Portugal já tem canção para ‘atacar’ o “Festival Eurovisão 2019”

Portugal já tem canção para ‘atacar’ o “Festival Eurovisão 2019”

Festival da Canção 2019
“Festival da Canção 2019”

Decorreu esta noite a final do “Festival da Canção 2019”. Depois de duas meias-finais em Lisboa, a decisão foi revelada em direto de Portimão.

O já testado sistema de votação 50/50 voltou a ser o método escolhido. Os jurados distribuídos por sete regiões de Portugal emitiram a sua pontuação.

Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira disseram de sua justiça. O televoto completou a votação final, com o público a ter também uma palavra – de igual peso – a dizer.

O espetáculo foi conduzido em direto do Algarve por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Eles foram os principais rostos numa noite dividida por vários profissionais da RTP. Inês Lopes Gonçalves voltou a medir a pulsação na green room.

“Telemóveis”, cantada por Conan Osíris foi a canção eleita. Este vai ser o tema que vai subir ao palco da Eurovisão 2019 em Telavive, Israel.

O cantor recolheu a preferência do júri nacional e ainda somou a pontuação máxima no voto popula efetuado durante a semana e encerrado já no decorrer do Festival da Canção 2019.

Conan Osíris sucede a Cláudia Pascoal que, no ano passado, foi a representante portuguesa numa Eurovisão realizada em Lisboa.

Tido por muitos como a grande favorita à vitória, “Telemóveis” despertou também o interesse internacional. O vídeo da atuação na primeira semifinal do “Festival da Canção 2019” e que conta já com perto de 2 milhões de visualizações tem muitos comentários estrangeiros.

Calema, NBC, Mariana Bragada, Matay, Surma, Madrepaz e Ana Cláudia eram os outros concorrentes. A votação detalhada pode ser revisitada aqui.