“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 115 (3 a 9 de agosto)

Catarina e Mateus chegam à casa abandonada e ela avisa o filho que nem Ana, nem Isabela o vão perdoar e tem que deixa-las para trás.

Carlos fica aflito ao ver Lucas a estancar o sangue de Vitória, não aguenta perdê-la e Lucas percebe do quanto Carlos a ama.

Isabela agradece a Patrícia por ter acolhido os seus pais, e esta aconselha-a a procurar ajuda psicológica, para não ficar afetada com os acontecimentos.

Nuno, Sandra, Maria e Carlos aguardam novidades de Vitória e Carla. Nuno está revoltado com o que Marcos fez, quer viver o seu amor com Carla e os filhos, e começa a descarregar a sua raiva, Carlos tenta acalmá-lo e estranha Lucas estar a demorar tanto.

Lucas quer saber como está Vitória, Cartaxana avisa que continua em coma induzido, mas que estão a tentar salvá-la. Joana carinhosa acorda Alfredo, e diz-lhe que podia voltar para casa e apoiá-los.

Alfredo avisa que ter dormido ali não muda nada, por já não pertencer à herdade. Isabela desabafa com Joana que nunca pensou que Mateus era um monstro, vai tirar a aliança e Elvira incentiva-a a mante-la, agora que é uma Santa Cruz.

Rita liga a Fernando e conta que perdeu tudo e que precisa de dinheiro. Marcos entra cautelosamente na casa de Carla, vê brinquedos dos filhos e as lágrimas vêm-lhe aos olhos, deixa-se cair de joelhos, e chora desesperado.

Lucas não entende porque Vitória não os denunciou antes, e Carlos indica-lhe que o crime prescreveu, e que Vitória só queria fazer justiça. Vitória inconsciente e entubada, continua em coma.

Sandra é intercetada por Cartaxana, que indica que fizeram tudo para salvar Carla, mas não conseguiram. Nuno e Sandra em choque, choram.

Rita de malas feitas, agarra no seu passaporte e sai. Rita sai do prédio, um carro chega junto dela, ajuda-a a colocar a mala na bagageira e ela lança um último olhar à sua casa.

Carlos explica a Isabela que Margarida é o seu grande amor e daí a ter deixado quando ela apareceu. Isabela começa a encaixar a história toda, quando Lucas aparece e conta que Carla morreu.

Catarina está impaciente por estar escondida e fechada, Mateus indica-lhe que estão seguros ali, e ela liga a Gouveia. Lucas recebe chamada e fica muito sério.

Maria insiste para Ana ir ver Vitória, Ana nega, e Maria acusa-a de ser mimada por Vitória ter feito tudo por ela desde que descobriu que era sua filha.

Maria vai ao hospital e agarra-se à mão de Vitória, que se mantém em coma. Cartaxana avisa que ela não pode estar ali e Maria indica que ela é a única pessoa que tem no mundo.

Carlos consola Joana, quando abre a porta a Lucas que o avisa que está na hora. Catarina adormeceu, Mateus começa a ver luzes de emergência da GNR, acorda a mãe, e avisa que estão encurralados.

Lucas e Carlos estão com os agentes. Catarina reza baixinho, Lucas bate à porta e pede que se entreguem, deixando Catarina sem saber o que fazer. Lucas insiste para que se entreguem, mas o Inspetor indica que vão entrar.

Mateus agarra na arma com que matou Adriano e diz à mãe para fugirem pelo rio, Catarina apática e esgotada, diz-lhe que acabou.

Catarina tira comprimidos da mala, não está preparada para ser presa, e passa os comprimidos a Mateus, ele engole todos os comprimidos.

Os polícias, Carlos e Lucas entram e Catarina deixa cair todos os comprimidos no chão. Mateus sente-se enganado porque Catarina não teve intenção de tomar os comprimidos, e começa a perder as forças.

Carlos num impulso faz com que Mateus vomite os comprimidos, e Lucas fica espantado com o que a mãe acabou de fazer e ela anui que só quis salvar Mateus dos seus demónios.

Lucas está desolado e a GNR avisa que será difícil salvar Mateus. Ana finge que dorme, Lucas faz-lhe uma festa no cabelo e lamenta tudo o que a filha passou nestes dias. Carlos lamenta que Vitória esteja a lutar pela vida, mas será feita justiça.

Lucas desabafa sobre tudo o que a família lhe fez, e reconhece que será difícil perdoá-los, por isso resolveu ir para o Brasil.

Joana chora e diz a Elvira que só quer paz naquela casa, mas Elvira lembra que Catarina lhe roubou o direito a ser feliz e abraça Joana.

Mateus deitado e amarrado numa cama, quer falar mas está sedado. Sandra dorme agarrada à camisola de Carla, lembra-se do que aconteceu e chora desesperada.

Patrícia prepara-se para fechar o café, Nuno está bêbado, ela tenta acordá-lo e ele só pede whisky. Maria aparece, e aconselha Patricia a deixa-lo ali.

Decorre o funeral de Carla, Nuno desfeito em lágrimas, está acompanhado pelo irmão. Os agentes funerários preparam o caixão para ser levado por Nuno, Machado, Lucas, Carlos, Hugo e Alfredo, o cortejo fúnebre avança.

Nuno chora, Machado promete acertar contas com quem fez isto. Sandra diz que a mãe não veio porque não teve coragem de enterrar a filha.

Elvira recorda casamento de Carla e Marcos, sabe que ele gostava muito dela, e lamenta o estado a que a família Santa Cruz chegou.

Os presentes do enterro abandonam o local e Marcos ajoelha-se junto à campa de Carla, e num momento de fúria desfaz uma coroa oferecida por Nuno.

Chora e deita-se em cima da sepultura como se ficasse abraçado a ela. Lucas agradece a Gouveia por ter denunciado Catarina e Mateus, por não compactuar com criminosos, avisa que Marcos também vai ser acusado de homicídio involuntário e Lucas vai ter de tratar do seu futuro.

Sandra ajuda Diogo e Pilar a fazer os trabalhos de casa, eles comentam as saudades que têm da mãe, do tio e da avó, mas Sandra avisa que vão ficar ali até Lucas ir embora.

Sandra vê Marcos e grita com ele. Lucas fica espantado ao ver Marcos, que lhe diz que só quer despedir-se dos filhos, antes de se entregar à policia, mas Sandra não deixa e leva os sobrinhos para a cozinha.

Maria aproxima-se de Isabela e aconselha-a a aproveitar-se por estar casada com Mateus, Isabela confusa, acha que não tem jeito para ser patroa e Maria oferece-se para ensiná-la.

GNR algema Marcos, ele lamenta o que aconteceu, nunca quis matar Carla, por ela ser o amor da vida dele.

Marcos promete mudar pelos filhos, e é levado pela GNR.

Elvira deita-se em cima da cama refastelada, acende um charro e sorri sonhadora com as mudanças que estão por vir.

Joana vai até ao café e pede a Alfredo para voltar para casa, mas ele nega e pede-lhe para se habituar a estar sem ele, deixando Joana desolada.

Lucas com as malas preparadas, despede-se de Carlos, ele lamenta que vá embora sem Vitória, mas ele indica que não vai adiar a vida dele por mais ninguém e que precisa afastar-se da herdade.

Carlos promete mantê-lo informado de tudo e abraçam-se. Maria dirige-se a Lucas e indica que Vitória sujeitou-se a tudo pelo amor que sente por ele e ele nem lhe dá uma oportunidade.

Entrega-lhe uma pen e avisa-o que se é tão diferente dos irmãos devia ouvir a versão dela e perceber se merece o amor dela ou não passa de um ingrato.

Lucas decide ver os vídeos, onde Vitória conta que é Margarida e fez tudo para se vingar, mas apaixonou-se por Lucas e por isso cometeu muitos erros. Lucas perturbado, não consegue ver mais e guarda a pen.

Vitória continua em coma, ligada às máquinas. No monitor dá sinal de alerta de ausência de batimentos cardíacos. Cartaxana e enfermeiros entram disparados a tentar reanimá-la.