“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 198 (6 a 12 de fevereiro)

Miguel expulsa Xana de casa.

Nuno vai aguardar julgamento na prisão.

Renata compra passagem de avião para que Sara regresse à Suíça.

Luísa vai ter com Afonso à oficina e diz-lhe que acha que mia se equivocou em relação à resposta que lhe deu sobre o pedido de casamento. Afonso não quer falar sobre o assunto, diz que se Mia estivesse arrependida já lhe podia ter ligado. Luís pergunta por Sara e Afonso diz que Helena lhe mandou mensagem, já estão no hospital, Renata também apareceu mas, até então, está tudo a correr conforme planeado.

Nuno vai para o carro e arranca. Está a ser observado por alguém que nunca percebemos quem é.

Renata liga para o posto, disfarçando a voz. Neca atende a chamada e escuta com atenção aquilo que ouve enquanto troca um olhar tenso com Dulce.

Nuno fala ao telemóvel com Luísa, conta-lhe que está a caminho do encontro com Zeca. De repente, é mandado parar pelo jipe da guarda. Dulce aponta-lhe uma arma e ordena que saia da viatura. Nuno não está a perceber o que se passa, mas Dulce abre o porta bagagens e encontra Fábia lá dentro.

Nuno está descontrolado, diz a Dulce que Fábia está a mentir e que isto é um plano de Renata. Fábia atrapalha-se na história que conta, mas Dulce nem dá importância e diz-lhes que vão terminar aquela conversa no posto.

Matias está orgulhoso da câmara que escondeu no urso de peluche, para vigiar Renata. Rui acha que o pai está a ir longe demais e só aceita que Renata vá viver ali para casa com a condição de ele e Afonso ficarem. Matias acha que Renata vai desconfiar, mas Rui garante que lhe vão dar os argumentos certo e que o plano vai ser posto em marcha durante o concurso do peixe. Matias diz que tem de começar a passar os seus bens para o nome de Afonso e Rui promete que vai falar com os advogados e ver qual a melhor forma de o fazer.

Nuno fala com Luísa, diz que está no posto mas eu Mia já está com ele. Dulce avisa-os que Nuno terá de ficar detido, até ser presente a juiz, pois estava com pena suspensa. Nuno exalta-se, diz que não fez nada, que foi Zeca que lhe ligou a marcar um encontro e que o registo está no seu telemóvel. Dulce afirma já ter falado com Zeca mas conta que este disse que Nuno negou encontrar-se com ele. Nuno garante que está a ser tramado, Mia pede-lhe que tenha calma, vão seguir os procedimentos legais mas, na verdade, há muitas pontas soltas naquela história que devem ser verificadas.

Renata e Sara estão de regresso ao turismo e Renata, dissimulada, diz a Sara que ficou triste por esta não lhe ter ligado, sentiu que não confia nela. Sara diz que tudo aconteceu muito rápido, que ficou com falta de ar e Helena a socorreu logo e a levou para o hospital. Renata diz que o médico achou que tinha sido um ataque de ansiedade e que ela, por mais independente e autónoma que queira ser, deve perceber que ainda não está suficientemente recuperada para isso. Sara vai descansar e Renata atende a chamada de Zeca, que lhe conta que tudo correu conforme planeado.

Fábia assina os documentos da queixa e está prestes a sair, quando Luísa e Afonso entram. Luísa não se controla e ofende Fábia, que lhe dá resposta. Luísa agarra-a pelos cabelos e as duas começam à pancada. Afonso separa-as e pede a Luísa que se acalme enquanto diz a Fábia que o melhor é sair dali rapidamente. Dulce não quer mais confusões no posto, diz que já não há mais visitas. Nuno olha Luísa e diz-lhe que vai correr tudo bem, enquanto ela lhe garante que ficará do seu lado. Afonso leva Luísa enquanto esta lança um último olhar a Nuno.

No bar, Orlando está abatido e desabafa com Lara e Simão que não sabe se algum dia vai encontrar a sua vocação. Lara tem uma ideia, diz-lhe que vai fazer os exames de acesso à faculdade e que, como não vai ter tempo, ele podia substitui-la ali no bar. Orlando fica entusiasmado e aceita a proposta.

Xana tenta convencer Miguel a expulsá-la de casa. Miguel não quer, diz que não é capaz, mas a taxista insiste, tem de a expulsar para que possa regressar à sua casa. Miguel nega, mas quando Xana ameaça partir um dos seus santos, Miguel repensa e diz que a expulsa, mas nos seus termos.

Paulo está orgulhoso e comenta com Helena que vai apresentar um prato vencedor no concurso do peixe. Helena dá-lhe a lista de compras, pois tem de ir atender um paciente, e Paulo fica surpreendido quando percebe que os ingredientes não são os do seu parto. Helena avisa-o que se querem ganhar o concurso, devem fazer o seu arroz de peixe mas Paulo, já irritado, diz-lhe que estava decidido que iam fazer o prato dele e que é assim que vai ser. Helena, contrariada, diz-lhe que se assim é, então ela desiste do concurso. Helena sai sem que Paulo possa dizer nada.

Afonso acaba de deixar Luísa em casa de Mia. O ambiente é constrangedor e Mia faz conversa de circunstância, numa tentativa falhada de aligeirar as coisas. Afonso diz-lhe que se não quer nada com ele, está tudo bem e cada um segue a sua vida. Mia fica triste, quando Afonso sai, e Mónica repara e diz-lhe que se quer casar com Afonso deve dizer-lho até que ele acredite. Mia pensa em pedi-lo em casamento já com o conservador a postos para o casar. Mónica ri, nervosa, pois não percebe se a filha está a falar a sério ou não.

Simão e Lara preparam o jantar quando ouvem os gritos de Xana, vindos de dentro, e correm a ver o que se passa.

Xana grita com Miguel dizendo que não sabe como é que ele é capaz de a expulsar sem ter a certeza que Neca a aceita de volta. Miguel, atrapalhado com o teatro que Xana montou, tenta justificar à família que é melhor que Xana volte para sua casa. Xana, querendo dramatizar a situação, acusa Miguel de ter tido sonhos eróticos com Isabel. Miguel fica em choque e muito irritado e expulsa-a dali, diz-lhe que ela é uma louca e que não vai destabilizar mais a sua família. Xana sai e Miguel diz que precisa de se ir deitar, foram muitas emoções ao mesmo tempo. Simão e Lara pedem ao pai que jante com eles e com Isabel e que tentem ser uma família normal, ainda que seja só por uns minutos.

Xana entra em casa e fica desiludida quando Tó lhe diz que Neca não está. Xana combina com o filho que vão contar a mesma versão dos acontecimentos e que é importante que Neca fique sensibilizado e acredite que Miguel a expulsou. Tó desabafa com a mãe, está triste por Armanda e conta o que se passou na consulta de fertilidade. Xana é carinhosa e promete-lhe que vão estar sempre ao lado de Armanda a apoiá-la no que for necessário.

Em casa de Mia, Luísa diz à amiga que não consegue dormir pois a imagem de Nuno naquela cela não lhe sai da cabeça. Mia garante à amiga que fará tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar.

Rui fala com Dulce sobre todas as trafulhices de Renata e espera que os exames de Sara demonstrem, mais uma vez, quão ardilosa é essa mulher. Dulce avisa-o que o resultado dos exames não prova que Renata tenha estado envolvida no diagnóstico de Sara e que ela pode bem alegar que o médico é que é corrupto e que não sabia de nada. Dulce lembra-se de um amigo, que lhe deve uns favores, e liga-lhe a pedir o registo das finanças e da segurança social do Dr. Paiva.

No bar, já está tudo a postos para o concurso do peixe. Armanda está nervosa porque Afonso ainda não chegou, mas Rui descansa-a e diz que ele vem a caminho. Paulo e Dieter também estão a postos quando Rui pergunta por Helena. Paulo diz que ela amuou e não vem, mas Helena aparece, nesse preciso momento. Rui dá as boas-vindas às equipas e aos críticos gastronómicos que compõem o júri.

Neca entra em casa, exausto, e dá de caras com Xana a dobrar roupa, como se nada fosse. Neca pergunta-lhe o que está ali a fazer e esta diz-lhe que foi vítima de Miguel, que ele a expulsou de casa e que não tinha para onde ir. Neca não quer saber das suas histórias, diz-lhe que vai tomar banho e que quando voltar espera ter acordado do pesadelo de tê-la de volta ali em casa. Ficamos na impotência de Xana.

Afonso chega finalmente, atrapalhado, e pede desculpa a Isabel e Armanda. Helena vem desejar-lhe boa sorte e, discretamente, passa-lhe um bilhete com a sua receita de arroz de peixe. Helena volta para a sua equipa contente pois acredita que acabou de dar a vitória ao filho. Afonso lê a receita, garantindo que Rui não o apanha.

Tó, sem jeito para mentir, embarca na história de Xana e diz a Neca que a mãe chegou lá a casa com os pés em ferida. Xana vai acrescentando pormenores e diz que Miguel a expulsou, a meio da noite, sem dó nem piedade. Neca não está com grande paciência para os dramas de Xana e diz que se Miguel a expulsou foi porque teve motivos para isso. Xana quer continuar a sua história, mas Neca diz-lhe que tem de ir para o posto porque Dulce vai para Lisboa e estão sem pessoal. Neca sai e Tó diz à mãe que fez o melhor possível. Xana está delirante, diz que correu muito bem pois Neca não a expulsou e que isso só pode significar que a quer lá em casa. Tó tem as suas dúvidas.

As equipas já começaram a cozinhar. Do lado da Aldeia Velha, Afonso, Isabel e Armanda parecem estar calmos e ter tudo controlado. Já do lado da Aldeia Nova, os ânimos estão um pouco exaltados, com Paulo a dar ordens a Helena e Dieter, que já não estão a achar muita graça.

Sara acabou de tomar banho e ouve o que Renata, que lhe diz que está preocupada com ela e que acha que esta vinda a Portugal só a destabilizou. Sara tenta controlar as suas emoções e desvalorizar o episódio, mas Renata insiste e estica-lhe um envelope. Quando Sara o abre, vê que é um bilhete de avião. Renata diz-lhe que está na hora de voltar para a Suíça.

Mia chega e Luísa e Mónica esperam, ansiosamente, que lhes diga como correu a audiência de Nuno. Mia conta que Nuno vai aguardar julgamento na prisão. Luísa fica em choque.

Renata diz a Sara que já teve tempo para matar saudades, para conhecer Rio Meandro e para ver a última obra do Grupo Jones, por isso agora está na hora de regressar à Suíça, vai voar na noite do dia seguinte. Sara, tentando controlar a raiva que sente, diz-lhe que gostava de ficar mais um pouco, que o combinado eram 15 dias e não percebe porque é que tem de voltar já. Renata fá-la ver que é sua tutora por alguma razão e que as decisões que toma são sempre tendo em vista o seu bem-estar.