“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 117 (15 a 19 de agosto)

Zé dá 24h para Isabel contar a verdade a Miguel e Simão.

Lourenço é impedido de sair de Rio Meandro.

Isabel está muito nervosa a olhar para Zé que a confronta se vai continuar a mentir. Isabel diz-lhe que pai é quem cria e pede que não conte a ninguém. Simão entra e estranha vê-lo ali, Zé não diz nada só o olha e começa a chorar. Isabel fica ainda mais nervosa e Simão constrangido. Isabel inventa desculpa e manda-o embora.

Rui e Lourenço vêm do escritório, o primeiro apreensivo e o segundo com a postura charmosa e dissimulada habitual. Lourenço diz que há uma decisão, dá esperança na forma como fala, mas Rui interrompe e diz-lhes o que verdadeiramente vai acontecer, que não só vão pagar menos aos habitantes, como vão afundar as duas aldeias e não vai haver aldeia substituta. Dieter quer bater em Lourenço, mas Afonso trava-o. Lourenço diz que o seu trabalho em Rio Meandro está feito. Mia chama Rui à razão como presidente da Junta tem de fazer alguma coisa. Agora estão todos do mesmo lado.

Constança está preocupada com Rita que irritada diz que não vai poder tocar e o pai só fala de dinheiro. Paulo conta-lhes o que Mia lhe contou, que o projeto da barragem vai mesmo avançar, mas com menos contrapartidas. Renata chega com Nuno e Constança e Paulo olham-na admirados. Renata finge indignação e tenta parecer que sempre se importou com as pessoas dali ao contrário do que eles pensam. Renata diz que vai lutar. Bernardo sugere fazerem um movimento anti Lourenço.

Eugénio disfarçadamente fala com Miguel sobre a sua doença. Miguel pergunta a Isabel se falou nisso com Eugénio e ela mente e diz que não. Eugénio conta a Isabel o sonho que teve com Miguel e que o viu mais velho. Isabel fala com Deus por causa de Zé, não quer que ele destrua a sua família.

Armanda conta a Tó que vai ser enfermeira de Rui para o ajudar com pesos, diz que a ideia foi de Helena que acha que ela e Amélia precisam de um tempo separadas. Armanda começa a sonhar que podia mesmo ser enfermeira ao ver o ordenado que recebem. Amélia reclama com Helena por ter mandado Armanda cuidar de Rui, não gosta mesmo nada dele. Helena diz que lhes vai bem às duas este tempo e se for preciso vem ajudá-la.

Renata ri-se, bem-disposta por ter visto o pânico de Bernardo a pedir-lhe para os ajudar, diz que nem deviam fazer as malas porque é uma questão de tempo até implorarem para ficarem.

Tosso está exaltado porque foi enganado por Lourenço. Mia diz que não tem de sentir-se assim porque Lourenço nunca deu a entender que o resultado pudesse ser este. Tosso diz que não sai de Rio Meandro, só morto. Dieter está com Tosso, não vai vender nada, não podem ficar acomodados às decisões do Grupo Jones.

Lourenço pede para fazer o check out. Constança e Luísa confrontam-no sobre a sua decisão. Constança fala do acordo que assinaram com Renata e que isso deve ter valor em tribunal. Lourenço diz que assinaram um pré-acordo que não é vinculativo. Renata e Nuno vêm da zona dos quartos, atraídos pelo barulho. Todo o diálogo que se segue, entre Renata e Lourenço, está previamente combinado. Lourenço vai para sair, mas Constança coloca-se frente a ele e diz que não vai a lado nenhum sem garantir que há indemnizações decentes e uma aldeia de substituição. Lourenço diz que Renata os iludiu e ela desmente, diz que o que está em causa são os custos associados ao projeto e não se importa de gastar mais com os habitantes por uma questão de justiça. Lourenço acusa-a de estar a prejudicar a empresa e ter feito uma gestão danosa. Renata finge-se humilhada. Lourenço segue para o quarto e Luísa agarra-o pelo braço e diz para ele imaginar que era a terra dele, mas ele age indiferente.

Nuno tenta acalmá-la. Luísa desabafa que ainda pensou que Lourenço e Renata tivessem combinados, Nuno fica tenso, mas disfarça, diz que gostou de conhecê-la e ela diz que não pode dizer o mesmo porque nunca o conheceu de verdade.

Renata vem despedir-se de Rui que fica admirado ao vê-la em Rio Meandro, ela finge-se abalada com tudo o que está a acontecer e diz que fez tudo o que estava ao seu alcance, mas gosta de ver Rui arrasado. Renata diz que vai continuar a lutar pelo que é justo para os habitantes de Rio Meandro e se precisar é só ligar-lhe.

Lara pergunta se sabe de onde está Dieter e Mia diz que estiveram com ele na casa de Afonso. Mónica vem ter com elas, diz que não consegue falar com Constança e não tem como saber se Dieter está no turismo. Mia diz que vai lá com Afonso.

Lourenço está a fazer o check-out quando dá conta que tem Dieter, Tó Calhau, Tosso e Paulo a rodearem-no. Começam a ameaçá-lo. Lourenço começa a ficar com medo e diz a Bernardo que eles estão a ameaçar a sua integridade física. Se algo acontecer responsabiliza Bernardo, que diz que vai desligar as camaras de vigilância. Lourenço vai para ligar à guarda, mas, Tó Calhau, num gesto rápido tira-lhe o telemóvel das mãos. Fica na tensão de Lourenço.

Xana grava vídeo com a ajuda de Adelaide, publica e recebe logo chamada de Neca. Xana inventa que vai passear de barco e que o John está a chamá-la. Neca indignado pergunta quem é o John e Xana diz que é quem um inglês musculado que a vai levar a passear. Neca, passado com Xana, diz que ligou para lhe dizer que tem saudades e ela diz-lhe que vai andar de barco com outro. Neca volta a dizer que não a traiu e se quer ficar com o John que fique e desliga a chamada. Depois de Xana deligar, fica com medo de ter exagerado e pede a Adelaide para ir ver como está Neca. Neca pede a Dulce férias para ir ter com Xana às Maldivas, não a quer perder.

Zé diz que não aguenta mais, Isabel tem de contar a Miguel e Simão a verdade. Isabel não quer fazer uma coisa dessas ainda para mais com Miguel doente. Zé dá-lhe 24h para fazê-lo senão conta ele.