. Mia acha que ela iria usar a chantagem mais tarde ou mais cedo. Rui diz que Dulce já foi falar com ele e pede que Mia fique quieta, não faça mais nada.

Nuno acha indecente que Renata tenha ido buscar um assunto do seu passado para tentar mantê-lo ao seu lado. Renata diz que não quer que ele esteja com ela por obrigação, só não o quer a dormir com a opositora à construção da barragem. Nuno diz que assim até lhe facilita a vida e acaba com o caso entre eles. Renata disfarça a perplexidade e manda-o ir a Lisboa refrescar as ideias.

Na capela, Simão monta o sintetizador que Zé lhe ofereceu, conta ao pai que ele lhe disse que tinha saído nas rifas. Orlando preparado para a celebração, Miguel diz que vai ficar ali, pode precisar.

Xana vai jantar com Isabel que a sonda para saber se está bem com Neca. Xana fica a saber que todos sabem dos atributos de Neca, pois Tosso viu e comentou. Fica aflita que as mulheres de Rio Meandro deem em cima dele.

Orlando está nervoso e quase lhe falta a voz, mas consegue avançar. Renata senta-se ao lado de Rui e provoca-o, pergunta se veio à procura de um milagre e continua com provocações à medida que Orlando dá a homilia. Rui, enervado, levanta um pouco a voz e Renata pede para falar mais baixo. Rui levanta-se e aproxima-se do altar. Orlando pára de falar. Rui diz que está a ser chantageado por Renata Jones. Desmascara-a diz a todos que Renata é Joana. Matias, Amélia e Matias estão em choque e Renata que esteve sempre tensa, está sem reação.