Prémios Zapp – Entretenimento [Parte 1]

Prémios Zapping de Televisao

Mais um dia onde continuamos a percorrer os melhores de 2013, os nomeados nos Prémios Zapp de Televisão. Hoje vamos ver o que de melhor se  fez no entretenimento. E para votar no seu preferido, basta clicar aqui!

Os nomeados para melhor talk-show são:

Você na TV! (TVI)

Você na TV

É um programa de entretenimento transmitido pela TVI nas manhãs de Segunda a Sexta-Feira e apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Durante o programa, além da conversa e a cumplicidade com os telespectadores e o público presente no estúdio, as rubricas, as histórias, os testemunhos, os convidados, os jogos, os passatempos, os eventos e as reportagens são os elementos dinamizadores do programa.

5 Para a Meia-noite (RTP)

5 Para a Meia-Noite

Apresentado na RTP2, primeiro, e agora na RTP1 define-se por ter “Boa conversa… Convívio… Em boa companhia.” Conta com Luís Filipe Borges, José Pedro Vasconcelos, Nuno Markl, Pedro Fernandes e Nilton.

Alta Definição (SIC)

Alta Definição

Entrevista semanal, numa abordagem intimista a um convidado central. Gravada em Alta Definição, num local especial escolhido pelo entrevistado. Cada programa pretende ser um retrato biográfico do convidado(a), que é desafiado(a) a apresentar-se sem maquilhagem, na sua mais pura essência. Entrevista conduzida por Daniel Oliveira.

Querida Júlia (SIC)

Querida Júlia

“Querida Júlia” foi um talk-show português transmitido na SIC, apresentado por Júlia Pinheiro. Estreou a 14 de Março de 2011, às 10h, substituindo o programa “Companhia das Manhãs”. O programa acabou a 31 de Janeiro de 2014 para dar lugar ao programa também apresentado por Júlia Pinheiro mas com a companhia de João Paulo Rodrigues, “Queridas Manhãs”. Retractava factos da actualidade e destacava temas e pessoas que marcam a sociedade portuguesa. O programa tinha várias rubricas diárias.

O Eixo do Mal (SIC Notícias)

O Eixo do Mal

O “Eixo do Mal” é uma produção da empresa Produções Fictícias, emitido em directo no canal “SIC Notícias”, na noite de sábado para domingo. No programa é discutida a actualidade política, social e cultural portuguesa e internacional. O título do programa baseou-se na designação utilizada por George W.Bush para se referir a países com interesses contrários aos Estados Unidos da América, alegadamente com programas nucleares. Os intervenientes são actualmente Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. O moderador é Nuno Artur Silva.

 Na categoria Melhor Apresentador temos os seguintes nomeados:

Manuel Luís Goucha (Você na TV! e A Tua Cara Não Me é Estranha, TVI)

Manuel Luís Goucha

Manuel Luís Goucha possui uma longa carreira, sendo a maior parte dela televisiva. Participou como actor na Crónica dos “Bons Malandros”, em 1984. Apresentou programas de culinária e, durante vários anos a “Praça da Alegria”, na “RTP1” e, posteriormente, o “Olá Portugal”, na “TVI”. Goucha é também autor de vários livros de culinária, nomeadamente o livro “Os Doces do Manel”, editado em Dezembro de 2007. No final de 2008 co-apresentou a primeira edição do talent Show “Uma Canção para Ti”, com Júlia Pinheiro e posteriormente, em 2011 a 4ª edição com Cristina Ferreira. Mais recentemente apresentou “Masterchef” e” A Tua Cara Não Me é Estranha”.

João Manzarra (Vale Tudo e Factor X, SIC)

João Manzarra

A sua primeira aparição como apresentador de televisão deu-se em 2007 no programa “Curto circuito” da “SIC Radical”. Depois de dois anos e meio passou para a SIC generalista. Apresentou com José Figueiras e Liliana Campos o programa “Sic ao Vivo”. Em 2004 apresentou juntamente com Carolina Patrocínio o programa de entretenimento “TGV” (Todos Gostam do Verão) emitido na SIC. Em 2009 e até 15 de Fevereiro de 2010, apresentou o programa “Ídolos” juntamente com Cláudia Vieira, ganhando uma grande notoriedade em Portugal devido às grandes audiências geradas pelo concurso. Graças ao seu talento e enorme popularidade conquistada foi escolhido pela “SIC” para apresentar a solo o programa “Achas que Sabes Dançar?”. Em 2013, em conjunto com a Vera Fernandes fez “A Hora do Manzarra”, na Cidade FM (91.6), às 19:00. Apresentou o programa “Fator X” e “Vale Tudo”. É, também, o rosto publicitário da Optimus e da McDonald’s. Tem um livro sobre ele, que se chama O Diário do Manzarra.

João Baião (Portugal no Coração e Praça da Alegria, RTP)

João Baião

Começou como ator dramático. Na televisão participou em “A Relíquia” (1987),”Cobardias” (1988), “Ricardina e Marta” (1989) ou em produções de Filipe La Féria para a RTP1 como “Grande Noite” (1992/3) e “Cabaret” (1994). Na TVI foi apresentador do programa “Visto Isto” que teve pouco impacto. Tornou-se uma figura popular da televisão portuguesa com “Big Show Sic” (1995), também apresentou o programa “Big Show do Rádio” na 88 FM Rádio Ocidente e na Metropolitana FM 96.2, e depois com “Bom Baião” (1998). Integrou o elenco de vários espectáculos de Filipe La Féria no Teatro Politeama, como Maldita Cocaína, De Afonso Henriques a Mário Soares, Rosa Tatuada de Tennessee Williams ou A Rainha do Ferro Velho de Garson Kanin. Entrou para a RTP onde apresentou o programa “Portugal no Coração” e “Praça da Alegria”, até março de 2014 quando mudou para a SIC.

Daniel Oliveira (Alta Definição, SIC)

Alta Definição

Em 2000 é convidado para integrar a equipa fundadora da SIC Notícias, onde cumpre todo o estágio de formação e exerce desde a abertura do canal, em 2001, funções de produtor editorial e coordenador na área de social e desporto, cujas primeiras peças são de sua assinatura. Em 2002 transita para a SIC, onde é repórter e redator principal do magazine “Catarina.com”. Em 2003 é contratado pela RTP, onde foi responsável pela autoria, coordenação e apresentação de programas como “Só Visto!”, “Vive o 2004”, “Exclusivo Mundial”, “Há Volta”, “Ângulo Inverso”, “Todos por um”, “No coração de Portugal”, “Só Visto e amigos”, “Top +”, entre outros. Em 2008 regressa à SIC como coordenador executivo de conteúdos de entretenimento, onde criou os programas “Episódio Especial”, “Fama Show”, “Os Incríveis”, “O Regresso dos Incríveis”, “Alta Definição”, “Gosto Disto”, “Geração Scolari”, “Tá a Gravar”, entre outros. Co-apresentou as galas dos 17º, 18º e 19º aniversários da SIC e é o autor do slogan “Estamos Juntos”, que a estação adotou em 2008.Desde 2011 que exerce funções de subdiretor de gestão e conteúdos de entretenimento da SIC. Fez a cobertura do UEFA Euro 2004, UEFA Euro 2008 e UEFA Euro 2012 e do Copa do Mundo FIFA de 2006 e Copa do Mundo FIFA de 2010 Em Maio de 2013 foi considerado pelo semanário Expresso um dos 100 portugueses mais influentes. É diretor da SIC Caras.

Fernando Mendes (O Preço Certo, RTP)

Fernando Mendes

Fernando Jorge Alves Mendes é um actor português. Essencialmente comediante, com trabalhos na televisão, teatro e cinema. Actualmente apresenta o concurso “O Preço Certo”. O pai, Vítor Mendes também era comediante e actor de teatro de revista, muito conhecido em Portugal.

 As nomeadas para melhor apresentadora são:

Cristina Ferreira (Você na TV!,A Tua Cara Não Me é Estranha e Dança Com as Estrelas, TVI)

Cristina Ferreira

Tirou o curso de história e jornalismo e aconselharam-na a ir a um curso de apresentação de televisão. Fez esse curso com Emídio Rangel, e teve Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro como seus professores. Os seus primeiros diretos na televisão foram nos diários do “Big Brother” e no programa informativo “Diário da Manhã”, na altura apresentado por Júlia Pinheiro. Em 2006 participou como concorrente no programa “Canta Por Mim”. Em 2009 fez uma pequena participação na novela da TVI “Sentimentos”, fazendo de si própria. Apresentou em 2011, também em conjunto com Manuel Luís Goucha, a 4ª edição do talent show” Uma Canção para Ti”. Em 2012, voltou a apresentar um programa de horário nobre a um domingo, o talent show “A Tua Cara Não Me é Estranha”, ao lado de Manuel Luís Goucha. Em 2013, Cristina Ferreira estreou-se a solo num programa de entretenimento, “Dança com as Estrelas”, que decorreu durante o Verão. Em novembro de 2013, lançou um livro de culinária intitulado Deliciosa Cristina. Desde 1 de Dezembro de 2013, Cristina Ferreira passa a exercer o cargo de Diretora de Conteúdos Não Informativos da TVI em acumulação com o seu trabalho como apresentadora.

Júlia Pinheiro (Querida Júlia e Splash! – Celebridades, SIC)

Júlia Pinheiro

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Nova de Lisboa, e tirou uma pós-graduação em Comunicação Social, na Universidade Católica Portuguesa. Estreou-se na televisão em 1981, como uma das apresentadoras de “Estamos Nessa”, na RTP. Em 1984 chegou à “Rádio Renascença”, onde permaneceu até 1992. Depois foi para a SIC e apresentou “Praça Pública”, “Cantigas do Maldizer”, “Só Para Inteligentes”, “SIC 10 Horas”, “Noite da Má Língua”, “Filhos da Nação”, “Mr World”, “SIC 11 Horas”, “Noites Marcianas” e “Às Duas por Três”. Voltou à RTP onde apresentou “O Elo Mais Fraco”, “Gregos e Troianos” e “O Jogo da Espera”. De seguida mudou-se para a TVI, onde exerceu as funções de subdirectora de Programação, e apresentou um sem número de talk-shows e reality-shows,. Em Janeiro de 2011 voltou para a SIC onde assumiu o cargo de Directora de Formatação de Conteúdos. Estreou-se na estação de Carnaxide com o programa diário chamado “Querida Júlia”. Actualmente divide o programa “Queridas Manhãs” com João Paulo Rodrigues.

Teresa Guilherme (Big Brother VIP e Sectret Story 4 – A Casa dos Segredos)

Teresa Guilherme

Em 1978, aos 23 anos, depois de uma experiência falhada na função pública, ingressou na RDP pela mão de Raul Durão, para exercer a função de produtora no programa radiofónico “Vozes e Nozes”. Depois de trabalhar com Raul Durão, passou, ainda na rádio, a produzir programas de Nicolau Breyner. Ao longo da década de 80 dediciu-se mais à produção de festas e espectáculos, como passagens de modelos e inaugurações de centros comerciais, tendo formado a empresa “Teresa Guilherme, Lda.” que era bastante solicitada, na altura, em Lisboa. Em 1991, iniciou-se na televisão, ao criar e produzir um programa para a RTP destinado ao público juvenil. Chamava-se “Acontecimentos, Limitada” e tinha periodicidade semanal. Estreou-se à frente das câmaras, ao apresentar um programa da sua autoria, o “Eterno Feminino”. “Olha que Dois” (1993, RTP) foi o primeiro programa apresentado por Teresa Guilherme, em parceria com Goucha, sem ser produção sua. Ainda nesse ano, propôs ao canal televisivo SIC o programa diário “E o Resto é Conversa”, que viria a ter quase 200 edições. No final de 1994, a SIC confiou-lhe a apresentação e produção do inovador concurso “Não se Esqueça da Escova de Dentes”, um sucesso só comparável a “Ai os Homens”, uma grande produção de Teresa Guilherme que foi para o ar em 1998 e cuja apresentação esteve a cargo de José Figueiras. O regresso à RTP deu-se no ano seguinte com a produção de “Passeio da Fama”, mas pouco tempo depois passou a trabalhar também para a TVI e para a SIC. No ano 2000, foi convidada a apresentar o “Big Brother”, uma produção da Endemol para a TVI que viria a revolucionar a televisão portuguesa, com quatro edições. Em 2002 Teresa Guilherme produziu, entre outros, os programas “Lux”, “As Manhãs de Sofia” e “Olá Portugal” para a TVI e a “Fábrica de Anedotas” e o “Passeio dos Alegres” para a RTP. Em Outubro de 2004, estreou-se como apresentadora da reposição do concurso “Um, Dois, Três” na RTP1. Apresentou o programa “Momento da Verdade”. Recebe o convite da TVI para apresentar a 2ª edição do “Secret Story – Casa dos Segredos”. Em 2013, Big Brother, o programa que mudou a televisão em Portugal, regressa à TVI no formato Big Brother VIP e conta com a apresentação principal de Teresa Guilherme, confirmação dada pela TVI.

Catarina Furtado (Feitos ao Bife, Chefs’ Academy e vários especiais, RTP)

Catarina Furtado

Foi apresentadora de televisão da SIC até 2002. Em 2003 é contratada pela RTP onde se mantêm como um dos principais rostos da estação. Ao longo da sua carreira tem abraçado diversos projectos como atriz no teatro, cinema e na ficção para televisão. É autora de contos infantis, documentários para televisão e letras de canções.

Sílvia Alberto (Nada a Esconder, Não Me Sai da Cabeça e Só Visto!, RTP)

Sílvia Alberto

Iniciou-se na televisão em 2000, como apresentadora do programa “Clube Disney” na RTP1, seguindo-se “Clube da Europa” na RTP2, em 2001. Ao mesmo tempo faz a locução do “Programa da Manhã”, na Mix FM, até 2002. Nesse ano, muda de estação e torna-se repórter da SIC. Popularizou-se como apresentadora do concurso musical “Ídolos”, ao lado de Pedro Granger, em 2003, numa edição que lançou a carreira de Nuno Norte e Luciana Abreu. Co-apresentou, ao lado de Herman José e Fátima Lopes, as edições de 2004 e 2005 dos “Globos de Ouro”. Regressou à RTP1 em 2006 com “Dança Comigo”. Seguiram-se” Aqui há Talento”, “Operação Triunfo”, “Olha quem Dança”, “Masterchef”, entre outros.

 Para o prémio Revelação os nomeados são:

Isabel Silva

Isabel Silva

Isabel Silva começou com um estágio no programa “Você na TV!” em Fevereiro de 2011. Actualmente apresenta o programa “Juntos no Verão” com Teresa Guilherme

Vasco Palmeirim

Vasco Palmeirim

Vasco Palmeirim é conhecido por fazer as manhãs da “Rádio Comercial” com Pedro Ribeiro, Vanda Miranda, Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira. Apresentou os programas “Feitos ao Bife” e “Sabe ou Não Sabe” na RTP e a “Costeleta de Adão” com Ana Markl no canal Q. Actualmente divide a apresentação do programa “The Voice Portugal” com Catarina Furtado.

João Paulo Rodrigues

João Paulo Rodrigues

A primeira participação não televisão aconteceu no programa “123”, a convite de Teresa Guilherme. Participa depois nos programas “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração”. A presenta ainda “Portugal Tal & Qual”, na RTP1. Em 2012, participou na primeira edição do programa “A Tua Cara não Me É Estranha”, da TVI, o qual acabou por vencer. Ainda no decorrer de 2012, exatamente dia 30 de Junho, iniciou na TVI, ao lado de Marisa Cruz, a apresentação do programa “Não há Bela sem João”. A 22 de dezembro de 2013 surpreendeu o mercado televisivo ao transferir-se para a SIC. O novo apresentador da SIC apresenta agora ao lado de Júlia Pinheiro o programa que veio substituir o “Querida Júlia”, o “Queridas Manhãs” desde fevereiro de 2014. Em 16 de Fevereiro de 2014 integrou o elenco fixo do programa “Vale Tudo” com a apresentação de João Manzarra.

Mário Augusto

Mário Augusto

Jornalista desde 1986, trabalhou colaborou em diversos jornais, designadamente “O Comércio do Porto”, onde estagiou, “Êxito”, “Sete” , Revista “Sábado” .Na rádio, trabalhou na “Rádio Comercial”, “Rádio Renascença” trabalhou durante vários anos na “RDP Antena 1”, “Antena 3” e foi fundador da “Rádio Nova”, em 1989. Em Televisão tem vindo a desenvolver uma carreira, iniciada em 1985 em programas infantis da RTP foi assistente de produção de vários projectos na RTP Porto.Desde 1988 é jornalista e apresentador de televisão, tendo apresentado de vários espaços e rubricas de informação cinematográfica Em 1992, com o aparecimento da SIC, integrou a delegação do Porto. Apresenta desde o inicio da carreira vários programas de cinema e faz habitualmente entrevistas às estrelas da 7ª arte. Tem realizado Grandes Reportagens. Desde Janeiro de 2010 regressou à RTP. Apresenta desde 2010 o magazine de televisão “Janela Indiscreta”.

Rita de la Rochezoire

Rita de la Rochezoire

Fez parte de uma girlsband, mas licenciou-se em Sociologia, fez um curso de escrita criativa e um mestrado em Ciências da Comunicação. Conseguiu entrar no 5 para a Meia-Noite trabalhando como a “repórter louca” do programa. Conseguiu depois um lugar de repórter no “Só Visto”, que ocupa até hoje.