“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 199 (6 a 12 de fevereiro)

O concurso do peixe é cancelado.

Renata aceita ir viver com Matias.

Helena e Amélia pedem a Mia que não desista de Afonso.

Eugénio tem uma premonição com Sara.

Sara foge.

Lara tenta convencer Miguel a ir ao concurso do peixe, mas ele não quer passar a imagem errada e dar a entender que ele e Isabel estão juntos. Neca chega, pergunta a Lara se viu o pai a expulsar Xana lá de casa, ela diz que sim e que preferia não ter visto. Neca exige a Miguel que receba Xana de volta pois ele ainda não teve tempo suficiente para repensar o casamento. Miguel diz-lhe que é impossível e que, para todos os efeitos, Xana é sua mulher e por isso é um problema dele.

Simão está para sair quando repara que Zé lhe deixou mais uma carta. Simão pega nela e enfia-a na gaveta, juntamente com as outras que o pai lhe escreveu.

Na tasca, Zé toma um café enquanto desabafa com Adelaide, não sabe se algum dia vai conseguir ter uma relação com Simão, mas já ficava feliz se ao menos conseguissem beber um café os dois.

Renata atende a chamada de Matias que a convida para ir ao concurso do peixe. Renata não está com grande vontade, mas acaba por aceder e combinam encontrar-se lá.

Mia espera, nervosa, por Sara na oficina. Tó está confuso e tenta perceber o que se passa, mas Mia não lhe diz nada. Sara aparece finalmente, muito agitada, e conta a Mia a conversa que teve com Renata e pergunta se o resultado dos exames chagará a tempo. Mia não acredita que consigam ter os resultados assim tão rápido e diz que talvez Sara possa voltar para Zurique e regressar quando saírem os resultados e finalmente se consiga provar que Renata manipulou o médico.  Sara não quer voltar e diz a Mia que podia fugir, pois se Renata não souber onde está, não a conseguirá encontrar. Mia pede-lhe que tenha calma pois vai falar com Helena, o mais rápido possível.

Renata aparece no concurso de peixe e Rui fica satisfeito ao vê-la pois sabe que faz parte do plano de Matias. Isabel e Armanda descobrem que Afonso está a cozinhar com a receita da mãe e decidem não dizer nada pois pode ser que assim vençam o concurso. Matias começa a discutir com Rui e acusa-o de lhe ter roubado dinheiro. Rui, cumprindo a sua parte do plano, diz-lhe que se perdeu dinheiro até é bom pois é menos que dá à víbora da Renata. Matias pede a Renata que o leve dali pois perdeu o apetite. Rena acede, sem desconfiar de nada, e os dois saem.

Já em casa dos Guerreiro, Renata tenta perceber o que aconteceu concretamente e Matias conta-lhe que Rui o roubou novamente, fez uma transferência para a sua conta pessoal, sem lhe dizer nada. Renata fica tensa quando Matias lhe diz que foi um montante bastante elevado.

Tó vai ter com Armanda e pergunta onde está Afonso. Armanda diz-lhe que está a terminar o arroz e Isabel comenta que não acha nada correto o que estão a fazer, mas Armanda termina com o assunto dizendo-lhe que aproveite a vitória, quando vier. Tó veio trazer uma pulseira a Armanda, que fica muito emocionada com o seu gesto. Rui avisa que vão começar a servir os pratos e a tensão na bancada da Aldeia Nova aumenta ainda mais quando Rui se aproxima e diz que o robalo devia ir acompanhado de limão, para cada um por a gosto. Paulo fica incomodado com o comentário e pede a Helena que vá chamar Dieter pois têm de começar a servir os pratos.

Neca chega a casa e dá com Xana com o lanche preparado, foi comprar scones para o surpreender. Neca diz-lhe que foi falar com Miguel e que ele confirmou que a tinha expulsado, parece que uma vez na vida foi capaz de dizer a verdade. Xana fica entusiasmada, mas Neca avisa-a que só a deixa ficar ali em casa por causa de Tó e que ou dorme no sofá ou no quarto do filho, dormir com ele não é uma hipótese.

Os críticos avaliam os pratos das duas equipas e Paulo fica deslumbrado, acha que vai ganhar o concurso. Isabel não aguenta estar a mentir e confessa que usaram a receita de Helena, que pertence à equipa adversária. Rui fica chocada com Helena e com Afonso e anula o concurso, pois não seria justo de outra forma. Paulo está em choque com a atitude de Helena e os dois começam a trocar acusações. Rui pede a Afonso que aguente as pontas ali pois tem de sair.

Rui entra em casa e começa a discutir com Matias por Renata estar lá. A discussão acende, Matias acusa Rui de o roubar e Rui diz que quer aquela mulher fora dali. Renata diz a Rui que deve respeitar o pai e Matias avisa-o que Renata não sairá daquela casa pois quem tem de sair é ele. Rui finge-se ofendido e Renata fica surpresa com a atitude de Matias.

Já no turismo, Paulo e Helena vêm da cozinha a discutir. Paulo diz-lhe que o humilhou perante o júri e que a sua teimosia fez com que o concurso fosse cancelado. Helena só lhe queria provar que também tem valor e que o seu prato também era digno de entrar na competição, mas que não vale a pena discutirem pois nenhuma das equipas saiu vencedora. Paulo não está disposto a esquecer o assunto com tanta facilidade e diz que fica dorme em cada de Dieter. Paulo sai e Helena fica surpresa e incomodada com a sua atitude.

Matias e Rui prosseguem com o seu teatro e Matias diz ao filho que se Renata não pode ficar ali, ele sai com ela. Renata aceita vir morar ali para casa, mas só depois de Sara voltar para a Suíça. Renata sai e Matias e Rui desfazem o teatro e comentam que Sara deve ser uma pedra bem grande no sapato de Renata pois, caso contrário, ela já estaria a fazer as malas para se mudar.

Reata acaba de entrar no quarto de Sara e pergunta-lhe se precisa de ajuda para fazer as malas. Sara diz que não e tenta demovê-la, mas em vão. Renata é firme, diz-lhe que está na hora de regressar a casa.

Afonso e Helena conversam de forma a que Amélia não os oiça. A conversa é interrompida por Mia que vem pedir exatamente o mesmo que Afonso, precisam que Helena apresse o resultado dos exames de Sara. Afonso, não se sentindo confortável com a presença de Mia, vai-se embora. Helena questiona a atitude do filho e Mia conta-lhes do pedido de casamento, diz que lhe disse que não queria casar quando lhe devia ter dito que sim porque o ama e não o quer perder. Helena e Amélia pedem-lhe que vá à luta e que não deixe Afonso escapar porque ele estará certamente à sua espera.

No bar, Dieter desabafa com Lara e Orlando sobre o resultado do concurso e está chateada pois tiveram imenso trabalho e, no final de contas, não valeu de nada. Orlando dá a provar um sumo que fez a Dieter e este fica bastante agradado, diz-lhe que pode começar amanhã. Orlando comenta que também já teve algumas ideias para a carta e Dieter fica entusiasmado com a iniciativa do ex-padre.

Bernardo termina a chamada com Luísa e diz a Constança que a filha já está de regresso, que apenas conseguiu visitar Nuno ao fim da tarde. Constança fala com o marido enquanto devora o arroz de peixe que Afonso foi lá deixar, pois sobrou do concurso. Quando vai para tirar uma nova caixa, Constança repara num papel, no fundo do saco. Percebe que é a receita do arroz de peixe de Helena e beija o papel, entusiasmada.

Isabel está sozinha, sentada à mesa, a comer o arroz de peixe que trouxe do concurso. Miguel aparece e serve-se, mas diz que come de pé, pois está com pressa. Isabel sente-se triste, parece que já não consegue agradar-lhe de maneira nenhuma e Miguel sugere que, uma vez que o quer agradar, que fique com todas as tarefas domésticas. Dessa forma, ele terá tempo suficiente para se dedicar a Deus e, quem sabe, Ele o ajude a perdoá-la. Miguel sai sob o olhar indignado de Isabel.

Eugénio está em casa, a ler um livro, quando tem uma premonição com Sara. Vemos Sara, num espaço que não é possível identificar, atrás de uma cortina e com um olhar apreensivo.

Eugénio vai até ao turismo, entra apressado e com uma expressão apreensiva no quarto de Sara, mas encontra-o vazio.

Eugénio segue, apressado, em direção ao quarto de Renata e cruza-se com Mary no corredor. Pergunta-lhe se viu Sara, mas Mary nega e Eugénio continua a procurar Renata. Esta, atraída pela confusão, vem ter com Eugénio, que saber o que se passa. Eugénio diz-lhe que precisa de falar com Sara, mas que acabou de estar no quarto dela e a porta estava aberta e o quarto vazio. Renata fica tensa.

Renata entra no quarto de Sara, seguida de Eugénio, que continua com uma expressão tensa. Renata chama por ela, vasculha tudo e pensa na hipótese de Sara ter ido mais cedo para Lisboa pois tem o voo para Zurique. Os pensamentos de Renata são interrompidos por Eugénio, que lhe estende um bilhete com o seu nome. Renata lê a mensagem de Sara “Está na altura de seguir o meu caminho sozinha. Obrigada por tudo. Não te preocupes, eu fico bem.”. Ficamos na expressão tensa de Renata.