"

“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 28 (20 a 26 de abril)

Lucas (Filipe Vargas) vai chamando os trabalhadores, um a um, e despede-os.

Alfredo (Luís Gaspar) está triste com os despedimentos na Herdade. Vitória (Sara Barradas) entra e pede-lhe um favor. Alfredo vai com Vitória ao café, e Patrícia (Leonor Seixas) recebe-o com beijos.

Vitória pede a Patrícia que não esteja constantemente a pressionar Maria, porque lhe paga sempre tudo. Patrícia comenta que Maria leva comida para o quarto e Vitória dá a ideia de começar a ter serviço de quarto com a ajuda de Maria em troca de casa, comida e roupa lavada. Maria não concorda, mas Patrícia diz que vai pensar no assunto.

Lucas conta à mãe que já despediu as pessoas e pede-lhe para receber Rita. Catarina (Maria José Pascoal) continua a dizer que não fala com ela e que não entende como o é que o filho vai casar com uma vigarista.

Vitória mostra-se arrependida por não ter agido mais cedo para impedir o negócio e Carlos (João Vicente) avisa-a para terminar com a vingança.

Carla (Ana Sofia Martins) conta à irmã que Marcos (Pedro Teixeira) vai lá a casa jantar, porque conseguiu o que tanto ambicionava e Sandra (Marta Faial) alerta-a, dizendo-lhe que está a cometer um erro.

Carlos fala ao telemóvel quando surge João (Isaac Alfaiate), bêbado, e provoca-o. Carlos encosta-o à parede, mas olha para a Herdade e percebe que há problemas mais graves e manda-o para a rua.

Vitória prepara o lanche de Catarina, quando aparece João e lhe diz que esteve a falar com Carlos. João sente-se mal, Vitória repara nas pupilas dele, e pergunta-lhe se andou a consumir. João, alterado, diz que ela distorce as coisas e que Carlos não imagina onde se meteu.

Catarina recebe Rita. A filha de Fernando (Sérgio Silva) tenta explicar que é tão vítima quanto eles, por não saber que o pai ia fazer uma coisa daquelas. Catarina diz que nada do que ela possa dizer vai influenciar a sua opinião e pergunta se vão avançar com o casamento. Lucas diz que sim, Catarina agradece que já não esteja cá para ver porque lhe foi diagnosticado um tumor maligno.

Rita e Lucas ficam arrasados com a revelação de Catarina. A matriarca explica que não contou nada para poupá-los e para aproveitarem a fase do casamento, mas que agora Lucas pode continuar a desiludi-la.

Vitória entra, Lucas pergunta-lhe se sabia de tudo, Catarina diz que Vitória não lhe deve explicações. Rita avisa que podem adiar o casamento e Lucas concorda porque não estão com ambiente de festa.

Elvira (Ana Bustorff) diz a Cacilda (Eunice Muñoz) que Catarina não a pode receber. Cacilda não acredita e promete voltar no dia seguinte, avisando Joana (Marina Mota) para fazer comida a mais porque agora que Catarina despediu Luísa, ela tem de ir buscar as refeições para a família.

Alegre, Marcos escolhe vinho para o jantar. Carlos entra e pergunta se Marcos vai fazer mais despedimentos e indica que são as pessoas que fazem a produtividade da Herdade.

Marcos janta com os filhos e com Carla, com ela a tentar apressar a refeição para as crianças irem dormir.