RTP apresenta 140 finalistas de “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”

7 maravilhas de Portugal
“7 Maravilhas da Cultura Popular”

Estão encontrados os 140 finalistas de “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”. Deste vasto lote, apenas sete serão os vencedores.

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e das 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional.

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 finalistas repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semifinalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no prime-time da RTP.

«Para além da apresentação das próximas fases do concurso e da magnífica lista de 140 finalistas regionais, temos vindo a trabalhar numa ideia que permite aos portugueses conhecerem mais a fundo o nosso país, que como se sabe, faz-se de inesgotáveis maravilhas. Este é o momento indicado para lançarmos o País das Maravilhas, esperando que todos os vencedores e participantes nas 7 Maravilhas desde 2007 possam beneficiar de uma promoção acrescida das suas maravilhas e dos seus territórios, levando mais gente a todos os cantos de Portugal», palavras de Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional, «a RTP1 volta a associar-se às 7 Maravilhas para uma nova viagem televisiva pelo país, pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região. No ano passado, com a competição centrada nos Doces de Portugal, conseguimos uma mobilização nacional popular excecional; este ano, a ambição é repetir o envolvimento dos portugueses em volta de elementos centrais da nossa identidade coletiva. É uma operação anual da RTP1 que envolve meios humanos e técnicos consideráveis, justificada pela oportunidade e pela enorme importância de revelar eventos e tradições, descobrir narrativas ou divulgar atividades singulares que fazem a diferença, de norte a sul, do mar à fronteira, da Madeira aos Açores».

Para Catarina Furtado, «desde a primeira vez que a RTP me convidou para fazer parte da iniciativa 7 Maravilhas® que percebi que era muito mais do que um programa de televisão. Trata-se de uma promoção do melhor de Portugal em várias áreas, um aplauso para o país e os portugueses e um sucesso comprovado».

Já José Carlos Malato considera que, «as 7 Maravilhas são a forma mais autêntica de conhecer Portugal. As gentes, as histórias, a natureza, a gastronomia, os tesouros escondidos que devem ser conhecidos e vividos por todos. O maior evento televisivo promovido pela estação pública sobre a nossa cultura e o nosso país. E eu tenho o maior orgulho de fazer parte dele».

O Conselho Científico, um órgão constituído para apoiar a organização do concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objetivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo, conta com os seguintes membros:

•        Associação Portugal Genial

•        CEARTE- Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património

•        CNC – Centro Nacional de Cultura

•        Fundação INATEL

•        Joana Vasconcelos

•        Secretaria de Estado – Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

•        Turismo de Portugal

O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Sobre as 7 Maravilhas

Desde 2007 que divulgamos e comunicamos os valores positivos de uma Identidade Nacional forte.

Através desta experiência sabemos que as pessoas gostam de participar ativamente nas votações. Querem fazer as suas escolhas através do voto – são causas nacionais reconhecidas, temas que as pessoas amam.

A eleição das 7 Maravilhas® permite a criação de roteiros turísticos que exploram o melhor que um país tem para oferecer, tanto para os turistas nacionais como para os internacionais. A primeira eleição decorreu em 2007 e catapultou o Património Histórico nacional para a ribalta global.

Em 2009 foi eleito o Património de Origem Portuguesa no Mundo, que partiu de uma base única no mundo – património classificado como Património da Humanidade em 3 continentes distintos, América do Sul, África e Ásia. A partir de 2010 foram eleitas as Maravilhas Naturais, a Gastronomia, as Praias, as Aldeias, as Mesas e os Doces, projetos que constituíram um grandioso sucesso, que levou ao conhecimento do público, lugares e a interioridade de Portugal, numa busca pelas origens e pela autenticidade, onde participaram centenas de milhares de portugueses.

A distinção de ser uma das 7 Maravilhas é hoje um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular é a nona edição realizada desde 2007, com concursos que têm por tema os grandes valores da Identidade Nacional:

         7 Maravilhas de Portugal (Património Histórico), em 2007

         7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo (Património Histórico), em 2009

         7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010

         7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011

         7 Maravilhas – Praias de Portugal, em 2012

         7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, em 2017

         7 Maravilhas à Mesa, em 2018

         7 Maravilhas Doces de Portugal, em 2019