“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 119 (3 a 9 de agosto)

Vitória (Sara Barradas) guarda a sua roupa numa mala de viagem e decide regressar a Salvaterra. Alfredo (Luís Esparteiro) ajuda-a com a mala e lamenta o estado de Carlos (João Vicente). Vitória tem pena e percebe que Alfredo sente falta de Joana (Marina Mota).

Joana sente-se desconfortável por estar sentada à mesa e não ser ela a fazer a refeição. Madalena (Anna Eremin) e Lucas (Filipe Vargas) cozinham animados, e posteriormente servem a comida, mostrando a cumplicidade entre eles.

Maria (Mafalda Marafusta) tenta saltar para cima de um cavalo, mas ainda está sob o efeito de erva. Hugo (Rodrigo Paganelli) aproxima-se preocupado e acha melhor ela parar senão vai cair. Carlos lavra a terra e Maria tenta dominar o cavalo. Assim que avista Carlos endireita-se tentando ser sensual, mas não consegue parar o cavalo e Carlos não se apercebe.

Joana e Isabela (Inês Herédia) arrumam a cozinha e comentam com Elvira (Ana Bustorff) a cumplicidade entre Lucas e Madalena. Isabela aproveita para cuida das plantas, enquanto recorda Mateus (Pedro Sousa).

Maria finge que torceu o pé e pede a Carlos para irem ao barracão, como nos velhos tempos, mas Carlos pede-lhe para o esquecer. Vitória aproxima-se tenta ver o pé de Maria, mas ela recompõe-se. A enfermeira conta a Carlos que veio tentar falar com Ana (Madalena Aragão) e que, agora, está numa associação a ajudar outras mulheres que passaram o mesmo que ela.

Lucas mais descontraído que o habitual, ri do cognome que ganhou no Brasil, vê Ana e vai atrás dela. A jovem entra apressada no quarto e encolhe-se a um canto, pedindo ao pai para deixá-la em paz.

Carlos declara-se a Vitória e diz-lhe que sem ela nada faz sentido. A mãe de Ana tenta pará-lo, e diz-lhe que só veio pela filha. Abraça-o e acrescenta que só o vê como amigo.

Enquanto Joana abraça Vitória, Lucas entra e pergunta se não percebeu que não era bem-vinda. Vitória percebeu, mas diz que vai estar onde Ana estiver. A enfermeira vinca que veio falar com a filha e Lucas furioso, pois acha que está a atacá-lo. Vitória avisa-o que com ou sem o seu apoio, não vai desistir da filha e sai. Ana sentada no chão, recusa-se a falar com a mãe e chora. Vitória diz-lhe que lhe trouxe um presente especial, e, resignada, deixa-o à porta.

Carlos parte lenha e tenta fugir à tentação do álcool. Recorda quando recebeu o novo cartão de cidadão com o nome do pai e fica perturbado. Agarra numa garrafa e bebe-a toda de uma só vez.

Ana vê os ténis que Vitória lhe deixou e lê o cartão. Lucas entra e diz que é para irem jantar e tira o presente. Ana fica furiosa e pede para devolver o que a Vitória lhe deu.

Todos jantam, menos Ana, Isabela incentiva-a a comer por estar magra. Mas, a jovem afirma que não quer saber da opinião dela e Lucas obriga-a a pedir desculpa.

Vitória desabafa com Maria e diz-lhe não vai desistir da filha e que lhe ofereceu uns ténis.

Lucas acha o comportamento de Ana insuportável, pois cresceu com o amor dos pais, numa família que lhe deu tudo. Ana não quer dar o braço a torcer e Lucas avisa-a que não é Mateus, deixando-a abalada.

Alfredo recebe chamada de Joana e sai a correr. Hugo e Ornelas deitam Carlos muito bêbado, Joana manda-os sair. Alfredo e Joana ficam a observar o filho adormecido e trocam um olhar desesperado.

Patrícia (Leonor Seixas) vê Machado e fala-lhe de forma provocadora e ele responde-lhe da mesma forma.

Joana quer falar com Alfredo sobre o estado de Carlos e conta que ele também está assim por conta do divórcio deles. Alfredo diz que faz tudo pelos filhos e por ela e abraçam-se.

Machado e Patrícia fazem sexo e ela pergunta a medo se o problema na perna é desde criança, e ele conta-lhe a história. Patrícia sai à vontade do quarto de Machado e dirige-se ao seu, quando dá de caras com Alfredo que aguarda uma explicação.

Hugo procura Sandra (Marta Faial) e ao não descobrir o seu paradeiro, fica preocupado.

Patrícia conta a Alfredo que teve de sair de urgência, porque ouviu Machado aos gritos e que por essa razão é que estava naqueles trajes. Tenta disfarçar e pergunta como correu na herdade.