“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 112 (8 a 12 de agosto)

Mónica é afastada do projeto da barragem pela construtora.

Mónica está irritada por causa da conversa que teve com Paulo. Afonso entra na cozinha e percebe a irritação dela, pergunta se pode ajudar. Mónica pede desculpa e diz gostava de avançar no tempo para 2025, ter o divorcio tratado e uma casa nova. Afonso descomplica com uma piada leve e Mónica sorri, diz-lhe que ele é um bom miúdo.

Helena desconfia da facilidade com que Mónica pediu para assinar o divórcio. Paulo diz que ela disse que queria seguir com a sua vida e faz comparação com Rui o que irrita Helena que desmente ter dito que Mónica fosse maquiavélica, só achou que ela estava a atrasar o processo de divórcio para recuperar o casamento. Paulo diz-lhe que se Mónica pensou assim, agora já não pensa. Helena pede desculpas por estar a ser teimosa. Paulo abraça-a, mas percebe-se que está desconfortável.

Isabel está feliz com esta nova versão de Miguel, diz que ele devia ter sido sempre assim. Miguel diz que vai fazer mais exames, mas não quer que Isabel vá com ele. Esbarram em Orlando e Isabel conta-lhe sobre os novos exames que Miguel vai fazer.

Tosso e Dieter estão a contar o que aconteceu em Lisboa. Tosso sente-se aliviado em ter dito aos jornalistas quem é a verdadeira Renata Jones e ter defendido Rio Meandro. Amélia diz que fizeram mais do que Rui que acha que não é com discursos e violência que a barragem vai ser parada.

Adelaide está deslumbrada com o quarto e as coisas de Rita. Começam a ensaiar, mas Rita para porque Adelaide não entra no tempo certo nem sabe respirar enquanto canta. Rita ensina-a como tem de fazer. Simão não gosta que Rita se arme em superior.

Isabel interrompe a leitura de Orlando para desabafar. Orlando revira os olhos, impaciente, nem calado tem sossego, mas Isabel diz que quer falar sobre Lara. Orlando escreve que eles é que a estão a afastar, mas ela não percebe o que ele escreve. Orlando tenta explicar através de mimica, mas começa a desesperar porque Isabel não entende. Ela diz que voltam a falar amanhã quando terminar o voto silêncio. Orlando só quer que o deixem em paz.

Rui pára de trabalhar, está tenso e preocupado, lembra-se da conversa com Renata e da conversa com Afonso em que diz que os habitantes confiam nele e esperam que os defenda. Sente-se dividido.

Renata lê no tablet as notícias que saíram depois das declarações de Tosso. Acha que até podem favorecer a construção da barragem. Nuno não percebe e Renata começa a explicar o seu plano (não ouvimos).

Mia conversa com Tó e Armanda que se lamenta e continua a comportar-se como se estivesse grávida. Tó está impaciente com a as atitudes e conversa de Armanda e Mia acaba por mudar de assunto.

Isabel está em choque ao saber que Xana foi para as Maldivas pois precisava de conselhos dela. Zé tenta ajudar, mas Isabel apressa-se a sair. Neca lamenta que Xana não atendas as chamadas e pergunta se ela já terá arranjado algum nativo. Zé espera que sim, não percebe porque Neca tem saudades de Xana se é ele que faz tudo em casa. Neca diz que ela sabe que é assim que ele é feliz.

Em casa de Tosso, Xana monta um cenário e tira fotografias a fingir que está nas Maldivas. Atende chamada de Isabel, mas finge que tem pouca rede e despacha-a.

Armanda convencida que Tó quer ser pai, diz que quer ter gémeos. Mia fala do trabalho que dá, mas ela diz que não seria problema, acha que Tó vai dar um excelente pai e ajudar em tudo. Mia não tem paciência para ouvi-la.

Mónica conta a Rui que está a escrever um livro e quer saber mais sobre Joana. Rui fica tenso, mas acaba por resumir que Joana era filha única, vivia só com a mãe que andava metida com homens casados da terra. Isso veio a lume, juntamente com a história de ter sido ela a roubar a cruz da capela e acabaram expulsas pelo povo.  Acrescenta que o único que gostava dela era Eugénio.

Nuno sente-se entediado, recebe mensagem de Luísa a perguntar se ele está bem e quando vai para responder, Renata entra com Peres, que diz para Renata fazer alguma coisa antes que o governo volte atrás e suspenda o projeto da barragem.

Luísa recebe Orlando para jantar, ele faz sinal qual o menu que quer. Mary senta-se com ele e começa a falar que já fez voto de silencio em retiros, aos quais ia com Dieter. Começa a desabafar sobre o passado com Dieter, perante a impaciência de Orlando que não aguenta, levanta-se e sai. Bernardo repara que ele saiu sem o cumprimentar e faz filmes que ele e Mary andam enrolados.

Mónica diz que deu o divórcio, mas não vai desistir de Paulo. Mia só não quer que se iluda e que sofra. Mónica diz que tem muita sorte em ter uma filha como Mia. Afonso vem do quarto e conta-lhes que Lucas (ex-colega na construtora Jones) ligou e contou que a empresa está num alvoroço porque Renata foi afastada do projeto da barragem. Mia e Mónica ficam muito espantadas.