“Quem Quer Ser Milionário”: Especialistas contrariam versão de Manuela Moura Guedes

RTP1

Edite Estrela e José Mário Costa, dois dos mais conhecidos especialistas da Língua Portuguesa confirmaram ao Diário de Notícias que o provérbio contido na pergunta que causou polémica na passada semana no “Quem Quem Ser Milionário” não existe de facto.

Edite Estrela, Eurodeputada e professora de Literatura Portuguesa começa por dizer que o provérbio ‘Dezembro frio, calor no estilo’ (como foi referido no programa da RTP1) «não está registado».

A antiga apresentadora do “Falar Português” da RTP1 assegura ainda que o adágio popular «não conta de nenhum dos três bons dicionários que consultei».

Já José Mário Costa, co-fundador do site Ciberdúvidas e autor do programa “Cuidado Com a Língua” da RTP1 assegura que «a resposta certa seria ‘Dezembro frio, calor no estio’, a outra nem faz sentido».

A polémica pergunta apareceu na passada quinta-feira no “Quem Quer Ser Milionário”. Raquel Silva, concorrente no momento, teve de completar o provérbio ‘Dezembro frio, calor no…’ e as opções eram ‘domicílio’, ‘aconchego’, ‘abrigo’ e ‘estilo’. a participante foi eliminada ao escolher ‘aconchego’. Segundo os especialistas só há uma opção que é ‘estio’.

Já Manuela Moura Guedes, apresentadora do concurso da RTP1 garantiu que não houve qualquer erro. «Há dois provérbios sobre o ‘dezembro com frio, um mais conhecido, ligado ao estio, outro ligado ao estilo. São, pelo menos, dez as fontes que sustentam esta afirmação», escreveu no Facebook, citada pelo DN.