“Postal de Guerra” é uma das apostas da ‘nova’ RTP2

Nas evocações do centenário da Grande Guerra, e no âmbito de uma parceria entre a RTP e a Comissão para as Evocações do Centenário da Grande Guerra, estreou ontem a rubrica “Postal da Grande Guerra”.

Este espaço tem emissão semanal, às segundas-feiras, no “Jornal 2”, desde ontem, sendo igualmente retransmitido na RTP Internacional. Este projeto será também extensível à web, aqui.

Neste espaço a RTP2 vai descobrir e divulgar documentos inéditos, apresentar artigos de imprensa, alguns deles até divertidos, mas censurados à época e nunca antes lidos. Para além da História, a estação quer contar as estórias em torno dos portugueses que partiram e aqueles que ficaram, as mulheres, as famílias… Ou seja, homenagear os milhares de portugueses que combateram pela Pátria, evocar o soldado Português e, acima de tudo, manter a memória de um momento único na História.

“Postal de Guerra” vai também divulgar postais escritos durante a Grande Guerra e outros que ficaram por escrever, pois não se pode esquecer que estes postais, tal qual como os atuais posts das redes sociais atuais, eram também usados como veículo de informação rápida e de propaganda!

Para concretizar este projeto foi preciosa a ajuda e colaboração de vários parceiros, entre os quais, o Arquivo Histórico Militar, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Hemeroteca de Lisboa, o Instituto de História Contemporânea da Universidade de Lisboa, o Arquivo Municipal de Lisboa, o Museu e Arquivo da Marinha, a Liga e Museu do Combatente, a Fundação Portuguesa das Comunicações e coleções privadas.

Na versão multimédia desta rubrica, os postais terão um link direto para os sites de cada um dos parceiros, os quais já desenvolveram um trabalho notável sobre a Grande Guerra. Exemplo disso é a Antena 2, onde já poderá ouvir a obra musical completa dos compositores da época que ilustram cada postal.

O primeiro “Postal da Grande Guerra”, com emissão no “Jornal 2”, foi dedicado ao apresamento dos navios alemães.

Os temas a abordar são muitos e diversos, partindo sempre de postais e ilustrações da época, desde os mais conhecidos aos menos conhecidos, incluindo a assistência religiosa aos militares, os intelectuais na Guerra, os diários de serviço de um batalhão expedicionário, entre outros.