“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 162 (28 de setembro a 4 de outubro)

Lucas está preocupado com João, e quer saber como está com Madalena, e João insiste que não vai desistir dela. Isabela entra na cama, retira o colar com o brinco e brinca com ele entre os seus dedos, enquanto pensa em Mateus.

Machado dorme agitado e tem um pesadelo gritando por Amélia. Maria olha-o incrédula, sem saber o que fazer. Mateus entrega carta a Esperança para meter no correio, e ela sai.

Isabela serve o pequeno almoço a Lucas e pergunta como está Ana. Isabela sai e Lucas escreve mensagem a Vitória. Machado está incomodado com o assunto de Amélia e Maria pede-lhe para ele a esquecer.

Machado acaba por dizer que a morte de Amélia é culpa dele. Isabela estende roupa, Fonseca aproxima-se e conta que está de folga e tinha saudades dela. Maria sente-se culpada por ter relembrado Machado da morte de Amélia.

Marcos sai, e tem Rita à sua espera. Marcos aproxima-se, elogia-a e faz um carinho no rosto dela, sorridente.

Rita avisa Marcos que quer viver ali, Marcos está entusiasmado com a cerimónia. Rita trama Marcos por ter descoberto a traição. Marcos e Rita discutem sobre a traição, e Rita avisa que só casam nas condições dela.

Elvira pergunta a Lucas se pode manter a data de casamento e diz que Joana e Alfredo vão renovar os votos também.

Isabela tem medo de não conseguir esperar mais tempo por Mateus, mas Elvira repreende-a por ainda não estar a trabalhar. Joana pergunta a Hugo se já fez as pazes com Sandra, ele diz que não, mas olha-a apaixonado.

Ana sonha com Mateus a ir buscá-la ao quarto e entra em pânico. Vitória cruza-se com Lucas, ouvem um grito de Ana e correm para o quarto.

Lucas e Vitória entram preocupados, e Ana percebe que foi só um sonho. Raquel conta a Nuno que possivelmente Marcos vai casar, mas não terá a vida facilitada porque ela falou com Rita.

Marcos recebe chamada de João, que o avisa que não vai ser seu padrinho de casamento dele. Rita pede ao conservador para aguardar porque Marcos não se está a sentir bem, ele chega e concorda assinar os papéis.

Patrícia acha que Arlete devia pensar bem se quer o prémio ou não, quando aparece um inspetor da ASAE e diz que recebeu uma denúncia por haver ratos no café.

Joana pede a Carlos que lhe arranje um rato, e ele fica desconfiado do que a mãe anda a preparar. Machado pede um pouco mais de paciência para apanhar Mateus e Lucas cede e deixa a filha ficar mais uma noite.

Patrícia conta uma história de infância a Sílvio, e acaba por se insinuar a ele. Sílvio diz que não costuma comer nos locais que inspeciona, Patrícia oferece-lhe um bolo e fica a pensar quem a denunciou.

Joana oferece petiscos a Ornelas para que ele a ajude a encontrar um rato. Ornelas diz a Patrícia que vem dar um recado a Maria, tira do bolso um rato e larga-o no chão. Isabela entra com várias cartas, vê de quem são e avança para o escritório.

Isabela deixa as cartas na secretária, mas vê uma carta de uma empresa de adubos endereçada a ela.

Ana quer voltar para casa, mas quer que apanhem Mateus para pagar pelo que fez com a mãe, Vitória e Lucas ficam emocionados por Ana lhe ter chamado mãe com naturalidade pela primeira vez.

Mateus relembra Esperança do plano que tem de fazer. Mateus muda pilhas do comando, ouve barulho, fica assustado, percebe que pode ter sido o gato. Fonseca enigmático, afasta-se da janela da casa.

Aproxima-se do carro, entra para o lugar do condutor e pega no telemóvel. Machado pede a Fonseca que mesmo sem sinais de Mateus não desista, atira-se para a cama exausto.

Maria comovida, acha que a comida de Joana sabe a casa, algo que nunca teve, Joana abraça-a, Patrícia aproveita a distração e deita picante nas travessas de Joana.

Maria volta a comer, fica aflita com o picante deixando Joana incrédula. Hugo conta a Carlos que deve ter sido enganado na encomenda da PH, mas promete pagar-lhe tudo, são interrompidos por chamada de Sandra.

Sandra cheia de febre, Hugo bastante preocupado, vai buscar comprimidos à mãe, Sandra decide contar que tomou comprimidos para abortar, deixando Hugo em choque.

Joana percebe que foi Patrícia a estragar-lhe a comida e faz-lhe o mesmo discretamente. Empregado anuncia que elas ficaram empatadas em segundo lugar e quem ganha é Arlete.

Rita aceita manter o casamento, mas avisa Marcos que tem condições. Raquel visita Rita, lamenta que ela tenha de adiar o casamento com Marcos por ele estar detido, mesmo assim entrega-lhe um presente e dá-lhe um fotografia de Marcos e Raquel a fazerem sexo.

Rita fica fula com traição de Marcos e Raquel encantada avisa-a que foi ela que também estragou o seu casamento com Alvaro. Melo avisa Marcos que a audiência é de manhã e chega a tempo do casamento, e pede-lhe para não estragar mais nada para conseguir a guarda das crianças.

Rita manda Raquel sair, ela satisfeita deseja-lhe felicidades e sai. Melo informa João que vai ser o padrinho de casamento de Marcos, mas ele anui estar de relações cortadas com o irmão.

Hugo fica triste com Sandra por não ter sido consultado sobre a decisão de ter filhos ou não, e ela chora.

Joana e Alfredo falam sobre o que aconteceu no concurso miss petiscos, quando chega Carlos e conta à mãe o que aconteceu com Sandra, diz que Hugo precisa de apoio, Joana em choque, abraça Carlos chorosa.

Elvira repreende Isabela por não ter o jantar pronto, ela desculpa-se e está desejosa para falar com Mateus.

Lucas está preocupado por Ana estar sozinha no hospital, mas Vitória tranquiliza-o. João estranha não estar quase ninguém para jantar. Isabela pergunta se Ana está assim tão mal, João acha que ninguém ia mentir num assunto desses e pede para levar-lhe comida ao quarto.

Patrícia puxa Vitória e Lucas para jantar e conta o que aconteceu no concurso miss petiscos. Alfredo e Joana abalados, comentam o que aconteceu com Sandra e Hugo.

Joana defende que ela deve ter as suas razões para ter abortado.  Sandra acha melhor voltar a casa da mãe e deixar Hugo seguir com a sua vida, mas ele quer continuar do lado dela, e abraçam-se.

Vitória quer saber se Lucas volta para o Brasil depois de apanharem Mateus, ele nega e falam sobre o beijo que deram.  Machado fala o telemóvel com Fonseca, desliga e repara no tabuleiro de Maria, estranha ela comer tanto, deita-se junto dela e petisca também.

Vitória diz a Lucas que gostou do jantar, ele diz que lhe apetecia dormir do lado dela, ela fica atrapalhada, Lucas percebe e despede-se.

Vitória sorridente e apaixonada, dirige-se para o seu quarto, mas antes procura Machado, ele abre a porta e dá-lhe passagem.

Vitória quer saber novidades de Ana, Machado sabe que está a dormir descansada e Vitória agradece e deixa-o a sós com Maria. Vitória prepara o pijama para dormir, recorda o que Lucas lhe disse.