RTP pretende entrar na TDT com 4 canais de uma assentada

RTP

O ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro revelou hoje no Parlamento que o Governo está a analisar a possibilidade de criar quatro novos canais RTP, avança a edição online do Expresso.

De acordo com o semanário, se esta intenção se concretizar, os novos canais serão dedicados às áreas infantojuvenil, música, educação e sociedade civil.

«Tenho uma orientação clara: a oferta de canais em sinal aberto é insuficiente e a TDT (televisão digital terrestre) tem de aumentar a oferta aos portugueses. A forma como este processo de alargamento de oferta acontecerá deve ser parte de uma estratégia mais ampla no futuro da TDT. Incluindo o papel da Alta Definição, os novos meios audiovisuais e a realidade do mercado. Espero que no início do próximo ano tenhamos novidades», afirmou Poiares Maduro.

A «orientação estratégica» do Governo é no sentido de «aumentar a sua oferta aos portugueses», que inclua, nomeadamente «um novo canal de informação» com forte implementação regional e um canal com programação infantojuvenil, referiu.

Porém, a última palavra caberá à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e à nova autoridade que será criada na sequência do novo modelo de gestão da RTP e que, acrescenta o semanário Expresso, será uma entidade independente cujo papel será a verificação do cumprimento do novo contrato de concessão de serviço público e a nomeação dos futuros conselhos de administração da televisão.

Para acompanhar este processo de alargamento de canais em sinal aberto na TDT e o da reforma do modelo de governo da RTP, o Governo nomeou uma comissão de que farão parte Ponces Leão, Pedro Machado, Júlio Gomes e Ricardo Correia, anunciou o ministro.