“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 123 (29 de agosto a 2 de setembro)

Adelaide descobre que foi Eugénio que ofereceu o dinheiro.

Na sala do turismo, Simão fala entusiasmado sobre a banda com a mãe. Zé entra e senta-se direto à mesa, sem pedir licença, para desagrado de Simão que faz sinal à mãe para não o deixar almoçar com eles.

Tó tira satisfações com Bernardo por andar a alugar a bicicleta que lhe deu, mas Bernardo diz que a bicicleta é dele e faz dela o que quiser. Diz que os serviços dele preenchem a lacuna deles de segurança. Mary chega encantada com o conforto da bicicleta e Tó irritado, pega na bicicleta e dirige-se para a porta. Bernardo fica surpreso.

Rui e Afonso vão ao posto pedir ajuda para encontrar o chantagista. Ao ver que Zé não está, Rui quer ir embora, mas Afonso pede ajuda e descrição a Neca, conta que o pai foi chantageado em tempos e a única pista que têm é a marca do carro e a cor.

Eugénio acabou de abrir a porta a Adelaide e reage com surpresa à sua visita. Num misto de ansiedade e entusiasmo, Adelaide está cheia de vontade de contar o seu novo segredo a Eugénio. Conta o dinheiro que receberam e se ele podia ver quem deu segurando nas notas. Eugénio diz que não tem essa capacidade. Adelaide vê o bilhete da sereia, acha que Eugénio tem namorada e brinca com ele preguntando se já deram beijinhos.

Renata fica tensa ao ver Mia que lhe diz que quer falar sobre o que a trouxe a esta terra. Mia quer ver o acordo de alienação de terrenos e imóveis para a implementação da barragem, para ler os termos e os valores de indemnização que propõem para compensar o património dos meus pais: os terrenos, a loja e a casa. Renata diz que lhe pode enviar. Fala do livro da mãe e acha que podia pensar em dar o seu testemunho daquela que veio mudar a vida dos habitantes de Rio Meandro. Renata fica apreensiva.

Constança serve os pratos de almoço a Isabel e Zé e diz que Simão mandou servir o almoço dele no quarto de Rita. Zé fica nervoso e frustrado, pois ele disse que ia só à casa de banho, Isabel diz que tem de descontrair. Bernardo está feliz porque querem comprar os direitos da música Rita. Simão reclama de Zé a Rita quando a mãe lhe manda mensagem a pedir que volte para a mesa. Bernardo conta-lhes sobre a marca que quer usar a música deles para uma publicidade. Simão diz que ele merecia voltar a ser agente deles.

Rui ouve impaciente o raspanete de Armanda sobre alimentar-se bem. Matias concorda com ela, mas Rui alheio, pede para o deixarem em paz e sai para o escritório. Matias e Armanda ficam preocupados.

Rui relembra o passado. Tosso vem ver se foi ele que lhe mandou o dinheiro, mas Rui diz que não. Tosso diz que pensou se foi Renata o que deixa Rui mais irritado.

Adelaide festeja a vitória no jogo de damas com Eugénio, que, entretanto, sai. Adelaide vai à gaveta onde ele guardou o bilhete da sereia e descobre um bloco, examina a primeira página do bloco e, passando os dedos na folha e olhando para a superfície, percebe que ainda tem o decalque da última coisa que Eugénio escreveu. Divertida, Adelaide passa o lápis ao de leve na folha, conseguindo ler o que foi escrito antes. Conforme lê, o seu sorriso desaparece e Adelaide fica perplexa ao perceber que foi ele que lhes deu o dinheiro.

Luísa não entende porque não quer desmascarar Renata agora que têm a certeza de que ela é Joana. Mia dá a desculpa que têm de descobrir o motivo para ela fazer isto e apanhá-la em falso.

Eugénio confirma a Adelaide que foi ele que deu o dinheiro, mas pede-lhe que seja segredo. Adelaide abraça-o com força e carinho.

Isabel e Simão discutem porque ele foi mal-educado com Zé ao sair da mesa e voltar sem abrir a boca. Simão acha que ele tem um fraquinho pela mãe, Isabel tenta disfarçar e manda-o contar a novidade da banda ao pai.

Neca está ao telemóvel a tentar descobrir mais informações sobre o chantagista de Rui. Tosso conta-lhe que recebeu dinheiro e mostra o bilhete. Neca diz que não foram eles e para aproveitar a oferta.

Dieter tenta convencer Lara a ir para casa dele, mas ela não quer, ainda tem esperança de que os pais aceitem o casamento, que que o pai a leve ao altar. Dieter diz que se habituou a dormir com ela e não quer deixar de ter isso, propõe anteciparem o casamento para daqui a um mês e Lara aceita, convida Mia para madrinha, que fica feliz e diz que vai ajudá-la nos preparativos.

Armanda avisa que está na hora dela ir embora, mas deixou jantar. Rui está farto dela, pergunta quando se vai embora de vez. Neca conseguiu descobrir que quem alugou o carro foi Nuno.

Renata ouve a gravação manipulada que fez de Rui. Bernardo e Constança pedem-lhe para deixar a banda de Rita gravar um clip nas obras, ela diz que vai ter de recusar mas eles pedem que pense melhor no pedido deles.