“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 106 (20 a 26 de julho)

Maria termina de preparar um bule de chá, cospe para dentro do mesmo e serve-o satisfeita a Catarina.

Carla e Nuno fazem amor, Pilar e Diogo entram no quarto e ficam a olhar para a agitação debaixo dos cobertores.

Sandra assiste a uma série, assusta-se ao ver os sobrinhos, que lhe dizem que a mãe está a fazer ginástica dentro da cama com Nuno, Sandra disfarça e manda-os ir para a cama.

Elvira comenta que não quer que Mateus se case com Isabela e Catarina acha que ela está com inveja por a afilhada se ir casar com um Santa Cruz.

Elvira recorda casamento de Catarina e Bernardo e sai irritada.

Vitória avisa Maria que Catarina e Mateus são muito perigosos e dá-lhe o gás-pimenta para se proteger, Maria acha exagerado e comenta que Carlos também fez perguntas e que ainda gosta dela.

Mateus recorda Vitória, faz flexões até ficar esgotado e reza com fervor para a afastar dos seus pensamentos.

Alfredo termina de cantar emocionado no café, Carlos aproxima-se e aconselha o pai a voltar para casa e perdoar a mãe.

Maria entra sem reparar em Carlos, e pede comida para levar para o quarto, Carlos ouve e pergunta se já arranjou outro.

Maria atrapalhada com a presença de Carlos, mas ao mesmo tempo satisfeita com os ciúmes dele, avisa que não tem de dar justificações porque Carlos não se interessa por ela, recebe a sandes de Patrícia e volta a sair.

Vitória tem pesadelo com Mateus a matá-la, Patrícia entra aflita e diz-lhe que ela parece uma criminosa e Vitória indica que precisa de tempo para lhe contar a verdade.

Ana tem saudades de Vitória e pede a Lucas para que a peça em casamento para que ela nunca mais se afaste.

Lucas pede desculpa por ter achado que Rita iria ocupar esse lugar e vão deitar-se. Catarina entrega medicação a Mateus e este indica que precisa de encerrar o assunto Vitória e que não percebe como ela escapou.

Cartaxana recebe chamada de Catarina para ir lá a casa ver Mateus e meterem a conversa em dia.

Carla recebe chamada de Lucas e diz-lhe que não pode comprar a sua casa por ter outras coisas para gerir.

Marcos chega e fica a saber que o irmão desistiu de compra e sugere ser ele a compra-la para ir viver com Rita, deixando Carla magoada.

Catarina avisa Mateus que continua preocupada com Vitória e os vídeos que ela tem, e aconselha o filho a confessar que se auto mutilou, para acalmar Carlos e Mateus fica revoltado.

Patrícia entrega roupas a Vitória e indica que receia que a polícia lhe entre pelo café adentro, mas Vitória garante-lhe que não corre esse risco.

Lucas chega a casa e Catarina pergunta se tem novidades de Vitória e insinua que o filho não a conhece, mas Lucas vinca que sabe que ela não desistiu deles.

Carlos cruza-se com Isabela e avisa-a para fugir por Mateus ser um monstro, Isabela dá-lhe um estalo e afasta-se.

Carla conta a Sandra que Marcos se ofereceu para ficar com a casa, e que na realidade não ficou afetada com a relação dele com Rita.

Sandra acha que ela devia valorizar mais Nuno, e Carla indica que tem passado mais tempo com ele.

Mateus nervoso conta a Isabela que quando teve o acidente, fez confusão com os medicamentos, e que se feriu a ele próprio.

Catarina recebe Cartaxana e pede-lhe desculpa por andar desaparecida, e promete arranjar mais tempo para os dois.

Isabela chora chocada com a revelação e lembra Mateus que Carlos foi preso injustamente, mas Mateus assente em ir pedir-lhe desculpas e Isabela abraça-o.

Joana dobra roupa, vê uma camisola de Alfredo e abraça-a nostálgica.

Carlos recebe chamada de Catarina que lhe pede para reunir a família toda por terem um assunto importante a tratar.

Lucas está a trabalhar e Catarina pede-lhe para ir com ela a casa de Joana. Patrícia está a levantar mesas, vê dois GNR’s e fica nervosa.

Patrícia serve os cafés e muito assustada jura que não sabe de nada, GNR’s estranham o comportamento e querem falar com ela.

Vitória vê as marcas de agressão a que foi sujeita, batem à porta e fica petrificada ao ver os guardas.

Vitória explica que está ali por decisão voluntária, e os guardas avisam-na que Lucas apresentou queixa no posto e perguntam se está a fugir dele.

Vitória nega e pede para não lhe comunicarem o seu paradeiro, eles respeitam e saem.

A família Reis, Santa Cruz e Elvira estão reunidos, e todos segredam sem saber o motivo da conversa.

João cansado de esperar por Marcos, pede desculpa a Joana por tudo o que aconteceu, sempre a viu como uma mãe e vê Carlos como um irmão, deixando Lucas orgulhoso com a atitude dele.

Marcos conta a Rita que Carla ficou indiferente ao saber que estão juntos, é sincero com ela e avisa que é pouco provável vir a gostar dela como gosta de Carla.

Marcos pede desculpa pela demora, Catarina toma a iniciativa, reforça as palavras de João e lamenta o que aconteceu entre Carlos e Mateus.

Mateus sem rodeios diz que Carlos está inocente e que foi ele que se apunhalou. Patrícia leva comida a Vitória e conta que gosta muito de Alfredo e que não vai desistir dele.

Mateus pede desculpa por só agora se recordar do que aconteceu, Catarina apoia-o e indica que já falaram com o juiz para alterarem o depoimento e ficar tudo esclarecido.

Marcos fica sem perceber a jogada da mãe e do irmão, quando Mateus volta a pedir desculpa à família de Carlos e retira-se para ir descansar.

Os Santa Cruz regressam a casa e João olha para Mateus desconfiado.

Marcos mostra-se preocupado por Catarina estar a dar a Carlos parte do seu património.

Carlos cauteloso, não quer saber o que Catarina e Mateus pretendem com esta confissão e pergunta pelo dinheiro.

Catarina indica que estão a atravessar uma fase difícil, mas anui que Lucas há-de resolver.

Alfredo vem do barracão, vê Joana a chorar e não consegue evitá-la, senta-se ao seu lado, Joana encosta-se ao seu ombro e chora, trocam um beijo repleto de amor mas também de mágoa, Alfredo desfaz o beijo e afasta-se.

Carla diz a Isabela que pode ajuda-la a organizar as coisas para o casamento, Isabela mostra-se sem ânimo e Carla quer saber o que se passa.

Joana diz que Elvira devia pedir desculpas por ter chamado Carlos de assassino e acha que quem pode sofrer é Isabela.

Ornelas diz a Luísa que é bom tê-la de volta, Luísa vê Mateus e tem ataque de pânico.

Marcos aguarda Mateus e diz-lhe que viu a mãe a sair de um laboratório, e suspeita que deve ter feito teste de ADN para confirmar a paternidade de Carlos.

Mateus avisa que a mãe sabe o que faz e Marcos vinca que não confia neles, pois ele viola mulheres e age como se nada fosse.

Joana fica aliviada por Mateus assumir as culpas, Nuno explica que assim Carlos não precisa ir a julgamento, e este pergunta se consegue ajudá-lo num caso de partilhas.

Mateus impaciente, liga ao médico onde Catarina fez os testes de ADN, avisa que ela perdeu os exames e está demasiado doente para se deslocar ao laboratório, e pede para lhe enviarem os mesmos por e-mail.

Vitória ao telemóvel com Maria, fica a saber da confissão de Mateus e que a filha tem namorado. Vitória avisa-a para ter cuidado nos conselhos que dá à filha e diz que a GNR encontrou-a.

Carlos confronta Maria quer saber o que aconteceu a Vitória, Maria diz que está com a mãe, Carlos não acredita, ela nunca deixaria a filha à mercê daqueles monstros e conta que o tentaram matar na cadeia.

Cartaxana acha que está na hora de definirem se estão juntos ou não, Catarina diz que ele foi das melhores coisas que lhe aconteceram e beijam-se com paixão.

Maria também acha que mais ninguém ia querer mata-lo e indica que terá que ser Vitória a contar-lhe o que se passou.

Maria vai aos vasos de Elvira, e percebe que Luísa foi violada. Maria vai ter com a irmã e conta que está tudo descontrolado, tentaram matar Carlos na prisão e Luísa foi violada no dia do incêndio da destilaria.

Vitória em choque percebe que foi Mateus.