[Revista de 2014] RTP1

A RTP1 foi o primeiro canal do estado a aparecer e a dar aos portugueses a oportunidade de ver televisão.

Um Pouco de História |
As emissões experimentais da RTP iniciaram-se a 4 de Setembro de 1956, nas antigas instalações da Feira Popular, em Lisboa.1 As emissões regulares só tiveram início a 7 de Março de 1957. Em Abril de 1958 a Televisão já cobria 44% do território nacional e chegava a cerca de 58% da população, contudo só na década de 60 é que cobriu todo o território nacional. A RTP1 emite ainda hoje o programa de informação mais antigo de Portugal: o Telejornal. Foi para o ar pela 1ª vez a 19 de Outubro de 1959.
A RTP 1 foi o único canal de televisão que existiu em Portugal até 25 de dezembro de 1968, altura em que abriu a RTP2, sendo o serviço de televisão português mais antigo de Portugal.
Após 1974, a compra de televisores em Portugal expandiu-se rapidamente e a audiência da RTP aumentou exponencialmente. Em 1976 com as eleições legislativas iniciaram-se as primeiras emissões a cores, que voltaram em 1979 e se tornaram regulares a partir de 7 de Março de 1980.
A RTP1 mudou de nome em 1990 para chamar-se “Canal 1”, mas em 1996 regressou ao seu antigo nome “RTP1” para reforçar a identidade do serviço público frente às suas concorrentes privadas.A RTP1 foi o canal preferido dos português até 1995, altura em que a SIC alcançou o primeiro lugar das audiências.

O Ano de 2014 |
JANEIRO

Foi anunciado que Catarina Furtado iria voltar com a 2ª edição de “A Voz de Portugal”, que agora se passaria a chamar “The Voice of Portugal”. Nesta segunda edição Vasco Palmeirim, Mariana Monteiro, Laura Figueiredo e Pedro Fernandes. Também o painel de jurado mudou. Da primeira edição manteve-se Rui Reininho e, a ele juntaram-se Marisa Liz, Anselmo Ralph e Mikael Carreira.

Também no início de Janeiro sai nos jornais: “Figurantes sem receber há um ano”. Era assim o título da notícia do Correio da Manhã, que escrevia: “Fiz figuração para o programa ‘5 para a Meia Noite’, RTP 1, em maio de 2012, e ainda não recebi nada”, conta ao CM um dos colaboradores da agência de figuração Tripé Visual, que pediu anonimato. Outros colaboradores, que também não querem ser identificados, dizem “haver constantes atrasos nos pagamentos” pelo serviço prestado. Outros, que há um ano viveram situação semelhante, conforme noticiou o CM, já abandonaram a agência. E se uns referem ter saído com os pagamentos regularizados, outros afirmam que não receberam a totalidade do valor em dívida.

FEVEREIRO

Foi a primeira pessoa a arriscar e não foi fácil porque, de repente , em vez dos 30.000 € , em vez dos 100.000€ ficava apenas com 4.000. Mas arriscou e acertou em todas as perguntas. Foi uma festa!“, disse Manuel Moura Guedes, no seu Facebook, para anunciar o primeiro vencedor do “Quem Quer Ser Milionário”. O programa foi emitido em Fevereiro e Manuela Moura Guedes entregava assim o seu primeiro grande prémio.

Morais Sarmento, do PSD, e José Sócrates, do PS, tinham, em dias diferentes, um espaço de opinião na estação pública. Em Fevereiro fazia-se um rescaldo dos resultados que mostrava que o ex-ministro do PSD tinha mais espectadores a assistir ao seu comentário do que o ex-primeiro ministro.

MARÇO

É o mês em que a RTP comemora o seu aniversário e também o mês do Festival da Canção. Este ano o Convento do Beato foi o local escolhido para o evento, que teria uma semi-final com 10 músicas, das quais 5 passariam para uma finalíssima. Sílvia Alberto e José Carlos Malato, foram os anfitriões da noite, e acabaram por, entre vários apupos, anunciar a música “Quero Ser Tua”, de Suzy, como representante portuguesa em Copenhaga.

Também neste mês começavam as especulações em torno da saída de João Baião da estação pública para Carnaxide. Contudo Hugo Andrade afirmava: “O João está muito bem onde está agora, na RTP.

E chegou, em Março, a 2ª edição do “The Voice Portugal”. Na imprensa falava-se da boa prestação do programa que, desta vez, foi para o ar ao Domingo, combatendo com os canais privados. Para Hugo Andrade, ficar à frente da SIC, foi um grande passo. “A estreia de “The Voice Portugal”, na RTP1, pode ser considerado um sucesso para a estação, visto ter conseguido cativar 1,142 milhões de portugueses, equivalente a uma audiência média de 11,8%, acabando no 3º lugar dos programas mais vistos de domingo.“, afirmava o Destak.

ABRIL

Abril ficou marcado pela despedida de João Baião. Tânia Ribas de Oliveira escreveu no seu facebook:”Foi há sete anos. Um ciclo maravilhoso que chega amanhã ao fim. Amanhã é a ultima Praça da Alegria com a dupla Tânia e João. A partir de segunda-feira, cá estarei. Não sozinha: com todos vocês.” Na despedida houve muita emoção e lágrimas, e começava-se a falar do fim dos históricos programas “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração”.

O 25 de Abril é um marco histórico e, por esse motivo, a estação pública exibia “Mulheres de Abril”. “Mulheres de Abril” conta-nos a história de Ana que faz 60 anos no dia 25 de abril de 2014. Para comemorar o seu aniversário, Ana convida diversas mulheres que fazem parte do seu dia-a-dia e que de uma forma ou de outra marcaram a sua vivência. O ponto de partida para a conversa centra-se nas recordações que ela própria tem ao ter vivido de forma intensa o seu 20º aniversário no dia 25 de Abril de 1974.

“O Preço Certo” é também um marco na TV portuguesa e, neste mês, chegou as 2500 emissões. Para a comemoração foi feita uma emissão especial, desde Fafe.

MAIO

“Água de Mar” ainda nem nome tinha, mas começava os seus preparativos. A noticia que mais efeito fez foi: “Novela da RTP com caras da SIC e da TVI”. Mariana Monteiro, Jorge Corrula, Rui Santos, Mafalda Vilhena, entre outros estavam certos na nova produção da RTP1.

Em “Filhos do Rock” Catarina Furtado faz uma participação especial, onde surpreende ao interpretar o papel de uma médica lésbica e ativista dos direitos das mulheres num Portugal dos anos 80. A notícia acabava por ser o beijo lésbico dado pela apresentadora.

Faltava pouco para arrancar o mês do Mundial e a RTP, estação oficial, convoca para comentador “Estebes”, a famosa personagem de Herman José,e Jorge Gabriel para o concurso “Quem Quer Ser Convidado”, onde o vencedor seria levado ao Brasil.

JUNHO

Comemora-se o 10 de Junho, começa o Campeonato do Mundo de Futebol no Brasil, com a selecção portuguesa presente, e os jogos a cargo da RTP1. Também as Marchas marcarão presença na RTP1, com apresentação de José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira.

Esta festa contrastava com o fim de dois programas históricos da TV portuguesa. “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração” chegavam ao fim, não iriam voltar em Setembro, como habitualmente. “Verão Total” iria agora ocupar esta faixa e, na reentre televisiva nova duplas e novos programas entrariam na grelha da estação pública.

JULHO

“Água de Mar” era apresentada como uma série fresca, para o Verão. Hugo Andrade anuncia que “Bem Vindo à Beirais” passaria para o segundo horário, dando o seu lugar a este novo produto. “Se não arriscarmos não vamos a lado nenhum”, dizia Hugo Andrade.

“The Voice Portugal” estava já nas galas finais. Numa das galas eis que Rui Reininho, irritado por Catarina Furtado lhe ter tirado a palavra, levanta-se e sai. “Vou sair. Não estou aqui a fazer nada“, ouve-se Rui Reininho dizer, em surdina, enquanto a câmara focava-se em Marisa Liz. Catarina tinha acabado de dizer: “A Marisa está desejosa de falar e dou prioridade às grávidas“.

Foi em Julho que começou também a gravar-se a 2ª série da novela “Os Nossos Dias”. Esta nova série só terá início em Abril de 2015 e contará com Sara Barradas e Luís Lourenço nos principais papeis.

AGOSTO

O mês dos emigrantes é também o mês da Volta a Portugal em Bicicleta. Durante 2 semanas o “Verão Total” vai descansar e dá lugar ao “Há Volta”. Hugo Andrade volta a surpreender: Ricardo Castro, actor de “Bem-Vindos à Beirais” era lançado na vida de apresentador.

Na apresentação de “Verão Total” estava também Pepê Rapazote. O protagonista de “Bem-Vindos à Beirais” afirmou em directo: “Para utilizar este dinheiro terá de utilizar um cartão multibanco. Mas pode comprar o que quiser! Se quiser comprar, por exemplo, droga! Desde que o seu dealer [traficante] tenha um terminal multibanco, pode comprar droga, já viu? Não é uma coisa maravilhosa? Estes mil euros vão dar-lhe muito jeito ao fim do dia. Mas não gaste tudo nestas coisas, nem em vinho. Tudo com moderação, tudo com moderação!” Esta situação acabou por criar uma série de queixas contra a RTP1.

SETEMBRO

Hugo Andrade viu que a sua aposta em “Água de Mar” no primeiro horário havia falhado, por isso  “Bem-Vindos à Beirais” voltou ao primeiro horário, por troca com a novela protagonizada por Mariana Monteiro.

Depois do sucesso do “The Voice Portugal”, a RTP1 avançava com o “The Voice Kids”. Agora com Mariana Monteiro na apresentação e com Anselmo Ralph, Daniela Mercury e Raquel Tavares como mentores.

A RTP1 aproveitava para organizar os seus novos programas da manhã e da tarde. Herman José há muito sabia que iria assumir as tardes, e depois de muitos rumores Vanessa Oliveira deixava a SIC para acompanhar o Herman. Na parte da manhã Tânia Ribas de Oliveira iria ter uma nova companhia: José Pedro Vasconcelos.

OUTUBRO

A RTP era acusada de plágio pela estação de Carnaxide. “Foi no liceu que ouvi pela primeira vez falar de ética e de estética. É bonito ter valores, como é feio não os ter”, começa por escrever o jornalista. “Estou a ver a RTP, e vejo e ouço ‘A RTP apresenta…’, seguido de texto que esconde mais do que mostra, e o final: ‘Brevemente, no Telejornal’. Tive de ver novamente, para acreditar que era exatamente assim (…)”, afirma o jornalista, para depois continuar: “Primeiro, lembrei-me que deve ser ótimo trabalhar neste setor da RTP: não conheço os métodos, mas fica a sensação que não será preciso puxar muito pela cabeça, se se pode simplesmente fazer o que outros canais fazem (…), fiquei triste”, acrescentou, referindo-se à promoção à série de reportagens ‘Sete Pecados Mortais’, que a RTP estreou segunda-feira.” escrevia o Correio da Manhã.

NOVEMBRO

A veterana apresentadora Isabel Angelino criticou a RTP por não apostar na velha guarda de apresentadores. Na sua página oficial do Facebook, a apresentadora considera “impressionante a RTP tem sempre dinheiro para contratar novos apresentadores e lançar novos programas e até há umas quantas caras que nunca precisam de descanso, nem que apareçam de manhã, à tarde e à noite”.

A RTP1 anunciou em Novembro que iria transmitir a segunda novela angolana. “Jikulumessu”, é o nome da novela que sucedeu a “Windeck”.

DEZEMBRO

“Toca a Todos” é o nome da iniciativa que teve o objetivo – que é uma réplica de um projeto criado na Holanda há 10 anos – de acumular o máximo de contribuições possíveis para a Cáritas.

Mas Dezembro foi também o mês que o conselho de Administração passou os piores momentos depois de adquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões. Esta compra acabou com a demissão de todo o conselho.