Próxima temporada da “Primeira Liga” deve passar em sinal aberto

Liga NOS
Liga NOS 2016/17

A próxima temporada da Primeira Liga de Futebol (2018/2019) surgiu na lista dos eventos que devem passar na televisão em sinal aberto.

O despacho do ministro da Cultura define um jogo por jornada «envolvendo necessariamente uma das cinco equipas mais bem classificadas» nas cinco épocas anteriores.

No entanto, avança o Jornal de Negócios, isto não garante o regresso de jogos em sinal aberto na próxima época futebolística, já que o despacho apenas define a possibilidade de cedência «em termos não discriminatórios e nas condições do mercado», mas não obriga os canais generalistas a comprarem os direitos de transmissão.

Atualmente os portugueses têm de pagar o serviço de TV por subscrição da Sport TV e BTV, para seguir o campeonato de futebol português.

Na lista de interesse generalizado do público para 2018 estão 11 eventos desportivos, tais como cerimónias de abertura e de encerramento, os jogos de abertura, dos quartas-de-final, das meias-finais e a final do Mundial de futebol, que será disputado na Rússia de 14 de Junho a 15 de Julho do próximo ano.

Ainda no futebol, surgem listados os jogos da Selecção A as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, a Supertaça Cândido de Oliveira, um jogo por jornada ou por mão de uma eliminatória em que participem equipas portuguesas na Liga dos Campeões ou Liga Europa – no caso desta última competição só a partir dos quartos-de-final – e ainda as finais das competições de clubes organizadas pela UEFA incluindo a Supertaça Europeia.

Ainda segundo o Jornal de Negócio, a Volta a Portugal em Bicicleta e as participações de atletas portugueses ou seleções nacionais A nas fases finais de mundiais ou europeus das diversas modalidades, assim como finais de competições internacionais de clubes em que participem equipas portuguesas, devem ter transmissão em sinal aberto.