RTP aposta em novo sistema audiodescrição

audiodescrição
RTP aposta em novo sistema audiodescrição

Disponível nas três principais plataformas de distribuição por cabo em Portugal [NOS, MEO e Vodafone], a RTP implementou um novo sistema de dual audio [áudio alternativo] nas emissões da RTP1 e RTP2.

A reexibição da sérieDentro” é um dos programas que usa este novo sistema. A produção é emitida todas as sexta-feiras à noite, na RTP1.

Também o filme “Fuga das Galinhas” vai bebeficiar desta tecnologia. A película é emitida no próximo domingo, às 18h40, na RTP2 e vai adotar este método de audiodescrição.

Qualquer telespectador com deficiência visual pode aceder ao serviço de audiodescrição através da sua operadora de cabo. Para tal, basta ativar o serviço de áudio alternativo na set-top box. Esta ação deve ser feita na opção de canal, selecionando a opção idioma português, sem nenhum custo adicional

Acessível a milhões de portugueses, este novo sistema de dual audio resultou de um processo entre a RTP e as operadoras de cabo envolvidas que se mostraram disponíveis desde o primeiro momento.

Com este novo método, a RTP cumpre de uma forma mais moderna e eficaz as suas obrigações para com as pessoas com deficiência visual, conforme se encontra definido na sua missão de operador de serviço público.