PSD quer canal no Cabo

O Partido Social Democrata pretende transferir o atual canal online “PSD TV” para a televisão por cabo. O canal estará disponível apenas para os militantes e usará verbas resultantes das quotas que os mesmos pagam.

Com este lançamento, o PSD pretende celebrar os 40 anos do partido e dar resposta às lacunas das coberturas dos canais generalistas. Devido à complexidade e interpretação restrita da lei eleitoral os canais generalistas têm recusado organizar debates com todos os candidatos e esta é uma forma de combater esse problema.

O canal pode estar disponível brevemente na NOS, MEO, Cabovisão e Vodafone, depois das autorizações necessárias por parte da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações).

Para Eduardo Cintra Torres esta é uma forma de os partidos chegarem aos cidadãos sem terem o jornalismo como crivo. «Se há canais de televisão de clubes de futebol, não vejo qual o impedimento» de haver canais de partidos, uma vez que «quanto mais informação, mais debate e mais propaganda organizada houver, melhor os cidadãos podem fazer as suas escolhas», acrescenta o especialista em assuntos televisivos.

Segundo o jornal online “O Observador”, além do canal, o PSD pretende lançar um jornal digital que já foi registado na ERC com o nome de “Jornal D”.