“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 86 (29 de junho a 5 de julho)

Vitória termina os exercícios com Mateus, ele agarra a mão dela e agradece, Vitória disfarça o incómodo que lhe causa, e trocam sorrisos cínicos.

Marcos decide contar a Rita a sua versão do que se passou na noite da violação, e diz-lhe que Margarida pediu boleia e que já estavam todos animados e que ninguém a forçou nada.

Rita estranha o regresso de Vitória e o que aconteceu com o pai dela, Marcos acha que se arrependeu do que fez e agora quer sacar-lhes dinheiro. Joana pergunta a Vitória se já falou com Carlos desde que chegou, e conta que ele voltou a beber.

Vitória tenta ligar-lhe, mas sem sucesso.

João pede desculpa a Hugo pelo que fez e por se ter metido entre ele e Sandra. Hugo recebe chamada de Joana, João percebe e oferece-se para ajudá-lo a procurar.

Vitória dá medicação a Mateus, ele comenta que um dos desejos é juntar os irmãos para uma caminhada na herdade, não sabia que Vitória tinha tido problemas com Marcos, ela desvaloriza o que aconteceu, deixando Mateus incrédulo com o cinismo dela.

Vitória atende Carlos e pergunta onde está por estarem todos preocupados. Carlos fala com brusquidão dos pais, e Vitória anui ir ter com ele.

Rita pergunta a Marcos se já contou à mãe sobre eles, ele nega, beijam-se de forma apaixonada e sôfrega quando são interrompidos pela campainha, Rita chocada diz que é Catarina.

Elvira informa Lucas que ligaram a avisar que o jazigo de família foi vandalizado e o estrago é grande. Lucas vai ver o que se passa e pede para não contar a Catarina.

Rita recebe Catarina e confirma que tudo o que Marcos disse sobre Vitória é verdade.

Catarina percebe que estiveram juntos e desvaloriza as aventuras sórdidas deles, Rita avisa que não é uma aventura, está mesmo apaixonada por Marcos e chama por ele para trazer a pasta com as provas contra Vitória. Marcos aparece, deixando Catarina atordoada.

Vitória repara que Carlos está bêbado, e deixa-se cair derrotado e conta que Bernardo é pai dele porque abusou de Joana.

Elvira desconfia que foi Carlos quem destruiu o jazigo dos Santa Cruz e Joana nega, por saber que o filho nunca faria uma coisa dessas.

Elvira volta a dizer que só pode ter sido Carlos, Alfredo aparece e pede justificações para tal acusação.

Vitória tenta acalmar Carlos, acha que a mãe foi muito corajosa e teve de engolir muitas lágrimas.

Carlos sente-se revoltado por pertencer aquela família e Vitória lembra-o que o amor dos pais que o criaram é que conta, e se Joana não contou nada a ninguém vai ter de respeitar a decisão dela.

Elvira indica a Alfredo que achou estranho o desaparecimento de Carlos e associou-o ao acontecimento do cemitério. Joana olha-a como a pedir para estar calada.

Catarina vê as fotografias de Margarida e Vitória e empalidece.

Rita insiste que Vitória fez mal a todos, Catarina pede para levar a pasta e avisa Marcos para não confundir os assuntos e sai sem se despedir.