“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 115 (8 a 12 de agosto)

Eugénio encontra a sereia e fica a saber quem é.

Dieter faz barulho a picar cogumelos na tábua. Mónica escreve no portátil, mas percebemos que está com dificuldade em concentrar-se, porque escreve uma frase e logo a apaga. Lara também destabiliza. Mia tenta que a mãe não se passe. Miguel aparece para trazer a bíblia a Lara, pede-lhe que honre os pais. Dieter convida-o para jantar, mas ele não fica.

Tó e Armanda jantam juntos na tasca de Tosso enquanto Lourenço, sozinho em outra mesa, lança olhares para Armanda que não se inibe de olhar também. Tó Calhau tem ciúmes e convida-o a sentar-se com eles. Amélia já sabe quem ele é, diz que se nota que é mais sério e sensível do que Renata.

Rui quer comer sozinho, mas não consegue, acaba por aceitar a ajuda de Afonso. Tosso veio ver como estava e fala-lhe da reunião, diz que gostou dele. Rui não gosta de saber que levou Mia com ele.

Nuno fica surpreso ao saber do acidente do Rui. Bernardo liga a Renata para saber se vai voltar porque deixou pertences e as contas penduradas, mas nunca deixa de bajulá-la. Tenta saber mais sobre Lourenço, mas ela não lhe diz e despacha-o.

Mónica arruma a loiça enquanto se queixa da lata de Dieter que aparece de boxers a oferecer ajuda, Mónica reclama dele estar sem roupa. Mia quer desanuviar o ambiente e pergunta como está a correr o livro da mãe. Ela conta-lhe sobre a notícia que leu sobre Tosso, de como a mulher dele foi encontrada no rio. Começa a extrapolar que pode ter sido suicídio ou acidente. Mia mais tarde, conta a Afonso e pede que pergunte aos pais o que sabem sobre essa história.

Miguel pede um favor a Orlando e percebemos que é para Orlando o ajudar a ficar em forma. Miguel, equipado, faz 300 polichinelos perante olhar de Orlando, que se aproveita da fragilidade de Miguel como desportista, visivelmente em dificuldades.

Xana não pára de chorar, Tosso diz para parar com aquilo porque Neca não tem ninguém, só mesmo ela é que quer aquele trambolho. Tosso elogia-a, mas ela leva a mal e diz que os homens são todos iguais.

A lua cheia ilumina o rio. A sereia toma banho no rio, nada, flutua, mas, de repente, submerge. As águas não mexem.

Eugénio sonha com Miguel já com 70 anos, vestido de padre a fazer procedimentos no altar da igreja. Eugénio acorda com Zuzu a ladrar e muito agitada. Ela vai para perto da porta, Eugénio tenso pega no casaco e sai com ela.

Paulo chama Helena, repara no bilhete que ela deixou a avisar que foi fazer um domicílio e já volta para os seus braços. Sorri tranquilo.

Lourenço dorme tranquilo quando a porta do quarto abre lentamente. É Constança que surge de camisa de noite rendada e, durante alguns segundos, fica ali à porta a vê-lo dormir. Só depois quando Constança caminha para o interior do quarto é que percebemos que está a ter uma crise de sonambulismo. Com toda a naturalidade, Constança deita -se ao lado de Lourenço, sem que este desperte. Ficam os dois a dormir com a porta entreaberta. Bernardo procura por Constança, mas não a encontra, desiste e sai para os quartos. Bernardo fica desvairado ao ver Constança na cama de Lourenço. Constança desculpa-se, diz que é sonâmbula. Lourenço indignado pergunta que raio de turismo é aquele.

A sós, Constança diz que se deitou na cama de Lourenço como se podia ter deitado noutra qualquer. Bernardo acha que foi o subconsciente dela porque está maluca por ele, bem viu como o olha.

Eugénio entra da rua, afoito e molhado, com uma mulher (sereia) nos braços, coberta com o casaco de Eugénio e cujo rosto nunca vemos. Ele deita-a na cama e tapa-a com um cobertor. Diz que vai tratar dela. Deixa um chá quente e umas roupas e diz-lhe que vai dar um passeio com Zuzu para deixá-la à vontade.

Mia está sem sono, Afonso percebe que ela está acordada. Ela diz-lhe que aproveitou e foi ver o currículo de Lourenço. Afonso começa a ficar com ciúmes.

Helena acorda Paulo que estava à sua espera, ele diz-lhe para ela se deitar com ele e percebe que ela está sem roupa. Ela diz que as roupas estão no carro, sujas dos 40 gatos da senhora que foi assistir.

Eugénio fica surpreso ao voltar para casa e não encontrar ninguém, diz para Zuzu que mais cedo ou mais tarde vai ser descoberta, mas para já fica entre eles.