Recorde a história de “Vingança”

A uma semana de reestrear na SIC, o Zapping recorda a história de “Vingança”, uma telenovela que em 2007 conquistou inúmeros portugueses.

Sinopse:

Santiago (Diogo Morgado) tinha tudo: carisma, prestígio, uma brilhante carreira pela frente e um grande amor… Mas a sua felicidade acaba por despertar a inveja daqueles que o rodeiam e é atraiçoado. Essa traição transformará a sua vida num verdadeiro inferno.

Filho de um famoso advogado, Santiago Medina acaba de ser escolhido para um cargo importante na Comissão Europeia e planeia casar-se com Laura (Lúcia Moniz), a mulher da sua vida. Além da paixão pelo Direito, Santiago partilha com o seu melhor amigo – Rodrigo Lacerda (Paulo Rocha) –  a paixão pela esgrima. No início da história os dois vão disputar uma prova internacional a Marrocos.

O que Santiago não suspeita é que essa viagem, longe de o levar ao sucesso, trará a sua desgraça, por força de uma traição que se prepara nas suas costas.

Na véspera da viagem Santiago recebe uma notícia terrível. Horácio Medina (António Capelo), seu pai, acaba de descobrir que Alberto Lacerda (Nicolau Breyner) foi responsável por uma série de crimes. Santiago fica a saber que quando as autoridades receberem a denúncia e as provas que Horácio recolheu, Alberto Lacerda terá que responder perante a justiça.

Preocupado com Rodrigo, Santiago esconde-lhe essa informação sem suspeitar que Lourenço (Rui Santos), o assistente do pai na sociedade de advogados (e um dos aspirantes ao cargo que Santiago acaba de conseguir na UE), está morto de inveja e disposto a traí-lo. É Lourenço que conta a Alberto que Horácio Medina vai entregar as provas que o incriminam ao Ministério Público.

Atormentado com a ideia de poder vir a ser detido, Alberto Lacerda pede a Rodrigo que mate Santiago em Marrocos, durante a prova de esgrima, enquanto ele se encarregará de liquidar Horácio em Portugal.

Ao mesmo tempo que Horácio é assassinado por Luís Ramalho (Nuno Melo), Santiago acaba preso em Marrocos, acusado de um crime que não cometeu. Convencido da morte de Santiago, Rodrigo regressa a Portugal e conta a Laura que o seu noivo foi assassinado na prisão. Laura fica desesperada. Aproveitando a sua fragilidade emocional, Rodrigo, que sempre estivera apaixonado por ela, pede-a em casamento. Laura acaba por aceitar a proposta, vendo em Rodrigo a sua tábua de salvação.

Abandonado à sua sorte numa cela infecta em Marrocos, Santiago conhece Ulisses (Cândido Ferreira), um velho traficante de arte preso há vários anos. Os dois tornam-se muito amigos. Ulisses ajuda Santiago a agarrar-se de novo à vida, fazendo com que ele perceba que Rodrigo foi um dos homens que o traiu. O ódio apodera-se de Santiago que não consegue deixar de pensar numa só coisa: vingar-se de todos aqueles que o tentaram destruir.

Convencidos de que os Medina estão mortos e que o problema foi resolvido, Alberto, Rodrigo, Lourenço e Luís não podem imaginar que, dez anos mais tarde, Santiago voltará com toda a sua sede de vingança.

Com a ajuda de Ulisses, Santiago consegue fugir da prisão, mas paga um preço caro pela liberdade: o seu companheiro de cárcere morre durante a fuga. Antes de falecer, Ulisses pede a Santiago que procure o tesouro que ele escondeu algures na Costa Portuguesa e que o use para consumar o seu plano de vingança. Santiago consegue encontrar o tesouro. Pelo caminho vai reunindo um grupo de fiéis colaboradores, dispostos a servi-lo incondicionalmente.

À medida que Santiago vai entrando no mundo dos seus inimigos, a sua causa deixa de ser uma vingança para se transformar num acto de justiça. Com o passar do tempo descobre que Laura – que ele considerava uma traidora, por ter casado com Rodrigo – é, tal como ele,  uma vítima das atrocidades de Alberto Lacerda.