RTP gasta 1,1 milhões para alugar carros

Foto: Correio da Manhã (Manuel Moreira)

Nos últimos dois anos, a RTP gastou, pelo menos, 1,1 milhões de euros no aluguer de viaturas. De acordo com os dados já disponibilizados na base de contratos das empresas públicas, o grupo de rádio e televisão liderado por Gonçalo Reis assinou, desde 2013, um total de três acordos com a empresa LeasePlan Portugal com vista ao «aluguer operacional de viaturas».

O de maior valor foi assinado em setembro de 2013, quando a RTP ainda era presidida por Alberto da Ponte, e implicou o pagamento de 551 mil euros, a que se somou a taxa de IVA, num total de 678 mil euros. O contrato, de 48 meses, prevê a disponibilização de 48 viaturas.

Mais recentemente, em dezembro do ano passado, a RTP assinou um outro acordo, que implicou um investimento de 263 mil euros, mais IVA, num total de cerca de 323 mil euros. Para o efeito, foram disponibilizadas 25 viaturas. Por último, em setembro de 2014, a RTP acordou o pagamento de 92 mil euros mais IVA por um outro contrato. No total, pagou 113 mil euros. De referir que, nos três casos, a entidade adjudicatária foi encontrada através de concurso público.

Ao Correio da Manhã, fonte da RTP explicou que muitas das viaturas são usadas pelos trabalhadores que têm direito a carro da empresa, como os que ocupam cargos de administração e de chefia dos diversos departamentos do grupo.