“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 126 (5 a 11 de setembro)

Mia entrega gravação a Dulce sem Afonso saber.

Mónica faz ligação entre o avô de Afonso e a morte de Fátima, mulher de Tosso.

Renata dobra a planta da aldeia espelho, em fim de reunião. Tosso despede-se com um aperto de mão. Está de saída com Matias. Rui e Renata trocam acusações, ela goza com ele e diz que se portou lindamente.

Mia confronta Afonso por não fazerem nada desde que descobrirem a verdade sobre Renata. Afonso diz que quer proteger o pai, mas Mia não concorda, acha que deviam avisar a polícia. Afonso atende chamada de Rui, mente ao pai, diz que ainda não teve resposta do editor sobre a veracidade da gravação.

Mónica tira notas sobre a conversa com a avó de Raquel, pede a Paulo se pode ficar um pouco para ela sair, ele diz que sim. Ele pergunta se é tranquilo voltarem a ser um casal, ela gela, mas percebe que ele se refere a serem padrinhos de casamento de Dieter. Diz que por ela está bem e espera que pela Helena também esteja. Sai, deixando Paulo apreensivo.

Mónica entra em casa, afoita, e dirige-se à caixa de jornais antigos procurando um artigo em concreto, mas sem sucesso. Conta a Afonso a conversa com a avó de Raquel que lhe falou das terapias alternativas que o avô praticava. Mónica liga a morte da mulher de Tosso ao fim da carreira do avô dele. Diz que ela morreu em agosto de 1984 e o avô de Afonso reformou-se uns meses depois, quando ainda não era suposto deixar a profissão.

Mia pousa pen em cima da secretária de Dulce e conta a história da chantagem a Rui e toda a história sobre Renata, quer que ela investigue para levar Renata a tribunal.

Neca a tratar do vestido de Lara, quer adiantar na folga para ter tempo para correções. Xana pergunta pelo almoço, ele diz que não vai ter tempo de fazer, o melhor é encomendar no Tosso. Xana faz-lhe uma festa no rosto e beija-o.

Dulce liga ao Sargento a dizer que lhe enviou um ficheiro que tem de ser analisado com urgência, precisa de saber se é o original ou montagem. Dulce ouve a gravação e fica pensativa.

Afonso procura a pen drive, Mia coloca-a discretamente em cima da mesa cabeceira sem que ele veja e aponta para lá. Afonso sente alívio ao encontrá-la, diz que se a pen drive vai parar a mãos erradas, o pai está em maus lençóis. Mia mente-lhe, diz que não falou com ninguém.

Renata está satisfeita com a reunião na junta. Nuno diz que o número de contratos assinados também está a aumentar. Renata provoca Luísa e diz que vai mandar Nuno para outro projeto fora dali. Nuno, olha-a surpreso e Renata diz que, desde o início, é um suplicio para ele estar em Rio Meandro. Nuno diz que ela é que sabe onde é mais necessário, levanta-se e segue para o quarto sob o olhar de Luísa.

Andreia Rodrigues pede ajuda a Tó Calhau para lhe dar indicações do caminho para Lisboa. Tó Calhau fica encantado. Pergunta se não pensam fazer o programa “Quem quer namorar com o mecânico?” e pede-lhe uma fotografia em selfie.

Paulo aproveita que Helena está a elogiá-lo para dizer que vai ser padrinho de Dieter e Mónica a madrinha. Helena desabafa que aos olhos dos outros ele e Mónica ainda parecem um casal. Paulo desvaloriza e diz que a opinião dos outros não interessa.

Afonso conta ao pai que o especialista disse é que é muito difícil provar, em tribunal, que a gravação é uma montagem. Rui fica furioso porque vai continuar nas mãos de Renata. Afonso diz que estão em vantagem que ela acha que está sozinho, diz que deviam contar à mãe o que se passa.

Luísa vai ao quarto de Nuno e é direta com ele, pergunta porque deixa que Renata o trate como um cãozinho e porque não assume que tem um caso com ela. Ele pergunta se ela tem ciúmes, quer que ela assuma que gosta dele. Diz que é um homem livre, mas agora gostava de estar comprometido com ela. Nuno beija Luísa e os dois caem sobre a cama, sedentos de paixão. Vão fazer amor.

Rita está a tocar guitarra com o amplificador ligado. Constança olha-a a tocar, Rita só repara nela depois de terminar. Constança diz-lhe quanto orgulho tem nela e Rita toca para a mãe ouvir a nova música que fez.

Renata vai em direção ao seu quarto quando ouve Luísa a despedir-se de Nuno, percebe pelo silêncio que se beijam. Renata fica à espreita enquanto Luísa sai do quarto. Nuno volta a beijá-la e diz que é para não se esquecer dele. Renata enfurecida e humilhada fecha a porta com força.

Neca está a tomar banho quando Tosso bate à porta para entregar a encomenda de comida. Neca, de cabelo molhado, vem, atrapalhado a apertar o roupão, mas não dá muito bem o nó, ficando a segurar o robe para não se abrir. Tosso reclama que encomendou a comida e foi tomar banho. Neca ao pegar nos sacos acaba por abrir o roupão e Tosso fica incrédulo ao ver o pénis de Neca. Xana também vem de dentro de roupão e Tosso percebe que está a mais.

Tosso não aguenta e comenta com Orlando e Miguel o tamanho do pénis de Neca. Diz que agora percebe que Xana pense que Neca tenha amantes espalhadas por aí. Eles não querem saber desse assunto. Rui pergunta a Miguel se Renata alguma vez falou a sós com ele sobre a barragem, o Grupo Jones ou a vida dela. Miguel diz que falam quando ela vai à capela, pois acha-a uma católica devota. Rui diz entredentes que ela é falsa.

Mónica tenta saber mais sobre o marido de Amélia e a morte da mulher de Tosso, desculpa-se que achou interessante ele recorrer a terapias alternativas naquele tempo. Amélia já está incomodada e manda-a parar de remexer no passado. Mónica pede desculpas, diz que não volta a incomodar.

Mia reza e desabafa com Deus por ter mentido a Afonso e ter entregado a gravação, mas acredita que fez o melhor para apanhar Renata.

Mónica fala com Tosso e diz-lhe que está a escrever um livro sobre Rio Meandro e não encontrou os motivos da morte da sua mulher. Tosso, emocionado, relembra a fatalidade da morte da mulher, diz que Fátima saiu para uma consulta e nunca mais voltou, no dia seguinte, encontraram-na morta no rio. Conta que falaram em suicídio, mas ele nunca acreditou porque apesar de ela estar muito doente nunca o deixaria e à filha de propósito. Mónica fala das medicinas alternativas do Dr. Manuel, mas ele nunca ouviu falar.

Helena fica pasmada ao saber que Renata é mesmo Joana. Afonso mente, diz que ninguém sabe, nem mesmo Mia. Afonso comenta que Mónica lhe fez perguntas sobre o avô para pesquisa e disse que o avô fazia tratamentos pouco convencionais. Helena fica surpreendida.