“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 126 (10 a 16 de agosto)

Mateus já sabe que a polícia esteve ali à procura dele mas ninguém o viu a entrar, Marcos não quer ajudá-lo senão põe em causa o processo de recuperar Diogo e Pilar.

Maria apressa-se a ir ter com Machado, pergunta o que quer beber e serve-lhe uma aguardente.

Marcos não tem opção a não ser ajudar Mateus e espera que ele esteja mais equilibrado. Mateus promete protegê-lo caso seja apanhado e indica que ficou mais lúcido desde que descobriu quem é Catarina.

Catarina chega e Joana atira-lhe as culpas de tudo o que os filhos fizeram.

Catarina nega que tentou matar Mateus, e Isabela não acredita numa única palavra dela e sai com Joana.

Lucas arranja-se para sair, e conta ao telemóvel a Vitória, que Ana adormeceu.

Catarina está indignada ao ver Elvira com a sua roupa e Elvira manda-a ir servir-se senão morre à fome. Rita conta a Lucas que apanhou João a roubá-la, ele agradece por Rita lhe ter dado comida, e ela insinua que podiam matar saudades.

Vitória comenta com Machado a ideia de fazer sessões de apoio a vítimas de violência ali em Salvaterra, e eventualmente encontrem mais vítimas de Mateus com medo de falar.

Elvira acaba de fazer bolos com canábis, Lucas entra e tenta roubar um, mas Elvira não deixa.

Patrícia oferece o café para as sessões de Vitória, e ela sorri agradecida.

Rita fala com a sua filha, recorda rejeição de Lucas, mas acha que as duas juntas ainda vão conquistar o mundo.

Carlos vê embalagem de veneno para ratos, Madalena avisa que é perigoso, ele diz que está habituado, cresceu com veneno à volta da sua vida.

Ana vê os bolos de Elvira e ela impede-a de comer. Joana estranha sobre o que está nos bolos, Elvira diz que é uma receita especial.

Marcos mostra fotografia de Maria Teresa a Mateus, diz que é filha dele e de Rita, Mateus comenta que a mãe roubou-lhes a oportunidade de ver os filhos crescerem.

Catarina tenta dormir e pede um chá a Isabela, mas ela avisa-a que não é criada dela.

Catarina diz a Joana que está ofendida com ela, virou-lhe as costas quando lhe deve lealdade.

Joana não vai perdoar aquilo que fez ao filho e a forma como os tratou e manda-a servir-se de chá sozinha.

Elvira fuma um charro enquanto fala ao telemóvel com Cartaxana, espera que ele não a deixe de visitar por causa de Catarina.

Catarina fica indignada com a forma como Joana está a tratá-la, Joana tira o avental e avisa que Catarina merece o inferno na terra. Catarina sozinha à mesa, sente que está a ficar maluca porque ninguém fala com ela.

Joana entra no café de braço dado com Ornelas, pede-lhe para não cometer nenhuma gafe para não serem apanhados, Patrícia dá cotovelada a Alfredo para reparar no recente casal da região, Alfredo perde o sorriso.

Alfredo pergunta a Joana se Ornelas não é muito novo para ela, Joana acha que ele só pode estar a gozar e agarra em Ornelas para saírem dali.

Machado analisa relatórios, Patrícia entra, pergunta se precisa de alguma coisa, ele responde que não, Patrícia pergunta se ele não quer fazer uma pausa no trabalho e beijam-se.

Marcos aproxima-se de Catarina, e ela diz-lhe que um ano de prisão é pouco para o que fez. Marcos acha-se um sortudo por não ter ficado com ela e Mateus, senão a mãe também o tinha tentado matar e Catarina dá-lhe um estalo.

Maria ajeita o decote e inclina-se para a porta de Machado, repara que está trancada e desiste.

Marcos lamenta ter sangue de Catarina nas veias, e vinca que a odeia e o que mais deseja é tornar-se um homem digno e bom, Catarina reage com sarcasmo, Marcos observa-a a beber o chá e afasta-se.

Patrícia entra ainda a ajeitar-se, repara que Maria está a comer de novo, pergunta se não devia estar a ensaiar, Maria diz que não precisa e pergunta pelo inspetor, gostava de saber como funciona a pulseira eletrónica. Catarina sobressalta-se ao ver Mateus e percebe que ele fugiu, abraça-o mas Mateus afasta-a.

Mateus indica que só veio ver a filha e renega-a como mãe. Catarina começa a asfixiar e Mateus ignora-a e vai embora.

Elvira vem do viveiro, deixa cair as ervas e corre em direção à piscina em pânico, salta para dentro da água e implora por ajuda para tentar salvar Catarina.