«Resmas de humor!» “Nelo e Idália” ganham sitcom na RTP1

Herman José dá vida a Nelo em "Nelo e Idália"
Herman José dá vida a Nelo em “Nelo e Idália”

“Nelo e Idália” vai marcar o regresso de Herman José à antena da RTP1 em breve. O humorista volta depois de uma rápida passagem pelo daytime da estação no “Há Tarde”.

O verdadeiro artista torna a vestir a camisa colorida para incorporar o excêntrico Nelo numa sitcom que irá para o ar às sextas a seguir ao “Telejornal”.

Com “Nelo e Idália” regressa também Maria Rueff, que dará vida, como sempre à obstinada e lúcida Idália, mulher de Nelo.

As personagens nasceram em 2000 numa gigantesca campanha de promoção ao “HermanSIC”. Herman José tinha deixado a RTP há dias e mudava-se para a SIC.

Nos inúmeros teasers que foram para o ar no início do século, quase todos traziam personagens já conhecidas do grande público, como a Maximiana, por exemplo. Foi, no entanto, um boneco novo e completamente inesperado que acabou por captar toda a atenção.

Assim nascia Nelo, num vídeo de escassos segundos. De camisa colorida e pochete debaixo do braço, o homem cantarolava enquanto repetia a expressão «resmas». O sucesso foi tanto (e imediato), que  assim que estreou o “HermanSIC”, nas noites de sábado, estreava também “A Saga de Nelo e Idália”. Mais uma vez o êxito foi imediato.

Durante toda a existência do talk show da SIC (entretanto transferido para os domingos), Nelo e Idália estiveram quase sempre presentes. Apareceram ainda em “Papeis ReSIClados” ou no “Hora H”. Tiveram ainda direito a especiais de antena como “A Tenda”.

Já nesta década, na RTP1, com o “Herman 2010”, “Herman 2011” e “Herman 2012” e “Herman 2013” as personagens voltaram a fazer parte do quotidiano artístico de Herman José.

Neste regresso, “Nelo e Idália” vão finalmente dar a conhecer Carla, a filha mais velha que vai ser interpretada por Ana Rita Tristão. Já Aidinha, a filha mais nova que já aparecia, vai agora ter como intérprete Inês Sobral.

Ao elenco juntam-se ainda Martinho Silva e Márcia Breia, que regressa assim ao humor.