A Impresa informou ontem que vai alterar a sua estrutura de gestão editorial e que escolheu o diretor do semanário Expresso, Ricardo Costa, para o novo cargo de diretor-geral de informação da empresa.
A Impresa justificou esta alteração com o objetivo de responder «mais agilmente aos desafios que se colocam ao setor dos media, sobretudo as profundas alterações tecnológicas e tendências de consumo», lê-se num comunicado divulgado hoje pelo grupo.
Nesse sentido, «Ricardo Costa será responsável pela coordenação editorial entre as várias direções de informação dos meios do Grupo, nomeadamente as da área de televisão (SIC e SIC Notícias), Expresso e seu respetivo núcleo (Exame, Exame Informática, Blitz e Courrier Internacional) e Visão e seu respetivo núcleo (Visão História, Visão Júnior e Jornal de Letras, Artes e Ideias)».
Segundo a Impresa, esta nomeação terá efeito a partir de 6 de março, quando Francisco Pedro Balsemão também assume o cargo de presidente executivo do grupo, e Ricardo Costa definirá e organizará, até esta data, as equipas e redações pelas quais será responsável.
Ricardo Costa, 47 anos, trabalha no grupo Impresa desde 1989, tendo começado na secção de política do Expresso, foi repórter da SIC a partir de 1992, editor de Política entre 1996 e 2001, diretor-adjunto de informação desde 2001 e diretor da SIC Notícias a partir de 2003. Em janeiro de 2008, passou a ocupar o cargo de diretor-geral adjunto da SIC e, em novembro desse ano, o cargo de diretor-adjunto do Expresso. Em 2010, assumiu o cargo de diretor do Expresso.
O grupo Impresa tem sido notícia recentemente pela saída de vários dos seus diretores. Na terça-feira foi conhecida a saída de Luís Marques, responsável editorial (COO Editorial).
Em janeiro, Pedro Norton apresentou renúncia ao cargo de presidente executivo da Impresa, com efeitos a partir de 06 de março, sendo substituído no cargo Francisco Pedro Pinto Balsemão a partir dessa data.
Em outubro, António José Teixeira deixou o cargo de diretor da SIC Notícias.
Com Lusa