“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 89 (29 de junho a 5 de julho)

Marcos melancólico vê fotografias com os filhos e Carla, Rita chega e tira-lhe o copo de whisky.

Marcos confronta-a pergunta porque anda com ele, e ela magoada indica que só quer dar-lhe a gestão da herdade e que gosta mesmo dele.

Lucas, Ana, Vitória, João, Mateus e Catarina tomam o pequeno-almoço.

Catarina pede a Elvira para se acalmar, Elvira não consegue porque Maria não trabalha e Vitória anui ir falar com a irmã.

Maria dorme aninhada na cama de Vitória, no chão vemos tabuleiros com pratos vazios, caixa de gelado vazia, bolachas, tudo o que lhe apeteceu comer.

João tem de sair para preparar as coisas para os anos de Pilar e Catarina anui que vai a Lisboa comprar o presente para a neta, Vitória oferece-se para acompanhá-la, mas Catarina lembra-a que a prioridade é Mateus e eles sorriem cúmplices.

Madalena está deliciada com o pequeno almoço, quando João aparece à procura de Carlos, Madalena abraça-o por serem amigos de infância, deixando Hugo desagradado com a proximidade. Carla faz lista de compras para Isabela ir comprar.

Elvira chega diz a Isabela que veio a pedido de Catarina, e que pode voltar a ver Mateus sempre que quiser.

Isabela entusiasmada apressa-se para preparar a festa e depois ir ver Mateus.

Elvira indica que tinha saudades de Carla e das crianças, e que ela devia convidar Catarina porque não têm culpa das asneiras de Marcos e de seguida recrimina a barriga dela.

Rita abre a porta, e fica surpreendida ao ver Catarina que veio falar com Marcos.

Ele chega e Catarina avisa-o para não voltar lá a casa até Vitória estar longe, Marcos é impulsivo e Vitória não pode desconfiar de nada.

Marcos incrédulo quer saber os planos contra Vitória, Catarina passa um cheque a Rita para comprar o silêncio deles, Rita ofendida com a humilhação rasga o cheque, e indica que tem um plano para arrancar a verdade a Vitória.

Vitória comanda os exercícios da recuperação de Mateus, ele elogia o seu trabalho e faz gemidos de prazer, deixando Vitória à beira de um ataque de nervos.

Mateus diz que aguenta a dor, repentinamente solta um grito e só vemos a sua expressão de horror, sem saber o que lhe aconteceu.

Vitória pede desculpa por ter magoado Mateus e continuam os exercícios, e ele indica que há muita gente que só tem prazer com a dor, deixando-a tensa.

Mateus fica excitado e isso perturba-o, manda-a parar os exercícios e Vitória sai. Mateus reza como se precisasse de expurgar a sua culpa, Vitória escondida observa-o com nojo.

Carlos está a trabalhar quando João entra e lhe diz que não é a beber que ele vai resolver os seus problemas.

Carlos indica que resolve os problemas com a sua família e João confronta-o e pergunta se foi ele que deu cabo do jazigo da família. Rita avisa que Vitória não se deixa cair em armadilhas e sugere que lhe abra novamente as portas da herdade para se aproximar da enfermeira.

Carlos mente que não sabia que o jazigo tinha sido destruído e João abre o seu coração e indica que o seu pai era cruel, e que Alfredo é o pai perfeito.

Catarina não sabe como justificar presença de Rita na sua casa, e ela oferece-se para intermediar os negócios com a Cruzeiro do Sul.

Catarina conta que eles puserem fim ao contrato, e indica que vai ter de falar com Lucas e sai.

Vitória encontra-se com Carlos e conta que Catarina aceitou Isabela e que ela já pode ir lá a casa visitar Mateus. Carlos odeia aquela família e pergunta se voltou por Lucas, ela confirma, e revela que descobriu que Ana é sua filha.