Prémios Zapp – Canais

Prémios Zapping de Televisao

Iniciamos hoje uma caminhada pelos Prémios Zapp de forma a conhecer todos os nomeados.
A primeira categoria analisada será a dos Canais. E para votar no seu preferido, basta clicar aqui!

Para Melhor Canal Generalista os nomeados são:

RTP1

RTP 1

A RTP1 foi o primeiro canal a aparecer em Portugal, em 1957. É o canal principal de televisão da Rádio e Televisão de Portugal, a empresa pública de rádio e televisão.  Assume-se como um canal generalista de serviço público com componente comercial e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento. As suas emissões experimentais RTP iniciaram-se a 4 de Setembro de 1956, nos estúdios da Feira Popular, em Lisboa. Só mais tarde as emissões regulares começaram. Foi no dia 7 de Março de 1957. Em Abril de 1958 a Televisão cobria 44% do território nacional e chegava a cerca de 58% da população, só atingindo todo o país em meados dos anos 60. A RTP1 emite ainda hoje o programa de informação mais antigo de Portugal: o Telejornal. Foi para o ar pela 1ª vez a 19 de Outubro de 1959.

RTP2

RTP 2

A RTP2, um canal generalista que tem um público-alvo mais direccionado,  é o segundo canal de televisão da Rádio e Televisão de Portugal. As suas emissões iniciaram-se a 25 de Dezembro de 1968. Em 1992, passou a chamar-se TV2, mas em Abril de 1996, voltou ao  actual nome, e deixou de ser um canal comercial, deixando de ter publicidade e passando a ser serviço alternativo aberto à sociedade civil que possa reforçar, pela diferença, os princípios de universalidade, coesão e proximidade do Serviço Público de Televisão. A 14 de Maio de 2012, a RTP2 tornou-se o primeiro canal generalista português a emitir em 16:9. Em 2014, a sede do canal foi transferida para a RTP-Porto, localizada nos estúdios do Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia, e a direcção de programas da RTP2 foi novamente autonomizada da da RTP1, com a nomeação de Elíseo Oliveira para dirigir o canal.

SIC

SIC

A SIC (Sociedade Independente de Comunicação) foi a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado e objecto de estudo em diversos países por ser a que mais rápido ultrapassou os canais públicos em toda a Europa. As suas emissões iniciaram-se a 6 de Outubro de 1992.O seu conselho de administração é liderado por Pedro Norton, que é desde 2012 presidente do Grupo Impresa. Uma das grandes apostas da SIC, que se destacou claramente no panorama televisivo, foi a Informação, aliada à independência, rigor, qualidade e irreverência que caracterizam o “estilo SIC”. Sempre na procura da inovação, a SIC, em 2000, entrou no universo dos canais de cabo e em 2007 entrou em plena era digital e em multiplataformas com conteúdos interactivos. Hoje, a componente multimédia é uma prioridade no Universo SIC, reunindo um conjunto de sites e multiplataformas online em constante renovação.

TVI

TVI

Actualmente é a líder das audiências em Portugal, posto que ocupa a nove anos consecutivos. A Televisão Independente, ou simplesmente TVI foi a segunda estação de televisão portuguesa de carácter privado a aparecer. As emissões experimentais iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993 como o quarto canal generalista, que nesta altura tinha o nome de “4” por ser a 4ª rede nacional de televisão. A emissão regular chega em Outubro de 1993 e 1 ano depois chega a todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores através de uma rede própria de emissores. A TVI no início queria ser uma estação alternativa apostando em concursos e séries e novelas estrangeiras, tendo raros momentos portugueses, mas a partir do ano de 1998 a aposta passou a recair na ficção nacional, talk shows e reality shows.

Os nomeados nos canais de Informação são:

SIC Notícias

SIC Notícias

SIC Notícias (Lisboa TV, Informação e Multimédia, S.A.) foi o segundo canal temático da estação de televisão portuguesa SIC a ser transmitido, tendo as suas emissões iniciado em 8 de Janeiro de 2001. Além dos blocos informativos no topo da hora, oferece também edições especiais e programas temáticos onde a economia, a saúde, as entrevistas, o espectáculo, a moda e o desporto são tratados. No final de 2003 a emissão da SIC Notícias ficou disponível via satélite em Angola e Moçambique. Mais tarde, a SIC Notícias passou a ser transmitida nos Estados Unidos, Cabo Verde e Suíça. Em Março de 2013 chegou ao Canadá e dois meses depois começaram as transmissões na Austrália e França. O próximo mercado para a Sic Noticias será o Brasil.

TVI24

TVI 24

A TVI24 foi a terceira estação de notícias a aparecer na televisão portuguesa. As suas transmissões iniciaram-se a 26 de Fevereiro de 2009. Este canal é o primeiro canal por cabo da TVI. Em 2010 José Alberto Carvalho torna-se director do canal e também director de informação de todo o universo TVI. Na sequência da sua entrada, e de Judite Sousa, o canal de noticias da TVI sofreu um refresh no dia 9 de Janeiro de 2012, onde se torna mais competitivo perante as suas concorrentes directas e afirma-se como o maior canal multimédia em Portugal. Com a mudança, o canal deixou de ter os blocos noticiosos individualizados e passaram todos a denominar-se “Noticias 24”, a excepção dos programas como “Discurso Directo” e “25ª Hora” onde para além da actualização das noticias existe a componente de debate, interactividade e rubricas. O jornalista João Maia Abreu apresenta o principal bloco informativo do canal, o “25ª Hora”, às 24h, onde é feita uma antevisão do que irá acontecer no dia seguinte.

RTP Informação

RTP Informação

A RTP Informação foi o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões em 31 de Maio de 2004, com o nome RTPN, embora o embrião da RTP Informação seja a NTV, criada a 15 de Outubro de 2001, a emitir do Porto. Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português, procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos. A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTP Informação transmite magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo,que, por falta de conteúdos em sinal aberto, já é cerca de 80% da televisão, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto. Mesmo sendo da RTP, uma empresa do Estado Português, o canal não é considerado Canal de Serviço Público de Televisão.

CM TV

Correio da Manhã TV

A CMTV é um canal generalista de Informação, tendo as suas emissões iniciado em 17 de Março de 2013.  Pertence ao jornal Correio da Manhã e transmite para todo o país na TV por Cabo. A CMTV conta com uma vasta equipa de profissionais que todos os dias produzem informação e entretenimento a pensar em si.

Porto Canal

Porto Canal

O Porto Canal é um canal de televisão dedicado a região Norte em especial à região do Porto em Portugal. Desde Agosto de 2011 que a sua programação desportiva é exclusivamente dedicada ao Futebol Clube do Porto, co-proprietário do canal. Iniciou as suas emissões a 29 de Setembro de 2006, com uma programação que contempla uma forte aposta na informação de interesse específico para concelhos que integram o Grande Porto, contando com a colaboração de empresas, autarquias e outras entidades desta área metropolitana, nomeadamente, a Universidade do Porto. No dia 10 de Janeiro de 2012, Júlio Magalhães foi apresentado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com director-geral do canal. Entrou em funções a 1 de Fevereiro de 2012.

Os nomeados nos canais de cabo português são:

SIC Mulher

SIC Mulher

A SIC Mulher foi o quarto canal temático da SIC a ser lançado, tendo sido especialmente desenhado para a televisão por cabo. As suas emissões iniciaram-se no dia 8 de Março de 2003, Dia Internacional da Mulher. Apesar do seu público-alvo serem as mulheres, transmitem programas com interesse para ambos os sexos, como sitcoms, britcoms e outras séries internacionais de ficção. No entanto, o seu principal objecto é a difusão de uma programação destinada à mulher que não se revê na totalidade em nenhum dos canais disponíveis no panorama televisivo português da actualidade. É um canal que se destina à mulher que já saiu de casa dos pais, para a mulher que já não estuda, já é independente, trabalha, tem uma carreira, já casou e/ou tem um ou mais filhos. A sua grelha é completada por magazines, talk-shows e filmes que abrangem temas vocacionados para um público maioritariamente feminino.

SIC Radical

SIC Radical

A SIC Radical foi o terceiro canal temático da estação de televisão portuguesa SIC a ser transmitido, tendo a sua emissão se iniciado em 23 de Abril de 2001. Desenvolvido especialmente para o cabo, tem como público-alvo os adolescentes e adultos jovens. A sua programação tem-se modificado ao longos dos anos, mas centra-se em séries de ficção científica, anime, sitcoms, britcoms, música, talk-shows, programas eróticos e programas amadores. Desde o início deste canal temático que os fãs de wrestling pediam esse tipo de programas. Os seus pedidos foram atendidos e, desde 2005, os programas “RAW” e “SmackDown”, ambos da “WWE”, encontram-se regularmente na programação do canal, sendo mesmo os mais vistos, juntamente com a série “Buffy a Caçadora de Vampiros”. Em 2006, o canal reforçou a grelha com os PPV’s, programas pagos nos EUA, onde há combates de maior nível. Em 2007, A ‘ECW’ da “WWE”, reforça a programação da SIC Radical.

TVI Ficção

TVI Ficção

A TVI Ficção é um canal temático da TVI que foi lançado a 15 de Outubro de 20121 em exclusivo no MEO. A grelha da TVI Ficção é preenchida com novelas, séries, telefilmes, sitcoms, minisséries e ficção própria da TVI. Inclui ainda programas próprios como entrevistas a actores e biografias.

Canal Q

Canal Q

O Canal Q é um canal português por cabo das Produções Fictícias. Trata-se do primeiro canal interactivo em Portugal. O Q tem na sua programação vários programas ligados à cultura Pop contemporânea.

Benfica TV

Benfica TV

O Benfica TV é o canal de televisão do Sport Lisboa e Benfica, e o primeiro canal televisivo de um clube português. A nível mundial, é o primeiro e único canal clubístico a transmitir, em direto e exclusivo, os jogos da equipa profissional de futebol do próprio clube – no Estádio da Luz –, bem como campeonatos de futebol estrangeiros. A primeira transmissão experimental da Benfica TV ocorreu no dia 2 de outubro de 2008 e incluiu o jogo entre Benfica e Nápoles, a contar para a Taça UEFA.

Os nomeados nos canais de cabo estrangeiros a emitir em Portugal são:

AXN

AXN

AXN é um canal de televisão por assinatura de propriedade da “Sony Pictures Entertainment”, que foi inicialmente lançado em 22 de maio de 1997, na Ásia, com o nome de “Action Extreme Channel”. No entanto, por razões comerciais e para facilitar a sua difusão pelo público, o nome é alterado para AXN. A sua programação é constituída por séries e filmes da “Sony Pictures Entertainment”. O AXN também produz magazines, relacionados com o mundo da música e dos videojogos. Em Portugal, através da “SPTI Networks Ibéria S.I”, que é filial da “Sony Pictures Television”,  distribuído pelas operadoras pagas e é líder de audiências na área do entretenimento.

FOX

FOX

A FOX Portugal é um canal de televisão pago da “FOX International Channels Portugal”. Está presente em todos os operadores de Cabo, Satélite e IPTV em Portugal. O canal em alta definição foi lançado a 31 de Julho de 2009. Da sua grelha fazem parte várias séries de origem norte-americana de grande sucesso internacional, como ‘Os Simpsons’, ‘House’, ‘Ossos’, ‘The Walking Dead’, ‘Family Guy’ e ‘Foi Assim Que Aconteceu’. A FOX foi o primeiro canal lançado em Portugal pela “FIC”. No dia 1 de Julho de 2011, iniciou as suas emissões em 16:9.

TLC

O The Learning Channel é um canal de televisão por assinatura norte-americano. Desde 1991 o TLC é distribuído pela “Discovery Communications”. Inicialmente o canal era focado em conteúdo educacional, em 2001, a rede começou a concentrar-se principalmente envolvendo estilos de vida, a vida familiar, e as histórias pessoais. O canal passou a operar em alta definição a partir de 1 de Setembro de 2007, com transmissão em simulcast. A TLC importa uma grande quantidade de material da programação do Reino Unido (como Junkyard Wars), principalmente através das relações com a BBC. Em Portugal, o canal estreou em Novembro de 2011.

Discovery Channel

Discovery Channel

O Discovery Channel é um canal de televisão por assinatura distribuído pela “Discovery Communications” destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história, meio ambiente e geografia. Foi lançado a 17 de Junho de 1985 nos Estados Unidos. O Discovery Channel oferece uma programação de documentários em português, 24 horas por dia, na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O Discovery Channel é o maior produtor e comprador de documentários do mundo. A sua sede é em Miami, nos Estados Unidos. Este canal tem uma forma de sustentabilidade bastante curiosa: entre dois programas são colocados pequenos filmes feitos por indivíduos que pagam pela sua exibição. Uns relatam experiências pessoais e outros satirizam e misturam situações do dia-a-dia. Estes últimos não vão além dos 15 segundos de duração, enquanto os que relatam experiências duram cerca de 1 minuto e 30. Estes pequenos filmes acabam de repente, sendo exibido no fim de cada, o logótipo do canal acompanhado do logo sound do mesmo.

 VH1

Vh1

O VH1, ou Video Hits One é um canal de televisão por assinatura dos Estados Unidos cuja sede encontra-se na cidade de Nova Iorque. Transmitindo desde 1 de Janeiro de 1985, o propósito original do canal era consolidar o sucesso da “MTV” oferecendo aos telespectadores vídeos musicais, mas com uma segmentação demográfica maior do que seu canal irmão mais velho, incluindo o mais leve e suave lado da música popular. O canal foi criado pela “Warner Entertainment-Amex Satélite” que é uma subsidiária da “Warner Communications”, uma proprietária da MTV.