“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 108 (27 de julho a 2 de agosto)

Catarina (Maria José Pascoal) avisa Mateus (Pedro Sousa) que Ana (Madalena Aragão) descobrir que é fruto de uma violação vai destruí-la, e que é melhor eles se afastarem.

Lucas (Filipe Vargas) explica a Ana (Madalena Aragão) que as viagens ajudam a crescer e a abrir o coração, que ele é a família dela e que não há volta a dar.

Maria (Mafalda Marafusta) conta a Vitória (Sara Barradas) que Lucas e Ana vão para o Brasil. Vitória fica satisfeita com a decisão dele, e afirma que pensa ir ter com eles.

Marcos (Pedro Teixeira) desabafa, transtornado com as decisões da mãe. Rita (Maya Booth), magoada, diz-lhe que se ele gostasse mesmo dela, não tinha permitido que fosse para a cama com Álvaro (Fredy Costa) por negócios.

Madalena (Anna Eremin) conta a Hugo (Rodrigo Paganelli) que Mateus vai regressar à atividade, depois do casamento e que ela se vai embora. Madalena mostra-lhe que quer aproveitar os últimos dias, beijam-se e envolvem-se.

Ana pede a Maria o número de Vitória porque precisa de desabafar. Maria diz que lhe pode contar tudo, mas Ana explica-lhe que não quer perder Daniel. A jovem conta, ainda, que falou com Mateus e que o tio se prontificou a ficar com ela.

Mateus fica furioso porque os planos de ficar com Ana estão em perigo. Nesse momento, Catarina chega e avisa-o para não se aproximar de Ana. A matriarca manda-o seguir em frente com Isabela (Inês Herédia), concluindo que ela pode ir viver lá para casa, com a condição de esquecer que é pai de Ana.

Alfredo (Luís Esparteiro) abre a porta a Patrícia (Leonor Seixas), que vem provocante. Atrapalhado, ele avisa-a de que é um homem casado e com idade para ser pai dela. Patrícia continua a provocá-lo, mas ele afasta-a e fecha a porta do quarto.

Vitória caminha disfarçada. A enfermeira observa Ana ao longe e aproxima-se para a ver melhor. Um homem, sem querer, dá-lhe um encontrão e a cabeleira e o chapéu caem. Vitória apressa-se a apanhar as coisas e foge.

Carlos (João Vicente) fala a Maria. Ela conta que devia fazer alguma coisa para ajudar Lucas, porque Ana anda a falar muito com Mateus.

Carlos vai ter com Lucas e Ana. A jovem pergunta-lhe se também vai com eles para o Brasil. Lucas conta que Carlos é irmão dele, que foi um segredo bem guardado entre Joana (Marina Mota), Catarina e Bernardo (Miguel Raposo). Ana reage bem, dando-lhe as boas-vindas à família.

Mateus diz a Isabela que cumpriu o que prometeu e que ela vai entrar na Herdade como sua mulher.

Isabela pede a Elvira para não se preocupar com as malas e fica desiludida porque pensava que ia dormir com o namorado. Mateus explica-lhe que quer ir com calma, manda-a arrumar as coisas e ir comprar roupa nova.

Sem saber, Isabela vai à gaveta onde ele guarda os troféus das suas vítimas. Mateus reage mal e impede-a. Isabela fica assustada com a reação de Mateus, mas ele pede-lhe para não abrir aquela gaveta, dá-lhe um beijo na testa e sai.

Vitória desabafa com Maria, dizendo que está cansada de estar ali. Maria incentiva-a a aproveitar a filha e Lucas, e a esquecer a vingança de Marcos e de Mateus.

Patrícia acha que o café ficou melhor depois de Alfredo ter arranjado a maquina, mas Alfredo continua nostálgico e Patrícia manda-o cantar para não pensar em Joana e nos filhos.

Isabela, pouco à vontade, conversa com Rita. Catarina e Cartaxana entram animados. A Santa Cruz apresenta Isabela a Cartaxana, e indica que são uma família sem preconceitos.

João (Isaac Alfaiate), Lucas, Marcos e Mateus chegam. Catarina quer brindar a Isabela, que faz muito bem a Mateus.

Elvira diz a Carlos que Catarina o convidou para beber um aperitivo. Carlos sabe que faz parte da família, mas recusa-se a sentar-se na mesma mesa que eles.

Catarina agradece que estejam todos presentes para dar as boas-vindas a Isabela, e começarem a despedir-se de Lucas e de Ana.

Elvira avisa que Carlos está ocupado e que não consegue juntar-se a eles. Marcos diz a Lucas que vai ter mais descanso no Brasil. Mateus, incomodado, corta a conversa para irem almoçar.

Marcos conta a Rita que Carla ficou indiferente ao saber que estão juntos, é sincero com ela e avisa que é pouco provável vir a gostar dela como gosta de Carla.

Marcos pede desculpa pela demora, Catarina toma a iniciativa, reforça as palavras de João e lamenta o que aconteceu entre Carlos e Mateus.

Mateus sem rodeios diz que Carlos está inocente e que foi ele que se apunhalou.

Patrícia leva comida a Vitória e conta que gosta muito de Alfredo e que não vai desistir dele.

Mateus pede desculpa por só agora se recordar do que aconteceu, Catarina apoia-o e indica que já falaram com o juiz para alterarem o depoimento e ficar tudo esclarecido.

Marcos fica sem perceber a jogada da mãe e do irmão, quando Mateus volta a pedir desculpa à família de Carlos e retira-se para ir descansar.

Os Santa Cruz regressam a casa e João olha para Mateus desconfiado. Marcos mostra-se preocupado por Catarina estar a dar a Carlos parte do seu património.

Carlos cauteloso, não quer saber o que Catarina e Mateus pretendem com esta confissão e pergunta pelo dinheiro. Catarina indica que estão a atravessar uma fase difícil, mas anui que Lucas há-de resolver.

Alfredo vem do barracão, vê Joana a chorar e não consegue evitá-la, senta-se ao seu lado, Joana encosta-se ao seu ombro e chora, trocam um beijo repleto de amor mas também de mágoa, Alfredo desfaz o beijo e afasta-se.

Carla diz a Isabela que pode ajuda-la a organizar as coisas para o casamento, Isabela mostra-se sem ânimo e Carla quer saber o que se passa.

Joana diz que Elvira devia pedir desculpas por ter chamado Carlos de assassino e acha que quem pode sofrer é Isabela. Ornelas diz a Luísa que é bom tê-la de volta, Luísa vê Mateus e tem ataque de pânico.

Marcos aguarda Mateus e diz-lhe que viu a mãe a sair de um laboratório, e suspeita que deve ter feito teste de ADN para confirmar a paternidade de Carlos.

Mateus avisa que a mãe sabe o que faz e Marcos vinca que não confia neles, pois ele viola mulheres e age como se nada fosse.

Joana fica aliviada por Mateus assumir as culpas, Nuno explica que assim Carlos não precisa ir a julgamento, e este pergunta se consegue ajudá-lo num caso de partilhas.

Mateus impaciente, liga ao médico onde Catarina fez os testes de ADN, avisa que ela perdeu os exames e está demasiado doente para se deslocar ao laboratório, e pede para lhe enviarem os mesmos por e-mail.

Vitória ao telemóvel com Maria, fica a saber da confissão de Mateus e que a filha tem namorado.

Vitória avisa-a para ter cuidado nos conselhos que dá à filha e diz que a GNR encontrou-a.

Carlos confronta Maria quer saber o que aconteceu a Vitória, Maria diz que está com a mãe, Carlos não acredita, ela nunca deixaria a filha à mercê daqueles monstros e conta que o tentaram matar na cadeia.

Cartaxana acha que está na hora de definirem se estão juntos ou não, Catarina diz que ele foi das melhores coisas que lhe aconteceram e beijam-se com paixão.

Maria também acha que mais ninguém ia querer mata-lo e indica que terá que ser Vitória a contar-lhe o que se passou.

Maria vai aos vasos de Elvira, e percebe que Luísa foi violada.

Maria vai ter com a irmã e conta que está tudo descontrolado, tentaram matar Carlos na prisão e Luísa foi violada no dia do incêndio da destilaria.

Vitória em choque percebe que foi Mateus.

Vitória mostra-se preocupada com Luísa e diz a Maria que vai convence-la a denunciar Mateus, por só assim vão conseguir pará-lo.

Mateus recebe e-mail da clinica de ADN e fica a saber que Vitória é mãe de Ana, e fica perplexo ao ver quem é o pai. João quer saber como corre o namoro de Ana e ela mostra-lhe selfies com Daniel.

Lucas pede desculpa por ter acusado Carlos injustamente e indica que falou com a mãe sobre a herança e que ele vai ter voto nas reuniões da família.

João chega e Lucas revela que está farto de ser desrespeitado, e que vai uns tempos para fora e João e Carlos apoiam-no.

Lucas vai a casa de Lúcia e ela não lhe abre a porta. Rita inventa que está com uma amiga e encontra-se com Álvaro e ele vinca que ela ainda pode ser feliz.

Vitória conta a Maria que pediu a Lúcia para não abrir a porta a Lucas, e pede-lhe para resolver os problemas da herança com a mãe.

Carlos conta à mãe que agora é o capataz da herdade e Joana afirma que assim sendo vão se manter ali e que vai regressar ao trabalho para não pensar em Alfredo.

Alfredo chega desanimado ao café por não ter arranjado emprego e Patricia incentiva-o a concentrar-se na sua carreira artística.

Marcos recorda Vitória inconsciente no incêndio, vê uma mulher semelhante a ela, para o carro e fica perturbado ao perceber que não é ela.

Os Santa Cruz reúnem-se e Lucas indica que na ausência dele quer que as coisas corram bem, e avisa que Carlos é o capataz.

Marcos reage mal à informação e acusa Carlos de não ter instrução suficiente para tomar decisões, mas Lucas corta a conversa indicando que a solução foi sugerido por Catarina.

Lucas pensa em Vitória, faz chamada à GNR para saber novidades, e eles avisam a queixa foi retirada.

Carla mostra vestidos de noiva a Isabela, e avisa-a que quando casou também era tudo perfeito, e depois Marcos revelou-se infiel e violento e Isabela lembra-se da conversa com Carlos.

Lucas conta a Ana que lhe fizeram uma proposta desafiante e que aceitou. Ana reage mal à decisão do pai e recusa-se a abandonar tudo, agora que está com Daniel, Lucas desvaloriza o relacionamento da filha, e Ana vinca que não vai para o Brasil.

Vitória recebe selfie de Maria com Ana, encosta o telemóvel ao peito, emocionada. Ana chora desconsolada, Mateus aproxima-se e consola-a indicando que ela já é crescida e pode tomar as suas decisões.

Mateus leva-a para outro sítio, e Ana está com fio de sangue no nariz igual ao que acontece a Mateus, é o pai biológico dela.

Lucas conta a Maria que Ana reagiu mal e que quer falar com Vitória sobre isto.

Maria acha que Vitória gosta muito dele, Lucas mostra-se decidido e indica que não se vai prender por mais nenhuma mulher.

Catarina chega bem disposta do piquenique com Cartaxana, Mateus vai ao encontro dela e pergunta à mãe porque está a tentar tirar-lhe a filha.

Catarina diz ao filho que não foi fácil descobrir que Ana é fruto de uma violação.

Mateus indica que não quer ficar longe da filha e pede à mãe para impedir que Lucas se vá embora e mas Catarina indica que apoia Lucas na sua decisão.

Lucas encontra Ana e diz-lhe que quer conhecer Daniel, e ela indica que não é um objeto e que ele já a obrigou a fazer muitos sacrifícios.