“Príncipes do Nada” chega ao fim com um episódio especial

Príncipes do Nada
“Príncipes do Nada”

Na próxima terça-feira, às 21h, a RTP1 emite a última edição desta temporada de “Príncipes do Nada – Refugiados”.

O formato chega ao fim com um episódio especial. Catarina Furtado vai conhecer um grupo de menores desacompanhados vindos da Grécia, que se encontra a residir em Portugal no Centro de Acolhimento Especializado da Cruz Vermelha Portuguesa.

O último episódio de “Príncipes do Nada” vai ao encontro de refugiados a residirem em Portugal. Catarina Furtado irá visitar o Centro de Acolhimento Especializado da Cruz Vermelha e conversar com alguns dos adolescentes do primeiro grupo de 25 refugiados menores não acompanhados, que chegaram a Portugal, no mês de julho, vindos da Grécia ao abrigo do programa europeu de recolocação. Este derradeiro episódio dá ainda a conhecer outras histórias de vida que servem de inspiração e exemplo para a implementação dos verbos Acolher e Integrar num país que se assume solidário.

Catarina Furtado conta que o especial “Príncipes do Nada – Portugal” «surge devido ao enorme impacto que esta série teve nos espectadores, quer na antena da RTP, quer na internet, com inúmeras e incríveis reações nas redes sociais (até mesmo através de ajudas concretas a ONG’s abordadas)».

«Neste Especial de 25 minutos iremos contar histórias de integração de refugiados em Portugal, também com ligações aos países que a série documentou. É com um profundo sentimento de dever cívico que irei visitar o Centro de Acolhimento Especializado da Cruz Vermelha Portuguesa e entrevistar alguns dos 25 adolescentes (menores desacompanhados) do primeiro grupo, vindo da Grécia, que chegou a Portugal. Seremos os primeiros profissionais da comunicação social a conhecer os jovens e o modelo de acolhimento da Cruz Vermelha (e a sua equipa multidisciplinar)», esclarece ainda a apresentadora.

Catarina Furtado acrescenta ainda: «Acredito mesmo que as suas histórias de vida irão contribuir para sustentar a solidariedade da nossa população para com estas pessoas que fogem dos seus países e vêm à procura de paz, empatia e direitos reconhecidos. Tal como gostaríamos que fizessem connosco».

Na quinta temporada de “Príncipes do Nada”, Catarina Furtado e a sua equipa visitaram vários campos de refugiados na Grécia, no Bangladesh, no Líbano e no Uganda, para além de terem seguido o drama dos venezuelanos que procuram na Colômbia uma vida melhor e a realidade dos colombianos deslocados à força, vítimas dos conflitos armados.

Acompanhe o episódio especial de “Príncipes do Nada – Portugal” no esta terça-feira, às 21h, na RTP1.